Saúde na Câmara

por Admin — publicado 18/03/2020 21h01, última modificação 18/03/2020 21h01

Barreiras de fiscalização efetiva do isolamento social têm início na Capital com boa aceitação da população

por Damião Rodrigues publicado 04/06/2020 12h55, última modificação 04/06/2020 13h01

04.06.2020 às 12h58

Governo Estadual, iniciou nesta quinta-feira (4) a fiscalização efetiva dos decretos estadual e municipal, que preveem medidas mais rígidas de isolamento social – ação que antecede um plano de reabertura gradual das atividades na Capital. A diminuição da circulação de pessoas na cidade faz parte de uma das medidas mais seguras e já comprovadas em vários países que controlaram a disseminação do Coronavírus.

Durante os três primeiros dias da semana, entre segunda (1°) e quarta-feira (3), a fiscalização ocorreu em caráter educativo e constatou a diminuição de pelo menos 13% da frota de veículos na Capital. Nos próximos 14 dias os bloqueios serão diários em 10 pontos fixos da cidade e dois volantes, para orientar as pessoas que não comprovarem a necessidade de sair de casa e retornar para seu lar. O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Zennedy Bezerra, fez um balanço positivo da operação durante a manhã desta quinta-feira (4).

“Só no acesso Oeste cerca de 50 veículos retornaram porque as pessoas não comprovaram justificativa para circulação como atividade considerada essencial, previstas nos decretos. O nosso objetivo não é cercear o direito de ir e vir de ninguém, mas de preservar a proteção das pessoas em relação à doença. É uma maneira de diminuir a pressão sobre o sistema de saúde, para que todos que precisem tenham direito de ser tratados dignamente” disse o secretário, que também acompanhou o andamento da fiscalização em outros pontos de bloqueio. “Muito positivo, acredito que vamos melhorar o isolamento social para planejar o retorno das atividades gradativamente”, concluiu.

As barreiras funcionam das 7h às 10h e das 16h às 19h, com agentes fazendo uma triagem, liberando a passagem apenas de quem está autorizado pelo decreto, sendo avaliados também quesitos como a regularidade do veículo e o uso de máscaras. Além de João Pessoa, o decreto está em vigor nas cidades de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Conde, Caaporã, Alhandra e Pitimbu.

Estrutura – Cada ponto é composto por integrantes da Semob, Guarda Municipal, Sedurb, BPTran, Polícia Militar e Bombeiros, Detran, com a Semob coordenando as órgãos municipais, que dão apoio as fiscalizações. A Semob ainda fica responsável pela sinalização viária, organização do fluxo e auxílio nas abordagens, e priorizando a passagem de viaturas do Samu, Bombeiros e ambulâncias. Além do cumprimento ao decreto, as operações também verificam infrações de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Fonte: PMJP (Por Max Oliveira )

 

por Damião Rodrigues última modificação 08/06/2020 13h11

Imagem no tamanho completo: 369 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Damião Rodrigues última modificação 08/06/2020 13h15

Imagem no tamanho completo: 70 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prefeito abre 20 novos leitos no Prontovida e João Pessoa chega a 268 vagas hospitalares para tratamento da Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 08/06/2020 13h20, última modificação 08/06/2020 13h22

08.06.2020 às 13h11

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã deste sábado (6), a abertura de mais 20 leitos, 10 deles de UTI, no Hospital Prontovida. A unidade que foi inaugurada em maio deste ano exclusivamente para atender pacientes da Covid-19, já está com 68 leitos abertos. Com mais esta ampliação na rede de saúde e proteção à vida, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) chega a 268 leitos implantados, exclusivos para o combate ao novo coronavírus.

“Cada leito que nós abrimos representa uma vitória. É a certeza de que mais pacientes estão recebendo o cuidado que precisam para se recuperar da doença. Temos feito um grande esforço para abrir novos leitos de combate ao novo coronavírus, que envolvem a aquisição ou recebimento de equipamentos e insumos, medicamentos, ampliação da infraestrutura, além da contratação de novos profissionais de saúde”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. A partir deste sábado (06), o Prontovida está funcionando com 40 leitos de enfermaria, 26 de UTI e dois em uma sala de estabilização de pacientes graves.

O novo Hospital tem capacidade de chegar a 114 leitos, que estão sendo abertos gradualmente. A unidade hospitalar foi inteiramente equipada para atender as complexidades dos pacientes com o novo coronavírus. Em suas instalações, os pacientes podem fazer exames laboratoriais, de Raio-X e de ultrassonografia. O Prontovida também dispõe de farmácia, central de abastecimento, laboratório e radiologia. Dos 114 leitos da unidade, 80 são de enfermaria, 32 de UTI e dois de estabilização.

Rede integrada – O atendimento a pacientes de Covid-19 acontece não apenas no Prontovida. O Hospital Santa Isabel tornou-se um dos centros de combate à doença, assim como as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de Cruz das Armas, Valentina, Jardim Oceania e Bancários, passaram a ser 100% direcionadas para pacientes de novo coronavírus. Cada UPA de João Pessoa possui 3 leitos de UTI, para estabilização de pacientes graves, e 6 clínicos para casos moderados.

Completa a rede de prevenção ao vírus, o Hospital Infantil do Valentina, além do São Luiz e do Hospital Universitário Lauro Wanderley, estes dois últimos como unidades credenciadas. A realização de testes para identificação da doença é feita nas Policlínicas e 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) exclusivamente para pacientes com síndromes gripais. Mas, para organizar o fluxo, antes de buscar atendimento direto nas USFs, UPAs ou hospitais, as pessoas com sintomas de coronavírus devem acionar a Central de Orientações no telefone (3218-9214) ou utilizar o aplicativo Monitora Covid-19.

 

Fonte PMJP (Por Flávio Asevêdo)

Por que a obesidade é um fator de risco para pessoas com Coronavírus?

por Damião Rodrigues publicado 09/06/2020 12h45, última modificação 09/06/2020 12h47
Doenças crônicas associadas à obesidade agravam o quadro de pacientes com Covid-19

09.06.2020 às 12h48                                                                  Arte: Bené Lima                Fonte: Ministério da Saúde

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19. Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.

 Veja também - Coronavírus: como se manter saudável quando ficar em casa é a sua única opção?

Das 1.124 mortes registradas até aquela data, 944 tinham sido analisadas e catalogadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 75% são de pessoas com mais de 65 anos. Dentre os 43 casos de pessoas obesas morreram em decorrência do novo Coronavírus, 24 pacientes tinham menos de 60 anos.

Mas muito antes do surgimento da pandemia, a obesidade já vinha sendo uma preocupação no país. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, a prevalência da obesidade voltou a crescer no Brasil, principalmente entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. 

Quem é considerado obeso?

No caso da obesidade, o critério utilizado para avaliar e classificar o estado nutricional de uma pessoa é o Índice de Massa Corporal (IMC), de acordo com as recomendações da OMS. Esse índice é estimado entre a relação peso e altura. Sendo assim, a fórmula para o cálculo do IMC é: peso (em kg) dividido pela altura² (em metros).

Ainda dentro desses parâmetros, uma pessoa é classificada com excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 kg/m² e classificada com obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m². Vale lembrar também que a doença possui três estágios: a obesidade de grau 1 (IMC?30 kg/m² e IMC<35 kg/m²), a obesidade de grau 2 (IMC?35 kg/m² e IMC<40 kg/m²) e o estágio mais grave, que é a obesidade de grau 3 (IMC?40).

Leia ainda -  O que não te contaram sobre um dos estigmas da obesidade

 

Medidas de Cuidado e Prevenção

Mais uma vez, o cuidado com a alimentação adequada e saudável se faz necessária, principalmente no contexto das pessoas que convivem com as doenças crônicas. Evitar alimentos ultraprocessados ajuda tanto a prevenir a hipertensão, diabetes e obesidade, quanto a atenuar os casos já existentes.

Em tempo - Qual o papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de COVID?

Você sabia? Obesidade e desnutrição: nem tudo é o que parece

 

Apesar das limitações de espaço, também é tempo de improvisar e colocar a criatividade em ação para que seu corpo não fique parado. A atividade física regular é uma excelente aliada da sua saúde, principalmente para quem também sofre com essas doenças. Invista em atividades que podem ser feitas no dia a dia, como subir escadas e realizar tarefas domésticas. Evite também o comportamento sedentário, principalmente durante o período de home office.

Mas além dessa dupla imbatível, as pessoas que já convivem com as doenças crônicas precisam estar atentas a algumas medidas de proteção. É essencial que elas tenham suas vacinas em dia, principalmente contra gripe e pneumonia, pois evita o surgimento de infecções secundárias.

Assim como ocorre com os idosos, os pacientes crônicos devem evitar sair de casa. Se o serviço de saúde dispuser de canais de comunicação à distância, como telefone, mensagem, e-mail, as pessoas com fator de risco devem ser as primeiras a se beneficiar dessas ferramentas e evitar ir à unidade de saúde desnecessariamente.

Neste sentido, vale lembrar que a telemedicina foi aprovada para o período de emergência em saúde pública decorrente de COVID-19 pela Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, e é um importante recurso para a manutenção da atenção a doentes crônicos. O mesmo vale para a tele-enfermagem, autorizada por meio da Resolução COFEN nº 0634/2020.

por Haryson Alves última modificação 15/06/2020 11h30

Imagem no tamanho completo: 84 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Governo da Paraíba lança 'Plano Novo Normal' de retomada gradual e segura das atividades no Estado

por Haryson Alves publicado 15/06/2020 11h32, última modificação 15/06/2020 11h32
15/06/2020 às 10h47

O governador João Azevêdo assinou, nesta sexta-feira (12), o decreto 40.304, que dispõe sobre a adoção do plano ‘Novo Normal Paraíba’ e estabelece a matriz de orientação para a retomada gradual e segura das atividades em todo o Estado a partir desta segunda-feira (15). O documento também apresenta as diretrizes que deverão ser utilizadas nos ambientes de trabalho, visando ao cumprimento do distanciamento social e das medidas de higienização, ações necessárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O plano de retomada gradual das atividades foi viabilizado devido à consistente ampliação das capacidades de resposta do Sistema de Saúde paraibano, com a oferta de mais de mil leitos para os cuidados demandados pela Covid-19 em toda a Paraíba; ao aumento da testagem da população; e aos avanços das medidas para desaceleração paulatina da disseminação do vírus; além da manutenção da menor taxa de letalidade da região Nordeste. As diretrizes também foram discutidas com representantes da sociedade civil e do setor produtivo, com o objetivo de implementar e avaliar ações e medidas estratégicas de enfrentamento à pandemia decorrente do coronavírus.

O que deve voltar e o que continua fechado

De acordo com o novo decreto, voltam a funcionar a partir do dia 15, os terminais rodoviários pertencentes ao Estado e o transporte intermunicipal, que deverão obedecer às normas editadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). A construção civil, incluindo as obras públicas e privadas, também poderá voltar a funcionar, observando os protocolos específicos do setor e todas as normas de distanciamento social.

Já as aulas presenciais nas escolas, universidades e faculdades da rede pública e privada permanecerão suspensas, bem como o expediente presencial nas repartições públicas estaduais, com exceção dos serviços desenvolvidos pelas Secretarias de Saúde; Segurança e Defesa Social; Administração Penitenciária; Comunicação; Desenvolvimento Humano; Cagepa; Detran; Sudema; Agevisa e Fundac, que ficam sujeitos à jornada de trabalho estabelecida pela chefia imediata, não sendo permitido o trabalho presencial dos servidores que tenham histórico de doenças respiratórias ou doenças crônicas, ou cujos familiares, que habitam a mesma residência, tenham doenças crônicas, devidamente comprovadas através de atestados médicos; gestantes e lactantes; ou funcionários que manifestarem sintomas respiratórios, como febre, tosse, coriza ou dificuldade de respirar.

Os equipamentos públicos de cultura e esporte, pertencentes ao Estado, também continuarão fechados.

Plano ‘Novo Normal Paraíba’

A matriz de orientação para retomada das atividades em todo o estado indica os segmentos autorizados a retomar atividades com mudanças no formato de funcionamento, independe de bandeira/fase. O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Cada município recebe uma bandeira de cor, que varia de vermelho ao verde, de acordo com índices de propagação do vírus e risco para a população com relação à assistência hospitalar. Com esta informação, observa-se quais tipos de negócios podem ser abertos e como devem funcionar. "O Estado vai sinalizar, cabe aos municípios referendar ou não as orientações para abertura dos segmentos", explicou o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes Junior.

Será liberado para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, poderão funcionar - além dos já sinalizados com adequação - apenas atividades essenciais, como: agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; e administração pública (observada a adoção regimes home office).

Nas regiões com bandeira amarela, funcionam os já autorizados na bandeira vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio, shoppings centers, comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.

A SES irá disponibilizar no site do coronavírus (paraiba.pb.gov.br/coronavirus) os protocolos de operações com orientações padrões para utilização pelos municípios. Tais protocolos - já aprovados pela SES e MPT – deverão ser adotados para retorno das atividades, de acordo com bandeira de vinculação do segmento. "É importante que, com base nessas informações, gestores públicos e a população possam fazer escolhas responsáveis e conscientes, observando o risco de propagação do vírus", alertou Letácio.

Confira a classificação dos municípios da Paraíba por bandeira nesta quinzena

Fonte: Secom Governo da Paraíba

por Haryson Alves última modificação 15/06/2020 11h58

Imagem no tamanho completo: 111 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

JP inicia reabertura gradual das atividades nesta segunda-feira (15) com Plano Estratégico de Flexibilização de quatro etapas

por Haryson Alves publicado 15/06/2020 11h59, última modificação 15/06/2020 11h59
15/06/2020 às 12h00

Construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, além de empresas de assistência técnica, já podem funcionar com 100% da capacidade na Capital a partir desta segunda-feira (15), seguindo as regras de prevenção ao Coronavírus. É o que prevê Plano Estratégico de Flexibilização, elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que contempla um total de dez atividades nesta primeira fase.

Algumas dessas atividades, no entanto, ainda estão condicionadas a limite de capacidade, como as religiosas, que podem funcionar com 30%. Salões de beleza, barbearia e serviços de estética, que só podem atender por hora marcada e sem fila. Já estabelecimentos de varejo, shoppings centers e centros comerciais podem funcionar no sistema de delivery e drive thru. O início do Plano também encerra o isolamento social rígido, com retirada dos pontos de fiscalização.

A Prefeitura de João Pessoa justificou a decisão de flexibilizar as atividades a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela Covid-19. A recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece.

Com relação a outras atividades que não foram contempladas nesta primeira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização, como transporte público, esporte profissional, serviços públicos não essenciais, escritórios de profissionais liberiais, aulas presenciais, academias de ginástica, museus, cinemas, teatros, além de feiras livres, ambulantes, praias, parques e praças – estes dependem de novos protocolos para serem incluídos nas próximas etapas. O Plano está organizado em quatro fases.

Plano Estratégico de Flexibilização

Neste sábado (13), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou o Plano Estratégico de Flexibilização e garantiu que a primeira fase já tenha início nesta segunda-feira (15). A recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece. A Prefeitura de João Pessoa justificou a decisão de flexibilizar a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela doença.

“Não podemos baixar a guarda, nem relaxar na atenção. Não podemos abrir mão da ciência, da pesquisa, da experiência de outros países. É uma luta onde queremos que todos ganhem, porque só há um inimigo: o novo coronavírus. As batalhas acontecem todos os dias e a guerra não terminou. Vamos dar mais um passo. São muitas frentes, prevenção, cuidados, proteção social aos mais vulneráveis e a flexibilização que vamos iniciar agora”, disse o prefeito.

A flexibilização será adotada levando em conta regras de ouro, válidas para todos os segmentos, como as medidas de distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de grupos de risco e demarcação de espaços nas filas; medidas de higiene, como espaço adequado para disponibilização de álcool 70% e uso obrigatório de máscaras; e medidas de identificação ativa, o que significa a informação à Secretaria de Saúde sempre que houver sintomas, afastamento dos funcionários com suspeita por até 14 dias e dar preferência pelo trabalho remoto sempre que for possível. Além disso, cada setor deverá seguir protocolos setoriais formulados com representantes das áreas específicas.

O prefeito criou uma Comissão de Estudos para a Flexibilização e coordenou os trabalhos de construção do Plano Estratégico tendo como parâmetros a garantia da manutenção da perspectiva de queda nos novos casos da doença e de diminuição contínua da ocupação de leitos hospitalares. Participaram das reuniões diversas secretarias municipais e representantes do setor produtivo da Capital, com base em critérios sanitários, sociais e econômicos. “Nosso plano é flexível, apresentando datas para as duas primeiras etapas e, posteriormente, tudo vai depender do que alcançarmos neste período. Vamos ampliar a flexibilização de forma segura e, se não respeitarmos as regras e protocolos definidos, podemos retroceder em alguma etapa, levando em consideração nossa prioridade número um, que é a vida”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Etapas da Flexibilização

O primeiro momento de flexibilização, a ser iniciado nesta segunda (15), prevê o fim do isolamento social rígido, com retirada dos pontos de fiscalização, e permite o funcionamento integral dos serviços essenciais. O comércio atacadista, fundamental no abastecimento de outros setores, segue aberto. Construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, além de empresas de assistência técnica, poderão funcionar, seguindo as regras de prevenção. No sistema de delivery e drive thru poderão atuar as lojas de material de construção, serviços de alimentação, óticas e estabelecimentos de varejo. Salões de beleza podem receber um cliente por vez, sempre a partir de agendamento, sem filas. Igrejas podem ser reabertas com apenas 30% dos fiéis.

Como medidas preventivas e forma de preservar o isolamento social, o transporte público seguirá temporariamente suspenso, assim como escritórios de profissionais liberais, serviços públicos não essenciais e a circulação em praias, parques e praças. Feiras livres, comércio ambulante, academias de ginástica, museus, teatros e cinemas, além de atividades presenciais de educação, também seguem fechados. As etapas 2, 3 e 4 serão implementadas com base nos indicadores de saúde, até que a Capital complete o retorno integral à nova normalidade. As medidas serão anunciadas com base em critérios técnicos, sempre a partir da avaliação permanente dos riscos que cada retorno gradual poderá representar.

Fonte: Secom PMJP
Texto: Max Oliveira e Flávio Asevêdo

por Damião Rodrigues última modificação 16/06/2020 12h27

Imagem no tamanho completo: 90 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Novos 14 leitos de UTI em João Pessoa já estão instalados na rede que já tem 282 leitos de combate à pandemia do novo Coronavírus

por Damião Rodrigues publicado 16/06/2020 12h30, última modificação 16/06/2020 12h30

16.06.2020 às 12h32

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou ontem a abertura de 14 novos leitos de UTI para o atendimento de Covid-19 e, nesta segunda, as novas vagas já estão à disposição de pacientes no Hospital Santa Isabel e no Hospital Universitário Lauro Wanderley. Com este acréscimo de vagas, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já totaliza 282 leitos implantados na Capital exclusivamente para o tratamento do novo Coronavírus. Dando início à uma nova fase no combate à pandemia com a abertura gradual das atividades a partir de hoje, a PMJP segue investindo na ampliação da rede de saúde.

“Conseguimos chegar nesta etapa do início do Plano Estratégico de Flexibilização sem termos enfrentado nenhum período de colapso da nossa rede de saúde, ou filas de pacientes precisando de UTI. Mas precisamos continuar dando prioridade máxima à questão da proteção à vida das pessoas, com a abertura de novos leitos, na medida em que, gradualmente, caminhamos para um novo normal. Algumas atividades retomaram hoje, mas é preciso seguir cumprindo o isolamento social e as medidas de higiene”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Dos 14 novos leitos, quatro estão no HULW e 10 no Santa Isabel. Além deles, Luciano Cartaxo inaugurou, em maio, o Prontovida, uma unidade hospitalar exclusiva para atendimento de pacientes Covid-19 e montou uma rede de atendimento que inclui as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cruz das Armas, Bancários, Valentina e Oceania. O Hospital Santa Isabel, Hospital Infantil do Valentina e, na rede credenciada, o Hospital São Luiz e o Universitário Lauro Wanderley, completam a rede para proteger a vida dos pessoenses.

Fonte: PMJP (Por Flávio Asevêdo)

Estudo da UFPB avalia impactos do isolamento na saúde mental da comunidade LGBTTQI+

por Haryson Alves publicado 22/06/2020 12h35, última modificação 22/06/2020 12h35
22/06/2020 às 12h30

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde Mental, Sexualidade e Gênero da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) investiga os impactos que o distanciamento social pode causar na saúde mental da comunidade LGBTTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Pessoas Intersex e demais identidades).

Segundo o estudo, coordenado pela professora Sandra Aparecida, com o apoio dos pesquisadores José Abraão, Ivoneide Lucena, Ana Pedrina e Rayane Neves, a qualidade de vida emocional dessa população pode ser agravada em um contexto de aumento das violências físicas, psíquicas e sexuais na quarentena, devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Rayane Neves, o trabalho pretende levantar, através de um formulário on-line, quais as principais situações de violência a comunidade LGBTTQI+ está passando. Serão analisados fatores como a prevalência dessa violência, o sujeito que a prática e principalmente se essas situações se agravam durante o período de distanciamento social.  

 “Podem participar pessoas da comunidade LGBTTQI+  que tenham idade entre 15 e 64 anos. Já colaborou gente do Amazonas, Pará, São Paulo e há grande percentual de participação de paraibanos, onde iniciamos o projeto”, conta a pesquisadora.

“Estamos divulgando nosso formulário para alguns grupos LGBTTQI+, como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ANTRA). Esperamos que a pesquisa se propague mais e mais, com o objetivo principal de formular conhecimento nesse período atípico que vivenciamos”, diz Rayane.

A partir das respostas, os pesquisadores vão analisar, quantitativamente, variáveis como identidade de gênero e sexualidade, relacionando-as aos sintomas de transtornos mentais comuns. Além disso, pretendem estudar as violências físicas, psíquicas e sexuais e aspectos sociodemográficos e econômicos.

Conforme Rayane Neves, a pesquisa se encontra em sua fase inicial de coleta de dados, de produção, de material bibliográfico e de formulação sobre a temática. “Esperamos que seja finalizada em um ano e que os resultados dela sejam positivos para o estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa". 

O trabalho é um dos pioneiros sobre saúde mental da comunidade LGBTTQI+ durante a pandemia. Rayane relata que só tem conhecimento de apenas mais um grupo que se organizou para investigar essa problemática. Contudo, frisa que cada pesquisa se estrutura e tem dados diferenciados a partir da sua amostra.

“É bom que outros grupos também estejam cientificamente preocupados com a qualidade de vida desta comunidade específica, de forma que possamos comparar estatísticas e debater sobre as realidades registradas. Produzir cientificamente dados para esta pesquisa é crucial, uma vez que passamos por um período de subnotificação no nosso país, com uma crescente ideológica neofacista em nossa política”. 

Texto: Carlos Germano (Ascom UFPB)
Imagem: The Atlantic

por Damião Rodrigues última modificação 25/06/2020 12h48

Imagem no tamanho completo: 101 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

João Pessoa tem segundo melhor índice de isolamento do País entre capitais nesta quarta-feira (24)

por Damião Rodrigues publicado 25/06/2020 12h55, última modificação 25/06/2020 12h55

25.06.2020 às 12h58

A cidade de João Pessoa apresentou o segundo melhor índice de isolamento entre as capitais do País nesta quarta-feira (24). Com 46,2%, a cidade paraibana ficou atrás apenas de Recife, que alcançou os 50%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde para um controle seguro da pandemia da Covid-19 é de um isolamento de 70%.

Os números têm sido aferidos pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) como forma de embasar ações de prevenção à doença na Capital. Nesta quarta, a Paraíba apresentou índice de 43,1% enquanto o Brasil só chegou a 39%.

Entre os bairros, o Castelo Branco chegou a 60,5%, seguido pela Penha (59,5%) e o Bessa (59,1%). Os piores números estão na região entre o Costa e Silva e os Funcionários (35,8%), Bairro das Indústrias (38,1%) e Mangabeira (39,2%).

Fonte: PMJP (Por Arthur Araújo)

Foto: Kleide Teixeira

Saúde passa a testar casos leves de Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 25/06/2020 13h10, última modificação 26/06/2020 13h48

25.06.2020 às 13h10

O objetivo é ampliar a testagem para todos os pacientes com casos leves da doença em todos os serviços de saúde do SUS

Com a ampliação da doença para o interior do país, o Ministério da Saúde passa a investir ainda mais na Atenção Primária para a coleta e diagnóstico dos casos leves da doença. Com isso, as unidades sentinelas, que apoiam a vigilância no país, passarão a realizar o teste RT-PCR (molecular) em 100% dos casos de Síndrome Gripal (SG). Anteriormente, eram coletadas cinco amostras respiratórias por semana nessas unidades de monitoramento, além da rotina de coleta dos hospitais e outras unidades de saúde.

Além disso, os serviços de saúde que se credenciarem para a modalidade de Centros de Atendimento à Covid-19 também poderão coletar amostras de todos os casos leves. Desta forma, cerca de um quarto (22%) da população brasileira será testada para a doença. Os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) continuam processando as amostras em todas os estados, contudo, com a ampliação do grupo a ser testado, a demanda aumentará e, dessa forma, o excedente será encaminhado para as Centrais de Testagem.

Atualmente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, casos graves internados e mortes, tinham prioridade na testagem na rede pública de saúde pelo método RT-PCR (molecular). Além disso, profissionais dos serviços de saúde e segurança pública assintomáticos também poderão ser testados pelo método; antes, a recomendação era realizar testes rápidos (sorológicos) somente em pessoas sintomáticas. A estratégia foi apresentada, nesta quarta-feira (24), em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

“Nas últimas semanas percebemos que a doença caminhava para o interior, com uma população que precisava ser assistida. Portanto, abre-se uma janela de oportunidade muito grande para fazermos a testagem da população brasileira, que mora e que vive nesses municípios do interior do Brasil”, declarou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Demais serviços de saúde do SUS também serão contemplados com a possibilidade de coletar amostras de pacientes com síndrome gripal, contudo, a proporção será definida de acordo com a capacidade de coleta de cada município. Nesse caso, o Ministério da Saúde recomenda que sejam priorizados os seguintes grupos:

» GRUPO 1: trabalhadores de serviços de saúde e segurança;

» GRUPO 2: Condições de risco - Idosos, cardiopatas, renais crônicos, imunodeprimidos, doenças respiratórias, diabéticos e gestantes de alto risco;

» GRUPO 3: Grupos de interesse para a saúde pública - Crianças menores de 2 anos, indígenas, gestantes e puérperas;

»  GRUPO 4: Instituições de longa permanência para idosos;

» GRUPO 5: População privada de liberdade.

Outra novidade anunciada na ocasião diz respeito à possibilidade da Vigilância Epidemiológica local confirmar o caso de Covid-19 por outros meios, além do critério laboratorial e clínico epidemiológico, que é feito quando o paciente tem histórico de contato com casos confirmados da doença. Somam-se a eles: 

  • Critério Clínico/imagem – exame de tomografia do pulmão;
  • Critério clínico – análise dos sintomas da doença quando não houver possibilidade de confirmação por outros critérios.

A novidade vai ao encontro dos protocolos já utilizados para diagnóstico de outras doenças, uma vez que já são conhecidos os sintomas e características da infecção pelo coronavírus.

NOVOS TESTES SOROLÓGICOS

Entre as novidades apresentadas durante coletiva de imprensa, está ainda a inclusão de teste sorológico realizado em ambiente laboratorial (ELISA ou ECLIA) para a ação Testa Brasil – que faz parte da estratégia Diagnosticar para Cuidar, que ainda prevê a ação Confirma Covid, com aplicação de testes moleculares em 24,5 milhões de pessoas. Pelo Testa Brasil, o Ministério da Saúde pretende realizar 22 milhões de testes sorológicos, que identificam resposta do organismo à infecção pela Covid-19, ou seja, o anticorpo. Essa ação ajuda a entender a progressão do vírus no país.

“O teste sorológico do tipo ELISA ou ECLIA traz como vantagem maior segurança e precisão, por ser realizado em ambiente laboratorial. Isso garante maior rastreabilidade das amostras e inserção do resultado no sistema de Gerenciamento Laboratorial”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Para isso, serão adquiridos 12 milhões de testes sorológicos ELISA ou ECLIA que serão distribuídos aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) de todos os estados. A essa estratégia soma-se os 10 milhões de testes rápidos (imunocromatografia) já distribuídos aos estados pelo Ministério da Saúde.

PARCERIAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Os centros para testagem em massa da Covid-19 já começaram a operar no país. Desde o dia 29 de maio, o laboratório DASA tem realizado exames para o SUS. Até esta terça-feira (23), foram realizados, por meio da parceria, 16,9 mil testes moleculares, sendo que 15,8 mil resultados já foram finalizados. Atualmente, a DASA realiza 3,5 mil exames por dia, mas a capacidade máxima planejada é de até 30 mil exames dia até o final do prazo de execução da parceria.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possui dois centros de testagem com capacidade de realizar 7,5 mil exames por dia. A unidade do Paraná realiza, neste momento, 5 mil testes por dia e a unidade do Rio de Janeiro está atuando com 2,5 mil testes diariamente. Em breve, a unidade da Fiocruz no Ceará também estará apta para colaborar.

Saiba mais sobre coronavírus acessando nossa página especializada

Por Vanessa Aquino da Agência Saúde

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 26/06/2020 13h35

Imagem no tamanho completo: 13 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prefeito anuncia início da segunda fase do Plano de Flexibilização e João Pessoa terá reabertura de lojas de material construção, escritórios de profissionais liberais e treino de atletas profissionais

por Damião Rodrigues publicado 26/06/2020 13h45, última modificação 26/06/2020 13h46

26.06.2020 às 13h42

Na próxima segunda-feira (29), João Pessoa entra em uma nova fase do Plano Estratégico de Flexibilização. Seguindo protocolos que buscam assegurar mais proteção contra à Covid-19, voltam a funcionar escritórios de profissionais liberais, como advogados, contadores e arquitetos, além dos treinos para atletas profissionais. Lojas de materiais de construção, que só funcionavam por delivery e drive thru, também poderão reabrir de acordo com regras de proteção sanitária. O transporte público volta a circular na Capital na segunda-feira, dia 6 de julho, quando será concluída a etapa preparatória, a exemplo da imunização contra a gripe e testagem do novo coronavírus para todos os profissionais de transporte. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Cartaxo, nesta sexta-feira (26), que apresentou avaliações técnicas e científicas que permitiram que a Capital avançasse para a segunda etapa do Plano.

De acordo com os estudos da Secretaria Municipal de Saúde, que segue protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), João Pessoa segue com queda na taxa de ocupação de leitos de UTI, em relação aos últimos 15 dias, o que aponta para uma redução no número de pacientes graves. A pressão hospitalar nas UPAs Covid-19 também vem apresentado queda, acompanhada pela diminuição na média diária de óbitos da doença. “Os números apontam que podemos avançar para o passo seguinte, mas precisamos seguir vigilantes. Não podemos baixar a guarda. O isolamento social segue decisivo para seguirmos salvando vidas. Por isso, toda esta retomada vem sendo norteada por medidas de segurança que nos permitam avançar para os passos seguintes”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.

Com a nova etapa de flexibilização, as lojas de material de construção poderão funcionar com a permanência simultânea de um cliente a cada 10m² de área do estabelecimento, a fim de evitar aglomeração de pessoas, priorizando os serviços de delivery ou drive-thru, caso realizem. Os profissionais liberais podem regressar suas atividades respeitando o distanciamento de 1,5m e priorizando reuniões remotas ou previamente agendadas, mas sem aglomeração. Atletas profissionais dos times de João Pessoa serão testados para a Covid-19 pelas equipes de saúde da Prefeitura da Capital e podem retomar a etapa de treinos, observando as medidas de prevenção. Já as atividades religiosas seguem liberadas com 30% da capacidade das igrejas, mantendo os critérios da primeira fase.

O transporte público será reaberto dentro de uma semana, depois da etapa preparatória que prevê a vacinação de motoristas e cobradores, junto com testes do novo coronavírus. Outra medida adotada será a higienização de veículos, terminais e paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas. As ações preventivas foram acordadas com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur). Ao longo desta semana, os coletivos seguem funcionando apenas para o deslocamento dos profissionais de saúde, como já vem ocorrendo.

Planejamento estratégico – A Prefeitura de João Pessoa informou que a reabertura gradual se dará em quatro fases. A data da terceira etapa do Plano de Flexibilização está prevista para o dia 13 de julho, sempre a partir da análise de critérios epidemiológicos de controle da doença. Na primeira fase foram liberados setores econômicos como a construção civil, concessionárias, revendas e locadoras de veículos, além de salões de beleza, desde que o atendimento seja feito com hora marcada. Bares, restaurantes, shoppings, centros comerciais e estabelecimentos de varejo podem funcionar por delivery e drive thru.

Fonte: PMJP (Por Flávio Asevêdo)

Arte: Bené Lima 

por Damião Rodrigues última modificação 29/06/2020 09h24

Imagem no tamanho completo: 2.65 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Damião Rodrigues última modificação 29/06/2020 09h33

Imagem no tamanho completo: 29 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Coronavírus: 733.848 pessoas estão curadas em todo o Brasil

por Damião Rodrigues publicado 29/06/2020 09h40, última modificação 29/06/2020 10h08

29.06.2020 às 10h05

                                        

Número representa mais da metade do total de casos acumulados (54,6%). Informações atualizadas até as 18h30 deste domingo (28)

O Ministério da Saúde registrou neste domingo (28) o total de 733.848 pessoas curadas do coronavírus em todo o Brasil. O número é superior à quantidade de casos ativos no país (552.673), que são pacientes em acompanhamento médico. Atualmente, o registro dos curados já representa mais da metade do total de casos acumulados (54,6%). As informações estão atualizadas até as 18h30 e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

O número de recuperados está crescendo devido aos esforços constantes e diários feitos pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem enviado recursos extras e fortalecido toda a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

Clique para acessar o panorama de casos e óbitos por UF

De janeiro a junho, o Ministério da Saúde enviou R$ 49,5 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 9,6 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos 11,3 milhões unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 115,2 milhões de EPIS, 10,6 milhões de testes de diagnóstico para COVID-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus. O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares. A pasta já entregou 4.857 equipamentos para todos os estados brasileiros de maio até hoje.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil tem 1.344.143 casos confirmados da doença, sendo 30.476 registrados nas últimas 24h.  

Em relação aos óbitos, atualmente, o Brasil tem no acumulado 57.622 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 552 mortes nos sistemas oficiais do Governo do Brasil, a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por COVID-19 apenas neste período. Do total, 322 óbitos foram confirmados nos últimos três dias e outros 3.824 seguem em investigação.

Saiba mais sobre coronavírus 

 

Fonte: Agência Saúde

Imagem: ANS

por Damião Rodrigues última modificação 29/06/2020 10h01

Imagem no tamanho completo: 341 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Haryson Alves última modificação 30/06/2020 10h08

Imagem no tamanho completo: 66 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Covid-19: ANS torna obrigatória cobertura de teste por planos de saúde

por Haryson Alves publicado 30/06/2020 10h10, última modificação 30/06/2020 10h10
30/06/2020 às 10h13

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incluir, no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos por planos de saúde, os testes para confirmação de infecção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19. A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União.

As pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.

Entre esses quadros clínicos estão gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória) e síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto).

A inclusão dos exames no rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde foi tomada em reunião colegiada da ANS na semana passada, em cumprimento a uma decisão judicial.

Texto: Vitor Abdala (Agência Brasil)

Imagem: Bruno Kelly (Reuters) 

por Damião Rodrigues última modificação 01/07/2020 12h15

Imagem no tamanho completo: 43 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Central de Orientações e Prevenção do Coronavírus muda horário de funcionamento a partir desta quarta

por Damião Rodrigues publicado 01/07/2020 12h20, última modificação 01/07/2020 12h24

01.07.2020 às 12h27                                         

  

A Central de Orientação e Prevenção do Coronavírus, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que já realizou mais de 24 mil atendimentos, passa a funcionar no horário das 7h às 19h, a partir desta quarta-feira (1º), inclusive nos feriados e fins de semana. A Central pode ser acessada pelo telefone (83) 3218-9214.

O atendimento de telemedicina, disponibilizado para a população desde o dia 17 de março, orienta sobre dúvidas relacionadas à Covid-19, na intenção de evitar que pessoas com síndrome gripal sobrecarreguem os serviços de saúde, além de direcionar adequadamente pacientes mais graves para os serviços de referência.

Segundo o coordenador da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também coordenador do serviço, Felipe Proenço, as pessoas que tiverem necessidade de atendimento nesse horário podem seguir baixando e utilizando o aplicativo Monitora Covid-19. “Nos horários fora do atendimento da Central, o paciente pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) ou o Aplicativo Monitora Covid-19”, explicou.

APP Monitora Covid – Os moradores da Capital que realizarem o cadastro no aplicativo Monitora Covid-19 são monitorados e atendidos pelos profissionais da Rede Municipal de Saúde. O aplicativo funciona como uma sala de situação e permite o monitoramento de casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica. O APP já possui versões para IOS e Android e, para baixá-lo, basta digitar “Monitora Covid-19” na loja de aplicativos do celular (Play Store).

No aplicativo, o usuário responde perguntas simples sobre seu estado de saúde diariamente e, se identificado algum sinal de alerta, os profissionais da SMS entrarão em contato para orientar dentro das necessidades do caso. Pelo APP, também é possível o usuário acessar a localização dos serviços de referência para a doença mais perto de sua residência, além de informações sobre medidas de prevenção e cuidados no isolamento domiciliar

Fonte: PMJP (Texto: Carolina Queiroz e  Edição: Andrea Alves)

Imagem: Bené lima

                  

 

Laboratórios públicos ampliam em 869% capacidade de testagem para Covid-19 no Brasil

por Damião Rodrigues publicado 02/07/2020 13h18, última modificação 02/07/2020 13h18

02.07.2020 às 13h19

Novo Boletim Epidemiológico Especial sobre a Covid-19 traz informações detalhadas sobre a realização de testes no Brasil, além de apresentar o perfil de casos e de óbitos pela doença

O Ministério da Saúde publicou, nesta quarta-feira (1º), o Boletim Epidemiológico Especial nº 20 sobre a Covid-19 no Brasil. A nova publicação apresenta informações detalhadas sobre o diagnóstico da doença, além de trazer o perfil de casos e de óbitos. O objetivo é trazer dados mais precisos sobre o cenário atual da doença e permitir ao Poder Público adequar ações e agir com mais efetividade na proteção e assistência à população.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde ampliou em 869% a capacidade de realização de exames RT-PCR na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O aumento foi possível graças ao esforço dos profissionais que trabalham nos laboratórios e da disponibilidade de insumos e equipamentos. Muitos Lacens têm funcionado 24 horas por dia, sete dias da semana, contando com a dedicação de milhares de profissionais.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, com a ampliação da testagem para a doença, será possível identificar os casos mais precocemente. “Com o diagnóstico cada vez mais precoce será possível ter uma melhor percepção do quadro clínico do paciente, aumentando as chances de intervenção e de tratamento a critério do médico”, disse o secretário durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (1º), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Atualmente, o Brasil faz 13,7 testes a cada mil habitantes. As ações para expansão da capacidade de testagem continuam em andamento, com previsão de aquisição e distribuição de equipamentos, testes e insumos para distribuição aos estados e implantação da parceria público-privada que irá ampliar a capacidade de realização de testes no país.

AMPLIAÇÃO DA TESTAGEM EM CASOS LEVES

O Ministério da Saúde passou a investir ainda mais na Atenção Primária para a coleta e diagnóstico dos casos leves da Covid-19. Com isso, as unidades sentinelas, que apoiam a vigilância no país, passam a realizar o teste RT-PCR (molecular) em 100% dos casos de Síndrome Gripal (SG). Além disso, os serviços de saúde que se credenciarem para a modalidade de Centros de Atendimento à Covid-19 também poderão coletar amostras de todos os casos leves. Desta forma, cerca de um quarto (22%) da população brasileira será testada para a doença. Os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) continuam processando as amostras em todos os estados, contudo, com a ampliação do grupo a ser testado, a demanda aumentará e, dessa forma, o excedente será encaminhado para as Centrais de Testagem.

Segundo o secretário, todos os testes serão registrados em um sistema único de vigilância laboratorial do Ministério da Saúde. “Isso será extremamente importante para entendermos como se comporta a doença no território brasileiro”, afirmou.

TESTES REALIZADOS

Até o dia 30 de junho, foram realizados 1,4 milhão de exames de RT-PCR para Covid-19, sendo que 860.604 na rede nacional de laboratórios de saúde pública e 618.067 nos principais laboratórios privados do país. Sobre os testes rápidos, foram realizados no país, um total de 1,4 milhão. Importante destacar que se trata do total de testes realizados que foram registrados no e-SUS notifica até o dia 25/06.

Em relação aos testes RT-PCR distribuídos, a pasta informa que, até 1º de julho, já foram distribuídos 3.878.888 milhões de testes para Covid-19 para os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), os três Centros Nacionais de Influenza (NIC) e os laboratórios colaboradores. Em relação aos testes rápidos (sorológicos), até 15 de junho, foram distribuídos 7,5 milhões. Mais detalhes em: https://covid-insumos.saude.gov.br/paineis/insumos/painel.php

Fonte: Agência Saúde (Por Natália Monteiro)

Arte: Bené Lima

Concluída a maior pesquisa brasileira sobre a COVID-19

por Damião Rodrigues publicado 03/07/2020 12h13, última modificação 03/07/2020 12h13

03.07.20120 às 12h11

Estudo analisou, dentre outras questões, a proporção de anticorpos da população brasileira em relação ao coronavírus, que chegou a 3,8% do público entrevistado na terceira fase

O maior estudo sobre a Covid-19 no Brasil, “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, financiado pelo Ministério da Saúde, foi concluído e trouxe informações importantes sobre a evolução da doença no país. O estudo foi coordenado pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a proposta de utilização dos resultados, pelo Ministério da Saúde, na formulação de estratégias para o combate à pandemia, além de ações e programas de prevenção.

Para a realização do inquérito, o Governo Federal disponibilizou 150 mil testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o coronavírus, a partir de amostras de sangue. A pesquisa entrevistou e testou 89.397 pessoas em todas as regiões do país durante os meses de maio de junho de 2020. 

A coleta de dados foi feita por profissionais do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) nos domicílios de 133 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Houve três fases de coleta de dados: a primeira fase ocorreu de 14 a 21 de maio, totalizando 25.025 (75,2%) entrevistas e testes; a segunda, entre os dias 04 e 07 de junho, com o total de 31.165 (93,7%) entrevistas e testes; e a terceira, entre os dias 21 e 24 de junho, totalizando 33.207 (99,9%) entrevistas e testes.

Confira a íntegra do discurso do secretário-executivo, Elcio Franco:

O Ministério da Saúde financiou um dos maiores estudos de inquérito epidemiológico do mundo.  O resultado que a Universidade Federal de Pelotas nos traz hoje é uma peça fundamental para dar informações adicionais sobre comportamento do vírus.

Ainda precisaremos de outros elementos para compreender completamente a dinâmica da doença no território e na transmissão entre pessoas, mas certamente é uma contribuição do Brasil para a comunidade científica internacional, e gestores e profissionais de saúde, na busca de soluções adequadas para o enfrentamento ao coronavírus.

Gostaria de parabenizar a Universidade por esse compromisso com a saúde pública, e, por meio dela, agradecer todos as pessoas que estiveram envolvidas direta ou indiretamente com o estudo. Em especial, é preciso dizer que, sem a participação dos entrevistados, não estaríamos hoje divulgando essas informações.

O estudo traz dados de 133 cidades brasileiras, espalhadas pelo território nacional. Embora não tenha o retrato do país, mostra áreas em suas diferentes etapas de enfrentamento ao Covid-19. A média é de 3,8% de infecção nesta última etapa, mas as taxas variam de Zero a 20% entre as cidades analisadas, reforçando a necessidade de darmos respostas diferenciadas para cada município no país.

De modo geral, a diferença entre o número de pessoas infectadas é seis vezes maior do o número de casos notificados. Trata-se de algo esperado, quando a maior parcela dos casos é leve ou assintomática, o que deve ser ainda confrontado com outros estudos disponíveis visto que outras estimativas apontaram um número maior para essa chamada subnotificação.

Isso quer dizer que o estudo que estamos apresentando não é definitivo em si. O objetivo é contribuir para a literatura internacional e conhecimento da doença.

Da mesma forma, a taxa de mortalidade do estudo está próxima de 1%. O valor é 75% menor do que obtemos com a notificação oficial, que chega a mais de 4%, mas acima de taxas apontadas em outras literaturas científicas. Assim, contribuiremos para melhor entender o enfrentamento da doença com esses novos dados.

O professor Pedro Hallal pesquisador responsável pelo estudo, e reitor da UFPel, esteve nos últimos dois dias conosco. Foram longas horas de apresentação e debate sobre os resultados. Certamente muito pode ainda ser extraído, em especial no que se refere a população mais vulnerável.

Algo que foi questionado e merece uma análise mais profunda são as situações de raça/cor. Nesse tema de autodeclaração, nos interessa entender as referências como a de indígenas, percebendo que a coleta foi realizada em área urbana.

Para esses indígenas autodeclarados na região urbana, o valor está acima da média e precisamos verificar o contexto em que se dá a informação e quais as influências socioculturais podem interferir na coleta do dado. Hoje, esse tema não será abordo devido a essas análises que precisamos fazer.

O dado que o professor nos traz hoje é referente a análise em relação ao nível socioeconômico. O avanço da doença sobre os mais pobres mostra o quão importante é oferecer assistência descentralizada. Em especial, precisamos da adesão dos municípios aos centros comunitários, que possibilitarão um atendimento mais próximo do cidadão e uma assistência antes que a doença avance em sua gravidade. Precisamos proteger de forma adequada essa parcela da sociedade.

Para mostrar a complexidade da análise que requer os números, o estudo aponta que 91% dos infectados sentiu algum tipo de sintoma. Novamente precisaremos entender como o dado foi captado, visto que confronta outros estudos.

A maior prevalência diz respeito a alterações de olfato e paladar. Compreender a dinâmica em que se dá a declaração de sintomas também nos ajudará a aperfeiçoar os protocolos de atendimento, em especial reforçar a assistência precoce.

Precisamos analisar os resultados por faixa etária e transmissão entre crianças e adolescentes, para definir protocolos mais seguros de volta as aulas. Demos uma boa lição de casa para professor.

Para encerrar a minha fala: estamos dando mais um passo importante com esse estudo. O Brasil mostra mais uma vez o seu compromisso e desejo de contribuir com o mundo em informações e respostas a doença. E temos que fazer mais. Vamos analisar quais os próximos passos podem ser dados.

Para conferir a pesquisa, acesse: www.ufpel.edu.br

Fonte: Agência Saúde (Por Tinna Oliveira)

Arte: Bené Lima 

por Haryson Alves última modificação 06/07/2020 11h03

Imagem no tamanho completo: 139 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Ônibus voltam a circular com 60% da frota em JP

por Haryson Alves publicado 06/07/2020 11h10, última modificação 06/07/2020 11h30
06/07/2020 às 11h

O serviço de transporte coletivo urbano foi retomado nesta segunda-feira (6) com 60% da frota, ou seja, com 250 ônibus atendendo apenas 45% de sua lotação máxima de passageiros. Os ônibus passam a circular das 6h às 19h, com 40 linhas que vão cobrir toda a cidade, sendo 11 delas com trajeto modificado. Poderá entrar nos veículos uma média de 38 passageiros sentados e 12 em pé, obedecendo marcações de posicionamento. A orientação é que seja preferido o pagamento pelo cartão Passe Legal, reduzindo o contato entre passageiros e profissionais.

Não haverá circulação nos domingos e feriados e a integração temporal passará de 40 para 80 minutos, com o objetivo de evitar aglomerações. Todos os passageiros obrigatoriamente precisam usar máscara e as empresas precisam disponibilizar álcool em gel perto das catracas.

Confira as linhas que voltaram a funcionar

O Terminal de Integração do Varadouro (TIV) passou por adaptações para reabrir com mais segurança. O espaço foi totalmente higienizado e recebeu marcações no piso e em cadeiras para orientar o distanciamento adequado entre as pessoas.

O espaço recebeu sinalização horizontal nas plataformas de embarque, dimensionando o espaço entre os passageiros e apontando os locais de permanência. Além disso, alguns assentos receberam placas com orientação para que não sejam utilizados.

Também foram instaladas pias portáteis para facilitar a lavagem das mãos e placas que incentivam o uso de máscara e o distanciamento. Antes disso, o TIV ainda passou por uma higienização realizada por equipes da Defesa Civil Municipal. Outros terminais estão recebendo medidas similares, desta vez sob responsabilidade das empresas de transporte coletivo, como previsto por decreto municipal.

Passe Legal

Para facilitar a recarga do Passe Legal, e no intuito de reduzir ao máximo o risco de contágio do Covid-19 no transporte público da capital, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), conta com 80 pontos físicos de venda, entre rede própria e parceira. Hoje, 26 pontos de recarga próprios e parceiros já voltaram a funcionar.

Nos postos próprios, o Sindicato oferece o serviço de recarga e emissão de primeira via do Passe Legal Cidadão. Nos postos parceiros, está disponível o serviço de recarga. Para os estudantes, a emissão do cartão será feita na sede ou no posto próprio do Sintur localizado no bairro de Mangabeira. Quem precisar de segunda via, seja cidadão ou estudante, ou realizar qualquer outro serviço, deve se dirigir à sede do Sindicato, na Rua Treze de Maio, no Centro. Também há a possibilidade de fazer a solicitação online por meio do número do WhatsApp (83) 99986-0045.

Ônibus itinerante oferece recarga e 1ª via do cartão Passe Legal

Além dos pontos físicos, o Sintur-JP conta com um ônibus itinerante do Passe Legal, que percorre os bairros com os serviços de recarga e emissão de primeira via do cartão cidadão. De 06 a 10 de julho, a unidade móvel estará no Terminal de Mangabeira, das 6h às 15h, na Rua Francisco Porfirio Ribeiro. A programação do ônibus itinerante pode ser conferida acessando https://passelegal.com.br/bairros/unidadeitinerante/.

Postos próprios do Sintur-JP que estão abertos

Sede – segunda a sexta das 7h30 às 17h e no sábado das 8h às 12h;

Container na Lagoa – segunda a sexta das 6h30 às 18h e no sábado das 8h às 12h;

Mercado Público de Mangabeira – segunda a sexta das 7h20 às 14h e sábado das 8h às 12h;

Terminal do Valentina – segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h;

Terminal de Integração do Varadouro – segunda a sábado das 5h30 às 20h20;

Terminal do Bessa – segunda a sábado das 5h30 às 19h.

Postos parceiros

O horário de funcionamento da rede de vendas parceira fica sob responsabilidade de cada estabelecimento. Confira na imagem os locais e endereços.

Recarga e solicitação do cartão Passe Legal sem sair de casa

O Sintur-JP reforça que também é possível recarregar o Passe Legal com comodidade, em casa. A recarga do cartão pode ser feita pela internet e assim o passageiro evita ficar exposto ao contato com outras pessoas. Basta acessar o site passelegal.com.br e na opção “Recarregue aqui” selecionar o tipo de cartão. O usuário será direcionado para o Recarga JP, onde todo o procedimento é simples e seguro.

Para quem ainda não tem o Passe Legal Cidadão pode solicitar o cartão pelo WhatsApp no número (83) 99986-0045. O usuário tem a opção de receber o cartão em casa, mediante pagamento de taxa de entrega, ou de retirá-lo no container do Sintur-JP no Parque Sólon de Lucena (Lagoa) ou na sede (na Rua Treze de Maio). Por este canal de atendimento, além da primeira via, também dá para solicitar a segunda via do cartão.

Fonte: Sintur-JP e PMJP

Foto: Juliana Santos

Coronavírus: Brasil registra 927.292 pessoas recuperadas

por Damião Rodrigues publicado 07/07/2020 12h19, última modificação 07/07/2020 12h19

07.07.2020 às 12h22

Número representa mais da metade do total de casos acumulados (57,1%). Informações foram atualizadas até as 18h desta sexta-feira (06/7)

O Ministério da Saúde registrou, nesta segunda-feira (6/7), o total de 927.292 pessoas curadas do coronavírus em todo o país. O número é superior à quantidade de casos ativos (630.505), que são pacientes em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (57,1%). As informações estão atualizadas até às 18h3e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

O Governo Federal mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem enviado recursos extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

Clique para acessar o panorama de casos e óbitos por UF

De janeiro a junho, o Ministério da Saúde enviou R$ 50,4 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 9,7 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos mais de 15 milhões unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 115,7 milhões de EPIS, mais de 10,6 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus. O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, sendo que já entregou 6.410 equipamentos para todos os estados brasileiros de maio até hoje.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil tem 1.623.284 casos confirmados da doença, sendo 20.229 registrados nas últimas 24h. 

Em relação aos óbitos, atualmente, o Brasil tem no acumulado 65.487 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 620 mortes nos sistemas oficiais do Governo do Brasil, a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Do total, 230 óbitos foram confirmados nos últimos três dias e outros 4.146 seguem em investigação.

Fonte: Agência Saúde

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 08/07/2020 12h03

Imagem no tamanho completo: 57 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Damião Rodrigues última modificação 08/07/2020 12h06

Imagem no tamanho completo: 57 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Projetos de pesquisas para Covid-19 receberão R$ 45 milhões

por Damião Rodrigues publicado 08/07/2020 12h09, última modificação 08/07/2020 12h09

08.07.2020 às 12h10 

Resultado final da chamada pública para seleção de pesquisas para o enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias selecionou 90 projetos

Nesta terça-feira (07), foi divulgado o resultado final da chamada pública para seleção de pesquisas para o enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias. Ao todo, foram selecionados 90 projetos de pesquisa, no valor total de R$ 45,5 milhões, entre 2.219 propostas enviadas para avaliação por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Pesquisadores de todo o Brasil enviaram projetos de pesquisa para concorrer ao financiamento. As propostas seguiram 11 linhas temáticas de pesquisa, que contemplaram, por exemplo, o desenvolvimento de novos métodos de prevenção e controle, diagnóstico, tratamento e vacinas contra o coronavírus, além de outras doenças respiratórias.

Acesse a apresentação completa

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, quando se enfrenta um grande problema é, também, quando surgem ideias para pesquisas para resolver esses problemas. “E nós temos atuado não somente no fomento à pesquisa, mas, também, na parte de rastreio das melhores evidências no mundo inteiro a respeito dessa crise de saúde. E essas pesquisas são importantes porque vão fornecer material que pode ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com produtos que vão melhorar a vida da população. Isso mostra que uma pesquisa forte, ligada à inovação faz o SUS prosperar”, afirmou.

Na avaliação das propostas, analisou-se como as ideias poderiam ser aplicadas ao SUS, as perspectivas de impacto positivo nas condições de saúde da população e o impacto e relevância do projeto para o aprimoramento da atenção à saúde e vigilância da Covid-19, além de outros critérios técnicos.

Por se tratar de emergência de saúde pública de importância internacional, as pesquisas contratadas por essa chamada destinam-se a fornecer novas evidências e subsídios ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 e são de relevância para tomada de decisão e também para a gestão em saúde. Sendo assim, os resultados parciais e finais devem ser informados aos Ministérios ao longo da execução das pesquisas e em tempo real.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, explicou que o sistema de saúde público é um dos melhores que existem no mundo, pois oferece assistência a uma enorme quantidade de pessoas com atendimentos de qualidade. “Por isso, um anúncio como esse de hoje é muito importante, pois os trabalhos serão desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida da população, nos preparar para o futuro e nos ajudar a sair dessa pandemia mais fortalecidos”, destacou.

O Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações vão conduzir seminários de acompanhamento e avaliação dos projetos em seu início, em duas reuniões na metade do desenvolvimento dos estudos e um último seminário final da execução dos trabalhos, em Brasília (DF) ou virtualmente, caso necessário.

O Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Decit/SCTIE/MS) é o responsável pela organização e pelo financiamento, por parte do Ministério da Saúde, da chamada pública, aportando R$ 20 milhões. “A chamada pública contribui com o fortalecimento da ciência do Brasil, além da busca de soluções para a pandemia mundial. Oportuna o avanço do conhecimento, a formação de recursos humanos, a geração de produtos nacionais e a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira”, destacou Camile Giaretta, a diretora do departamento.

Consulte o resultado final da chamada em: www.cnpq.br

Fonte: (Por Janary Damacena, da Agência Saúde com informações do Nucom SCTIE)

por Damião Rodrigues última modificação 09/07/2020 12h11

Imagem no tamanho completo: 45 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prefeito anuncia medidas da terceira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização nesta sexta-feira

por Damião Rodrigues publicado 09/07/2020 12h17, última modificação 09/07/2020 12h17

09.07.2020 às 12h20

                          

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anuncia, às 16h desta sexta-feira (10), o quadro atual da cidade no combate à pandemia do novo coronavírus e anuncia as medidas do início da terceira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização. O anúncio acontece no auditório do Paço Municipal e através de transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na ocasião, dando sequência ao plano elaborado pela gestão municipal para o retorno seguro das atividades, Luciano Cartaxo apresentará a evolução da cidade nas ações de combate à Covid-19 e os protocolos que orientarão a retomada de novos segmentos ao ‘novo normal’.

O Plano Estratégico teve início em 15 de junho, após o fim do isolamento social rígido, com ações planejadas e regras de ouro para garantir a segurança da população e evolução da cidade no enfrentamento à pandemia. Entre elas, o distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de risco e demarcação de espaço nas filas, além de medidas de higiene como disponibilização do álcool 70% e uso obrigatório de máscaras. Na primeira etapa, retornaram à atividade segmentos como o comércio atacadista, a construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, e empresas de assistência técnica, além de atividades religiosas com 30% da capacidade.

Na segunda etapa, iniciada em 29 de junho,  as lojas de material de construção passaram a funcionar com a permanência simultânea de um cliente a cada 10m² de área do estabelecimento. Outros setores como dos profissionais liberais e atletas profissionais retomaram ao trabalho e treinos, respectivamente, seguindo protocolos e observando as medidas de prevenção. Já para as atividades religiosas, foram mantidos os critérios da primeira fase, ou seja, 30% da capacidade. Os ônibus do transporte público coletivo também regressaram nesta última segunda-feira (6), como parte da segunda etapa do Plano de Flexibilização, com novas medidas de segurança e higiene nos ônibus e paradas.

SERVIÇO

Assunto: Luciano Cartaxo anuncia novas medidas do Plano Estratégico de Flexibilização; 

Dia: Sexta-feira (10); Hora: 16h; Local: Auditório do Paço Municipal, Centro de João Pessoa.

 

Fonte: PMJP (Texto: Flávio Asevêdo; Edição: Katiana Ramos; Fotografia: Dayse Euzébio)

por Damião Rodrigues última modificação 10/07/2020 13h01

Imagem no tamanho completo: 523 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Hospital Metropolitano celebra a marca de 500 altas hospitalares de pacientes curados da Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 10/07/2020 13h04, última modificação 10/07/2020 13h04

 10.07.2020 às 13h05

“São 500 histórias, 500 famílias, 500 vidas. Celebramos essa conquista por eles e por nós. Todos vencemos”, expressou o diretor assistencial do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Gilberto Teodozio, com a marca alcançada pelas altas hospitalares dos pacientes curados da Covid-19, que receberam tratamento no Hospital Metropolitano e Hospital Solidário.

Na manhã desta quinta-feira (9), o aposentado Cleonildo Fidelis, 64 anos, da cidade de Mamanguape-PB, foi calorosamente saudado com músicas e palmas enquanto passava por um corredor formado pelos profissionais que contribuíram para sua recuperação. “Não consigo falar de tão emocionado. Não é só o remédio que cura uma pessoa, mas, também, o calor humano, e vocês são humanos, cuidaram de mim da melhor maneira. Estou muito feliz e agradecido”, declarou o ex-paciente.

O clínico geral Matheus Agra acompanhou o tratamento e foi responsável pela alta do aposentado. “O senhor Cleonildo já chegou em nossa unidade com o quadro avançado da doença, com saturação a 91%, além de ter comorbidades. Seu pré-estado de intubação exigiu da nossa equipe um esforço para sua recuperação e não agravamento da doença. Adotamos medidas de pronação e suporte ventilatório. Ele chegou a ser transferido para UTI, mas tão logo se recuperou. É um caso de sucesso, que nos orgulha, assim como cada paciente pelo qual dedicamos o nosso melhor”, afirmou.

De acordo com o diretor geral do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa, o resultado atingido é fruto do empenho de toda equipe nos cuidados prestados aos pacientes. “Os nossos profissionais trabalham com muita dedicação, dando o aporte que nossos pacientes precisam e seguindo todos os protocolos. E resultados como estes revelam que a nossa atuação tem feito a diferença na saúde da população paraibana” concluiu.

O Hospital Metropolitano possui 54 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para tratamento da Covid-19, além de 31 leitos de enfermaria. Já o Hospital Solidário conta com 130 leitos de enfermaria, sendo estas unidades referência no Estado para tratamento da doença provocada pelo coronavírus.

Fonte: Secom/PB

por Damião Rodrigues última modificação 13/07/2020 11h52

Imagem no tamanho completo: 45 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prefeitura retoma Operação Proteção nesta segunda-feira (13) garantindo segurança sanitária à população na reabertura do comércio

por Damião Rodrigues publicado 13/07/2020 12h02, última modificação 13/07/2020 12h02

13.07.2020 às 12h05

                                            

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) retoma, nesta segunda-feira (13), a Operação Proteção, no Centro da cidade, com a realização de serviços de limpeza e higienização de ruas e espaços públicos, além da fiscalização do cumprimento de protocolos sanitários em estabelecimentos comerciais que serão reabertos, nesta terceira etapa do Plano de Flexibilização. Os serviços da Operação Proteção serão realizados nos principais corredores, mercados públicos, shoppings populares, feiras livres e terminais do transporte coletivo.

Equipes de diversas secretarias municipais formam uma força-tarefa para garantir segurança à população, clientes e colaboradores dos estabelecimentos comerciais na reabertura das atividades. Os serviços incluem limpeza e higienização, desobstrução de galerias, lavagem de calçadas e praças, manutenção da iluminação pública, fiscalização e orientação dos proprietários de estabelecimentos que vão reabrir, quanto ao atendimento dos novos protocolos previstos na terceira etapa do Plano de Flexibilização.

No último sábado (11), as equipes realizaram o trabalho no Centro da Capital, mas a ação será contínua e estendida a toda a cidade. Nesta segunda-feira (13), estão na programação o Centro comercial do Varadouro, Centro Comercial Frutuoso Barbosa, a Feirinha de Mangabeira – Boião e a Feirinha de Mangabeira VII. Na terça-feira (14), será a vez da Feira do grotão e da Feira de Jaguaribe.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, destaca o compromisso da Prefeitura com o bem-estar e a saúde da população nesta nova fase de flexibilização do isolamento social. “O prefeito Luciano Cartaxo determinou o empenho ainda maior de todos os órgãos no cuidado com a população nesta terceira etapa de flexibilização, por isso, Emlur, Seinfra, Procon, Semam, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e a Defesa Civil estão trabalhando incansavelmente para que o retorno do comércio varejista seja o mais seguro possível para todos”, destacou Noé Estrela.

A secretária do Procon de João Pessoa, Maristela Viana, comentou sobre o trabalho de fiscalização e orientação aos estabelecimentos comerciais. “Estamos juntos com a Secretaria do Meio Ambiente, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária fiscalizando os estabelecimentos autorizados a funcionar pelo decreto do prefeito Luciano Cartaxo, nesta terceira fase de flexibilização. Observamos o uso de máscara tanto pelos clientes quanto pelos funcionários, a não aglomeração e a presença de termômetro na entrada para medir a temperatura dos clientes antes do acesso ao estabelecimento”, disse.

Programação de higienização:

13/07

Centro comercial do Varadouro

Centro comercial Frutuoso Barbosa

Feirinha de Mangabeira – Boião

Feirinha de Mangabeira VII

14/07

Feira do grotão

Feira de Jaguaribe

15/07

Cecaf

Mercado Central

16/07

Centro de Comercialização de Passagem

Calçadas das ruas adjacentes ao shopping Tambiá

17/07

Shopping 4400

Paço Municipal


Fonte: PMJP (Texto: Jomar Brandão; Edição: Thadeu Rodrigues; Fotografia: Gilberto Firmino)


por Clarisse Oliveira última modificação 13/07/2020 12h13

Imagem no tamanho completo: 43 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Clarisse Oliveira última modificação 13/07/2020 12h29

Imagem no tamanho completo: 361 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Capital dá início a terceira fase do Plano de Flexibilização com reabertura de comércio varejista, shoppings e atividades esportivas individuais

por Clarisse Oliveira publicado 13/07/2020 12h30, última modificação 13/07/2020 12h30
13.07.2020 às 12h35

Com indicadores que mostram a redução dos casos de coronavírus e da pressão hospitalar na Capital, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na tarde desta sexta-feira (10), a terceira fase do Plano Estratégico de Flexibilização, a iniciar na próxima segunda-feira (13). Com o estabelecimento de protocolos que visam garantir a segurança para toda a população, o gestor afirma que é o momento de dar mais um passo na retomada econômica da Capital, com o retorno das atividades de comércio varejista e shoppings centers. Durante a apresentação das novas medidas, o prefeito também anunciou o início da ‘Brigada Sanitária’, uma ação porta a porta de busca ativa de casos de covid-19, síndromes gripais e focos de mosquito da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com as avaliações permanentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizadas adotando os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Capital paraibana segue com queda na taxa de ocupação de leitos de UTI, em relação aos últimos 14 dias, quando a cidade ingressou na segunda etapa do Plano de Flexibilização. Esta taxa está atualmente em 63,6% nos hospitais públicos, o que aponta para uma redução no número de pacientes graves. Associado a isso, a transmissão de casos e os números de óbitos estão descendentes.

“A partir destes resultados positivos, verificamos que podemos dar sequência à flexibilização, seguindo para a terceira etapa conforme foi planejado que aconteceria de forma setorial e gradual. João Pessoa serve de referência para o País na transparência com que apresenta os dados das contratações emergenciais da pandemia, conforme atestou a primeira colocação com nota máxima no ranking da ONG Transparência Internacional e também é um exemplo pela cautela e planejamento com que avança na retomada e na prevenção à covid-19. O isolamento mantém-se como fundamental para que continuemos salvando vidas, mas estamos entrando em uma nova fase, que é fundamental para a recuperação da cidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Na terceira etapa da flexibilização, os estabelecimentos de comércio varejista poderão funcionar no horário das 9h às 15h, atendendo apenas pessoas com máscaras, respeitando a limitação de uma pessoa a cada 10m² e disponibilizando álcool gel nos estabelecimentos. Os shopping centers terão horário de funcionamento autorizado de 12h às 20h, também admitindo apenas pessoas com máscaras, medição de temperatura dos clientes e respeitando o distanciamento de 10m². A PMJP determina ainda a retirada de todo mobiliário como bancos, sofás e poltronas. Segue vedada a abertura da praça de alimentação, que poderá continuar funcionando apenas com delivery ou drive thru. Também está vedado o funcionamento das áreas de lazer, como os cinemas e as academias.

Também fica autorizada a prática de atividade física individual no asfalto da Orla de João Pessoa no período das 5h às 8h, sendo vedado o acesso à faixa de areia e banho de mar. Ao longo do dia, poderá ser praticada atividade física individual na calçada, sendo vedado o uso de bancos e levar cadeiras. O estacionamento na orla continua proibido. As praças estarão abertas para utilização também em esportes individuais, não sendo permitido o uso de bancos e equipamentos de ginástica ou de recreação, como playgrounds, pois suas superfícies consistem em meio de transmissão do coronavírus. Para evitar a possibilidade de aglomerações, os parques da Lagoa e Bica permanecerão fechados. Os jogos de futebol profissional também estão autorizados a retornar, no entanto, sem torcida.

Portaria – A portaria da Secretaria Municipal de Saúde (nº 26/06/2020) que dispõe sobre as medidas a serem adotadas nas atividades de escritórios de profissionais liberais também passará a ser adotada nesta segunda, nos escritórios de profissionais de eventos, de autoescolas, e de secretarias e tesourarias de escolas e universidades privadas. As aulas presenciais nas autoescolas seguem suspensas, devendo seguir com ensino remoto das aulas teóricas. Missas, cultos e demais cerimônias religiosas, seguem liberadas com 30% da capacidade das igrejas, mantendo os critérios da primeira fase.

Já no próximo dia 20, a Secretaria da Receita Municipal (Serem) retomará o atendimento presencial, com agendamento prévio e com a adoção de protocolos de distanciamento. Para o retorno das feiras livres, a Prefeitura já iniciou o diálogo com feirantes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para a definição dos protocolos e da data da retomada. Para todos os segmentos, devem ser observadas todas as demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde, que serão disponibilizadas no portal da Prefeitura. A gestão municipal seguirá realizando fiscalização para conferir cumprimento às normas do decreto, feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Brigada Sanitária – A partir desta segunda-feira (13), a PMJP também dá início à Brigada Sanitária, ação educativa, de diagnóstico, busca ativa e também de tratamento sobre a covid-19, síndromes gripais, dengue, zika e chikungunya. A ação terá a participação de aproximadamente 80 profissionais como agentes de endemias, agentes comunitários de Saúde, profissionais da Atenção Básica, Vigilância Ambiental e Zoonoses. Eles estarão divididos em 40 equipes que visitarão as residências, porta a porta, para aplicar questionários e verificar a situação de saúde das pessoas. Casos suspeitos de covid-19 serão encaminhados à USF de referência da região para testagem e focos de Aedes aegypti serão combatidos com larvicidas. A ação terá início em Mangabeira.

 

Fonte: PMJP (Texto: Flávio Asevêdo; Edição: Thadeu Rodrigues)

Foto: Olenildo Nascimento

por Damião Rodrigues última modificação 14/07/2020 11h55

Imagem no tamanho completo: 61 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Comércio e shoppings reabrem e prefeitura reforça medidas para o funcionamento

por Damião Rodrigues publicado 14/07/2020 12h03, última modificação 14/07/2020 12h03

14.07.2020 às 12h04

O comércio de João Pessoa retomou as atividades desde a última segunda-feira (13), seguindo o plano estratégico de flexibilização, organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Contudo, as equipes dos órgãos e secretarias que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus alertam para o cumprimento das medidas de segurança sanitária, que devem ser direcionadas aos trabalhadores e clientes dos estabelecimentos.

No comércio, o horário de funcionamento das lojas é de 9h até às 15h e os shoppings abrem de 12h e fecham às 20h. É importante alertar que os vendedores dos estabelecimentos só podem atender aos clientes com máscara e o mesmo vale para os clientes, que, só podem entrar nos ambientes de comércio usando a máscara de proteção. As lojas devem respeitar a limitação de uma pessoa a cada 10 metros, ter um termômetro para medir a temperatura e disponibilizar álcool 70% na entrada do estabelecimento.

No último sábado (11), os órgãos da PMJP realizaram serviços com várias secretarias (Operação Proteção), onde foi feita a sanitização das ruas e limpeza da área externa dos estabelecimentos do comércio de João Pessoa, nos principais corredores, mercados públicos, shoppings populares, feiras livres e terminais do transporte coletivo para que houvesse uma abertura segura e que atendesse aos novos protocolos previstos nesta 3ª etapa do Plano de Flexibilização.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Nóe Estrela, informou que está obedecendo um calendário de limpeza e sanitização nesta terça-feira (14) está prevista a limpeza da Feira do Grotão e da Feira de Jaguaribe.

Os shoppings de João Pessoa também devem obedecer à determinação da PMJP e funcionar sem o mobiliário como bancos, sofás e poltronas. As praças de alimentação dos shoppings ainda não podem abrir, devem continuar funcionando no formato delivery ou drive-thur. Está vedado também o funcionamento das áreas de lazer dos shoppings, como os cinemas, academias e parques infantis.

A professora de inglês, Isabela Padilha Silva, 48 anos, moradora do bairro 13 de maio, comentou está com coisas pendentes há meses e que adiou tudo desde que a pandemia começou e que vai sair, mas com muito receio ainda que os picos de casos voltem a subir. “Por outro lado, entendo que o comércio deve abrir. Meu esposo vive do comércio e vai abrir com cuidado e também com certo receio”, disse Isabela Padilha Silva.

Parques (Lagoa e Bica) – Os parques públicos mais movimentados da cidade, o novo Parque da Lagoa Solon de Lucena e o Arruda Câmara permanecem fechados até que os casos de Coronavírus diminuam na Capital.

Jogos de Futebol, Atividades Esportivas e Orla Marítima – Retornaram também na segunda-feira (13) os jogos profissionais de futebol nos estádios, mas não pode ter a presença de torcedores. As atividades físicas esportivas individuais ao ar livre têm também horário reduzido, devendo funcionar de 5h até 8h e no final da tarde (17h) até o início da noite (18h). Não será permitida pessoas aglomeradas em bancos da praia e também não pode levar cadeiras para os espaços públicos da cidade.

SERVIÇO:

3ª ETAPA DO PLANO DE FLEXIBILIZAÇÃO

Início: Segunda-Feira (14)

Horário de funcionamento:

  • Comércio – 9h até 15h
  • Shoppings – 12h até 20h.
  • Futebol profissional – Liberado sem a presença de torcedores.
  • Atividades físicas individuais – Liberadas na orla (apenas na calçadinha) e nas praças e parques, das 5h às 8h, e no fim da tarde/início da noite.

  Fonte: PMJP (Texto: Adriana Crisanto;Edição: Katiana Ramos)

  Arte: Bené Lima    

por Damião Rodrigues última modificação 15/07/2020 12h02

Imagem no tamanho completo: 73 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Operação Proteção fiscaliza cumprimento dos protocolos sanitários em Mangabeira e realiza limpeza e higienização na Cecaf e no Mercado Central

por Damião Rodrigues publicado 15/07/2020 12h06, última modificação 15/07/2020 12h06

15.07.2020 às 12h10                              

                               

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) segue com a Operação Proteção nesta quarta-feira (15), com ações de fiscalização dos protocolos sanitários e de segurança no comercio da Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, além da limpeza e higienização da Central de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, e Mercado Central, no Centro. Nesta quinta-feira (16), a Operação se concentra no Centro Comercial de Passagem, além de ruas e calçadas adjacentes a um shopping, no bairro de Tambiá.

Essa ação está entre as primeiras medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para combater a disseminação do novo Coronavírus na Capital, ainda no mês de março, e, desde então, já percorreu diversos bairros da cidade. Com o início da Plano Estratégico de Flexibilização, que entre uma série de medidas permite a retomada do comércio, os trabalhos foram intensificados para garantir a segurança da população, como destaca a secretária do Procon-JP, Maristela Gonçalves.

Agentes realizam limpeza na Cecaf, no José Américo

“Nessa parte de fiscalização a ação está visando orientar os comerciantes, com um trabalho educativo, para que eles possam cumprir todos os protocolos sanitários. Só em caso de descumprimento de alguma medida é que a gente notifica, para que eles possam se adequar. Nesse sentido o resultado está satisfatório, inclusive com relação ao horário de fechamento, que é até às 15h. A partir desse horário a nossa equipe faz uma ronda para verificar se de fato os comerciantes estão cumprindo”, explicou.

Na parte de limpeza e higienização, a Operação Proteção conta com uma força-tarefa coordenada pela Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Emlur e Sedurb. “A gente realiza tanto os trabalhos de higienização dos espaços, para que a população tenha mais segurança, quanto aqueles trabalhos de zeladoria, com serviços de tapa buracos e poda de árvores”, explica o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela. “É um trabalho que não pode parar, que vai continuar acontecendo pela cidade”, concluiu.

Força-tarefa – A limpeza e zeladoria a ação é feita pela Defesa Civil,com o apoio da Emlur, Seinfra e Sedurb. Já a fiscalização dos estabelecimentos comerciais é feita pelo Procon-JP, Progem, Semam, Semusb/Guarda e Vigilância Sanitária. Entre as meidadas observadas estão o uso de máscara, limitação de uma pessoa a cada 10m² e disponibilidade do álcool gel nos estabelecimentos e controle de fluxo de clientes.

Programação da Operação Proteção:

16/07

Centro de Comercialização de Passagem

Calçadas das ruas adjacentes ao shopping Tambiá

17/07

Shopping 4400

Paço Municipal


Fonte: PMJP (Texto: Max Oliveira; Edição: Katiana Ramos; Fotografia: Sedurb)

por Damião Rodrigues última modificação 16/07/2020 11h48

Imagem no tamanho completo: 110 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Damião Rodrigues última modificação 16/07/2020 11h51

Imagem no tamanho completo: 110 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Paraíba mantém a menor taxa de letalidade por Covid-19 do Nordeste

por Damião Rodrigues publicado 16/07/2020 11h54, última modificação 16/07/2020 11h54

16.07.2020 às 12h03

Há um mês a Paraíba vem mantendo a menor taxa de letalidade por Covid-19 da região Nordeste. Entre as pessoas que contraíram a doença, 2,1% delas foram a óbito. No cenário nacional, o estado está em sexto lugar, ficando abaixo da média nacional, que é de 3,8%. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atribui este resultado ao alto número de testagem e à assistência adequada prestada à população paraibana. 

Até a última atualização, 185.202 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados na Paraíba. Para a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, ações de testagem e isolamento e os cuidados prestados ao povo paraibano foram efetivos para controlar uma doença de fácil transmissão e com o cenário pandêmico como a Covid-19 e manter a taxa de letalidade baixa. 

“Trabalhamos inicialmente com os testes nas referências e portas de entrada para os casos suspeitos. À medida que ampliamos a distribuição junto aos municípios, ofertamos também os testes na Atenção Primária e captamos mais casos leves de Síndrome Gripal. Hoje, a proporção dos casos confirmados é de que 95% deles são leves. Essa estratégia de testagem ampliada foi importante para conter os casos do novo coronavírus na Paraíba”, afirma.

A taxa de letalidade é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes que sofrem desse agravo, ao longo de um determinado período de tempo. Comparando com outros estados da federação, a Paraíba está à frente do Rio de Janeiro, que apresenta a pior taxa do Brasil com 8.8%, e São Paulo (4.4%), e tem o mesmo coeficiente de letalidade que Minas Gerais (2.1%). Os estados que apresentam uma taxa menor que a Paraíba são: Santa Catarina (1.2%), Mato Grosso do Sul (1,3%), Amapá (1.5%), Tocantins (1.7%) e Roraima (1.7%). 

Segundo os dados mais recentes do Estado, a Paraíba até o momento confirmou 62.462 casos de Covid-19 e registra 1.342 óbitos. O vírus está presente em 219 dos 223 municípios paraibanos.

 

Fonte: Secom/PB

 

por Damião Rodrigues última modificação 17/07/2020 12h18

Imagem no tamanho completo: 13 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prefeito anuncia protocolos para a retomada das feiras livres com cronograma de ação de prevenção à saúde com feirantes

por Damião Rodrigues publicado 17/07/2020 12h22, última modificação 17/07/2020 12h22

17.07.2020 às 12h26

                                                 

A partir da próxima segunda, 1.500 comerciantes passarão por ação educativa, testagem de Covid, vacinação e receberão equipamentos de proteção para atendimento aos clientes

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia, na próxima segunda-feira (20), uma ação de preparação para a retomada das atividades nas feiras livres da Capital, que já foram sanitizadas. Com foco em assegurar um retorno seguro no Plano Estratégico de Flexibilização tanto para comerciantes como também para os clientes, a gestão municipal irá realizar vacinação para influenza, testagem rápida de Covid-19 em todos os feirantes, aferição de temperatura e distribuição de máscaras e de face shield (protetor facial) para os trabalhadores. Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou o protocolo para a volta das feiras e o cronograma de preparação com ação educativa e de prevenção à saúde para atender a 1.500 feirantes da cidade.

Na retomada das feiras livres, as bancas deverão respeitar um distanciamento de 1,5 metro entre cada elas. Além disso, os comerciantes deverão disponibilizar álcool gel para clientes e o uso de máscara será obrigatório por todos. “Estamos encerrando a primeira semana da terceira etapa do Plano de Flexibilização e apresentando garantias para o retorno seguro das feiras livres. Temos um compromisso com estes comerciantes, mas um compromisso maior que é salvar vidas. Com uma ação conjunta, sem abrir mão de ouvir as pessoas, podemos apresentar as decisões que sejam as melhores possíveis e com regras de ouro para assegurar a proteção de todos”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O plano previsto para a realização das ações de prevenção a saúde organizou um cronograma de atendimento aos feirantes que acontecerá ao longo da próxima semana. Na segunda e terça-feira, os 400 feirantes da Feira de Jaguaribe serão atendidos na Escola Municipal Francisco Edwar de Aguiar. Na quarta-feira, os 150 feirantes do Mercado Central passarão pelos atendimentos no Parque da Lagoa. Na quinta-feira, 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Dumerval Trigueiro e 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.

                                                     

Os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira à Escola Municipal Castro Alves; os 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz e os 150 feirantes da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), serão atendidas na própria Cecaf, também na sexta-feira. Todos os atendimentos serão realizados no período da tarde, conforme cronograma. A distribuição em dias e pontos de atendimento diferentes facilita o acesso dos profissionais próximo ao local de trabalho e reduz a possibilidade de aglomerações.

O trabalho será realizado por mais de 100 profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e enfermeiros, técnicos de enfermagem, de testagem rápida e de apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação se desenvolve paralela à Operação Proteção e à Brigada Sanitária, outras frentes de trabalho da Prefeitura de João Pessoa para garantir mais segurança à Capital nesta retomada segura e planejada.


Fonte: PMJP (Texto: Flávio Asevêdo; Edição: Andrea Alves; Fotografia: Dayse Euzébio)


Prefeitura de João Pessoa realiza ações de prevenção à saúde com 1.500 feirantes para retomada das atividades

por Damião Rodrigues publicado 20/07/2020 09h22, última modificação 20/07/2020 09h22

20.07.2020 às 9h30

Dentro da preparação para a retomada das atividades nas feiras livres da Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (20) uma série de ações preventivas com aproximadamente 1.500 feirantes. Até o próximo dia 24, haverá palestras e orientações sobre cuidados e prevenção ao novo coronavírus, aferição de temperatura, vacinação contra a gripe, testes rápidos para a covid-19 e a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras e protetores facial (face shield). A ação seguirá um cronograma de atendimento, acontecendo sempre no turno da tarde, a partir das 13h30.

“Ação extremamente importante nesse momento de retomada de atividades para que não haja retrocesso no plano de flexibilização, devido ao surgimento de novos casos. Então estamos ofertando todo um cuidado com os feirantes para que essas feiras voltem a funcionar, mas de maneira segura tanto para os feirantes que precisam trabalhar quanto para os clientes que precisem frequentar os ambientes”, destaca a secretária-adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

A atividade faz parte do Plano Estratégico de Flexibilização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e envolverá mais de 100 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e de apoio da SMS, além de profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Cronograma da Ação – Na segunda (20) e terça-feira (21), 400 feirantes da Feira de Jaguaribe serão atendidos na Escola Municipal Francisco Edward de Aguiar, em Jaguaribe. Na quarta-feira (22), 150 feirantes do Mercado Central passarão pelos atendimentos no Parque da Lagoa.

Na quinta-feira (23), 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Durmeval Trigueiro, localizada no Varjão. Também na quinta-feira, 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.  Já os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira (24) à Escola Municipal Castro Alves, no bairro de mesmo nome.

Também na sexta-feira (24), 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz, bairro Funcionário II, e 150 feirantes da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) serão atendidos na própria Cecaf.

Cronograma das ações:

Feiras livres Quantitativo dos feirantes Dia e Horário Distritos Locais – Escolas Municipais
Jaguaribe 400 Ação de prevenção a saúde 20/07: segunda-feira das 13h30min às 16h00min. 21/07: terça-feira das 13h30min às 16h00min. DS IV E. M. Rotari Francisco Edwar de Aguiar
Central 150 Ação de prevenção a saúde 22/07: quarta-feira das 13h00min às 16h00min. DS IV Parque da Lagoa
Rangel 60 Ação de prevenção a saúde 23/07: quinta-feira das 13h30min às 16h00min. DS II E.M. Dumerval Trigueiro
Mangabeira VIII 50 Ação de prevenção a saúde 23/07: quinta-feira das 13h30min às 16h00min. DS III E.M. Afonso Pereira da Silva
Oitizeiro 500 Ação de prevenção a saúde 23/07: quinta-feira das 13h30min às 16h00min. 24/07: sexta-feira das 13h30min às 16h00min. DS I E.M. Castro Alves
Grotão 200 Ação de prevenção a saúde 24/07: sexta-feira das 13h30min. às 16h00min. DS II E. M. Antonio Nominando Diniz
CECAF 140 Ação de prevenção a saúde 24/07: sexta-feira das 13h00min às 16h00min. DS III CECAF
TOTAL 1.500
  • Fonte: PMJP (Texto: Rebeka Paiva; Edição: Thadeu Rodrigues)
    Arte: Bené Lima

Covid-19: Brasil atinge mais de 1,4 milhão de curados

por Damião Rodrigues publicado 21/07/2020 12h11, última modificação 21/07/2020 12h11

21.07.2020 às 12h15

Número é superior à quantidade de casos ativos, ou seja, pessoas que estão em acompanhamento médico. Informações foram atualizadas até as 18h desta segunda-feira (20/7)

Nesta segunda-feira (20/7) o Brasil registrou 1.409.202 pessoas recuperadas da doença. No mundo todo, estima-se que cerca de 7,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram. O número de pessoas curadas é superior à quantidade de casos ativos (629.324), que são pacientes que estão em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (66,5%). As informações foram atualizadas até às 18h e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A doença está presente em 97,4% dos municípios brasileiros. Contudo, mais da metade das cidades (3.312- 61%) possuem entre 2 e 100 casos. Em relação aos óbitos, 3.056 municípios tiveram registros (55%), sendo que 949 (31%) deles apresentaram apenas um óbito confirmado.

Clique para acessar o panorama de casos e óbitos por UF

O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde já enviou mais de R$ 62 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 14,9 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos mais de 15,5 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 183,4 milhões de EPIS, mais de 12,4 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.

O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, sendo que já entregou 7.994 equipamentos para todos os estados brasileiros.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do SUS a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil tem 2.118.646 casos confirmados da doença, sendo 20.257 registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h.

Em relação aos óbitos, o Brasil possui 80.120 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 632 mortes nos sistemas oficiais, a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Assim, 323 óbitos, de fato, ocorreram nos últimos três dias. Outros 3.946 seguem em investigação.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Até a última quarta-feira (15), o Brasil ocupava a segunda posição em relação ao número de casos (1.996.748) e o registro de óbitos (75.366). Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 10ª posição em relação aos casos (9.359) confirmados e a 11ª colocação no que se refere ao número de óbitos (359). A medida populacional é a taxa padrão para comparações entre os países. 


Fonte: Agência Saúde

Arte: Bené Lima

 

por Damião Rodrigues última modificação 23/07/2020 13h09

Imagem no tamanho completo: 44 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Mais de 140 feirantes do Mercado Central fazem testes para a Covid-19 e 28 atestam positivo

por Damião Rodrigues publicado 23/07/2020 13h14, última modificação 23/07/2020 13h14

 23.07.2020 às 13h15

                                    

Para retomar as atividades com segurança, os feirantes do Mercado Central de João Pessoa participaram de uma série de ações de prevenção à saúde nesta quarta-feira (22), no Parque da Lagoa, Centro da Capital. Dentre as ações, medição de temperatura, vacinação contra a influenza e testes rápidos para a covid-19, além de receberem equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e protetores facial (face shield). Ao todo, 141 testes foram realizados. Destes, 113 deram negativo (80,14%) e 28 com resultado positivo (19,86%).

A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). “Estamos com um cronograma de ações que está sendo realizado durante toda esta semana. Na segunda e na terça, os comerciantes da Feira de Jaguaribe também realizaram testes e 51 dos 439 testes deram positivo. Hoje foi a vez dos feirantes do Mercado Central. Ainda passarão por testes os feirantes do Rangel, Mangabeira VIII, Oitizeiro, Grotão e da Cecaf”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Zennedy Bezerra.

Essa ação, que vai abranger os 1.500 feirantes cadastrados na Sedurb, faz parte do plano de preparação para a retomada das atividades nas feiras livres da Capital. “Os feirantes que testaram positivos foram encaminhados à Unidade de Saúde da Família de referência. Já o comerciante que testou negativo já recebeu o crachá da Sedurb comprovando que ele está apto para voltar ao trabalho. É segurança tanto para o feirante quanto para o consumidor que vai precisar ir à feira”, explicou o diretor de serviços urbanos, Joubert Fonseca.

Profissionais envolvidos – A atividade faz parte do Plano Estratégico de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e envolve mais de 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e de apoio da SMS, além de profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano da Sedurb.

Cronograma – Nesta quinta-feira (23), 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Dumerval Trigueiro, localizada no Varjão. Também na quinta-feira, 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.  Já os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira (24) à Escola Municipal Castro Alves, em Oitizeiro.

Também na sexta-feira (24), 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz, bairro Funcionários II, e 150 feirantes da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) serão atendidos na própria Cecaf, no bairro do José Américo.

Cronograma das ações:

Feiraslivres Quantitativo dos feirantes Dia e Horário Distritos Locais – Escolas Municipais
Rangel 60 23/07: quinta-feira das 13h30 às 16h. DS II E.M. Dumerval Trigueiro
Mangabeira VIII 50 23/07: quinta-feira das 13h30 às 16h. DS III E.M. Afonso Pereira da Silva
Oitizeiro 500 23/07: quinta-feira das 13h30 às 16h. 24/07: sexta-feira das 13h30 às 16h. DS I E.M. Castro Alves
Grotão 200 24/07: sexta-feira das 13h30 às 16h. DS II E. M. Antônio Nominando Diniz
CECAF 140 24/07: sexta-feira das 13h00 às 16h. DS III CECAF
  • Fonte: PMJP (Texto: Felipe Silveira; Edição: Cristina Cavalcante; Fotografia: assessoria)


por Damião Rodrigues última modificação 24/07/2020 13h18

Imagem no tamanho completo: 37 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Damião Rodrigues última modificação 24/07/2020 13h19

Imagem no tamanho completo: 37 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prefeito anuncia quarta etapa do Plano de Flexibilização e autoriza retomada de setores de academia, alimentação e bares com 50% da capacidade

por Damião Rodrigues publicado 24/07/2020 13h22, última modificação 24/07/2020 13h22

24.07.2020 às 13h25

                               

Com segurança e evolução positiva das três primeiras etapas do Plano Estratégico de Flexibilização, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (24), a entrada na quarta fase do planejamento, com novos protocolos e medidas para a retomada gradual e progressiva de novos segmentos às atividades. A partir da próxima segunda-feira (27), seguindo um rigoroso esquema sanitário e também de fiscalização, os setores de alimentação e bares e as academias poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade. 

O número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos da Capital continua caindo e, pela primeira vez desde o início do mês de maio, a média semanal de ocupação das UTIs ficou abaixo dos 60%. Aliado a isso, a pressão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também segue em ritmo decrescente e a média diária de óbitos segue diminuindo. A partir da consolidação desta avaliação que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem realizando diariamente, o Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados com relação ao novo coronavírus planejou o início da quarta etapa.

“João Pessoa está dando exemplo de retomada segura e planejada das suas atividades. Com este Plano, iniciado oficialmente em 15 de junho, a cidade vem paulatinamente entrando neste ‘novo normal’ sem perder tudo que já conseguiu realizar desde março, quando foram tomadas as primeiras medidas de isolamento social. Com apoio da população e uma ação estratégica para fazer o primordial nesta luta, que é salvar vidas, João Pessoa pode, agora, entrar na quarta etapa da flexibilização, com protocolos dialogados com novos setores e acompanhamento permanente das áreas que já estão em funcionamento, para fortalecer nossa economia”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Retomada – Além de respeitar as chamadas ‘regras de ouro’, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5m e disponibilização de álcool gel, para a retomada dos setores de alimentação e bares, o protocolo exige a capacidade máxima de 50%, com horários determinados de funcionamento e sem shows ou apresentações de música ao vivo, bem como playgorunds e espaços de recreação. Os horários foram definidos, sendo: 7h às 10h para o café da manhã; 12h às 16h para o almoço e de 18h às 22h para o jantar. Ficam proibidos os sistemas de rodízio, buffet exposto e o self service só poderá funcionar com protetores e sendo servidos por atendentes do próprio restaurante. Ainda no segmento de alimentação, as praças de alimentação de shoppings e centros comerciais permanecem funcionando apenas com os serviços de delivery e drive thru. Bares e restaurantes de shoppings que possuem mesas dentro de seus próprios estabelecimentos, poderão abrir respeitando a regra dos 50% de capacidade.

As academias de ginástica também devem respeitar as regras de ouro e retomam com 50% da capacidade para atividades individuais e seguindo agendamento prévio. As academias devem manter as máquinas distanciadas umas dos outras e realizar a limpeza com álcool 70% a cada uso. Estão vedadas aulas coletivas, como ginástica e dança.

O esporte profissional pode dar continuidade a seus jogos, no entanto, ainda sem torcidas. Outros eventos, como os sociais, permanecem fechados durante o mês de agosto, assim como as praias e estacionamento da Orla, cinemas e teatros e as atividades educacionais. “Do ponto de vista sanitário, estes são segmentos com maior risco de transmissão do vírus e, por isso, avaliamos a necessidade de manter as atividades suspensas para posteriores avaliações”, explicou o médico e coordenador da Central de Informações sobre a Covid-19 da PMJP, Felipe Proenço.

Mais setores – As aulas de universidades com cursos na área da saúde poderão retornar nesta quarta etapa do Plano, com aulas práticas em laboratórios e com estágios para os concluintes dos cursos em 2020.1. Os serviços públicos essenciais continuam sob protocolos de segurança e com agendamento. E as demais atividades das tapas anteriores não sofrem alteração nesta quarta fase.

 

  • Fonte: PMJP (Texto: Flávio Asevêdo; Edição: Katiana Ramos; Fotografia: Dayse Euzébio)

                                  

por Damião Rodrigues última modificação 27/07/2020 12h17

Imagem no tamanho completo: 44 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

’Plano Novo Normal’ aponta 185 municípios da Paraíba com bandeira amarela

por Damião Rodrigues publicado 27/07/2020 12h25, última modificação 27/07/2020 12h40

27.07.2020 às 12h39

        

Já está disponível na página oficial do Governo do Estado (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb) a 4ª avaliação do ‘Plano Novo Normal Paraíba’. As novas bandeiras que orientam a retomada das atividades em todo o Estado e subsidiam os gestores municipais acerca do protocolo de controle da propagação do novo coronavírus apontam que 93% dos 223 municípios paraibanos estão com bandeira laranja ou amarela. A nova etapa de avaliação terá vigência entre os dias 27 de julho e 10 de agosto.

De acordo com o levantamento, 185 (83%) municípios possuem bandeira amarela; 22 (10%) bandeira laranja; 16 (7%) bandeira verde; e nenhum bandeira vermelha. Em relação à última avaliação divulgada no dia 11 de julho, ficaram constatados um aumento de municípios sinalizados com bandeiras laranja ou amarela e uma redução de municípios com bandeira verde. Os números anteriores colocavam 182 (82%) municípios com bandeira amarela; 23 (10%) com bandeira verde; 18 (8%) com bandeira laranja; e nenhum com bandeira vermelha.

Nos municípios enquadrados na bandeira amarela residem 86,6% da população paraibana, onde são acumulados 93,18% dos casos de coronavírus no Estado. Já 10,77% dos paraibanos moram em municípios com bandeira laranja, e 2,62% em cidades com bandeira verde. Juntos, eles registram 6,81% dos casos confirmados de Covid-19.

João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cabedelo e Cajazeiras estão entre os municípios sinalizados com bandeira amarela. Catolé do Rocha, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape e Princesa Isabel estão com bandeira laranja, e Alcantil, Areia, Barra de Santana e Santa Inês estão entre os municípios com bandeira verde.

Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Nos municípios com bandeira amarela, funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo), com novos protocolos.

Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.

Estão liberados para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas on-line, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

Acesse o Plano Novo Normal PB aqui.

Fonte: Secom/PB

por Damião Rodrigues última modificação 27/07/2020 12h31

Imagem no tamanho completo: 109 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Damião Rodrigues última modificação 28/07/2020 12h33

Imagem no tamanho completo: 18 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Operação Proteção fiscaliza academias na quarta etapa do Plano de Flexibilização

por Damião Rodrigues publicado 28/07/2020 12h35, última modificação 28/07/2020 12h35

 28.07.2020 às 12h39

                                              

Com a reabertura das academias na Capital, que faz parte da quarta etapa do Plano de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), equipes do Procon-JP e da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) realizaram, durante toda esta segunda-feira (27), uma fiscalização nesses locais. O principal intuito da Operação Proteção é garantir a segurança sanitária das pessoas que farão uso dos estabelecimentos, fiscalizando e orientando para que as empresas cumpram os protocolos.

Durante o turno da manhã, as equipes notificaram algumas academias pela falta de demarcação das máquinas, irregularidades a respeito dos bebedouros, distanciamentos das esteiras e cadeiras na recepção. Ao todo, onze academias localizadas nos bairros de Cabo Branco, Manaíra, Bessa, Mangabeira e Altiplano receberam a fiscalização nesse primeiro dia de retorno das atividades.

Para a secretária do Procon-JP, Maristela Viana, a ação é de fundamental importância para garantir a segurança dos que buscam as academias nesta reabertura e também para os profissionais que estão atuando nesses locais. “Estamos intensificando a fiscalização para que as academias cumpram as medidas de segurança para impedir a propagação do Coronavírus e que os alunos possam fazer suas atividades físicas com segurança”, disse.

Estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens: o limite de 50% da capacidade de alunos; atendimento individual e por agendamento; não realização de aulas coletivas; uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários e alunos; distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas; distanciamento de aparelho, equipamentos e máquinas de, no mínimo, 1,5 metro; disponibilidade de álcool em gel; limpeza permanente dos aparelhos depois do uso para o próximo aluno; e proibição do uso de bebedouro.

Mercados públicos – Ainda dentro da Operação Proteção, foi coordenado pela Defesa Civil da PMJP uma higienização no Mercado da Torre visando oferecer mais segurança na reabertura dos restaurantes que funcionam no local. “Estamos dando prioridade aos mercados públicos que têm praça de alimentação para que a higienização possa dar mais segurança, evitando que o vírus se propague nesses locais”, disse o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

Força-tarefa – Esse trabalho de fiscalização é realizado pelas secretarias de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Meio Ambiente (Semam) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil. As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o decreto n° 9.537/2020, publicado em edição especial do semanário do dia 24 de julho.


Fonte: (Texto: Rômulo Teodorico; Edição: Cristina Cavalcante; Fotografia: assessoria)

Covid-19: Brasil ultrapassa 1,7 milhão de curados

por Damião Rodrigues publicado 29/07/2020 12h22, última modificação 29/07/2020 12h22

29.07.2020  às 12h25

Número é superior à quantidade de casos ativos, ou seja, pessoas que estão em acompanhamento médico. Informações foram atualizadas às 18h30 desta terça (28/7)

Nesta terça-feira (28/7) o Brasil registrou 1.721.560 pessoas recuperadas da doença. No mundo todo, estima-se que cerca de 7,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram. O número de pessoas curadas é superior à quantidade de casos ativos (673.092), que são pacientes que estão em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (69,3%). As informações foram atualizadas às 18h30 e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde já enviou mais de R$ 63,4 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 16,1 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos mais de 15,9 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 208,5 milhões de EPIS, mais de 12,5 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.

O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a esta dos e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, sendo que já entregou 8.449 equipamentos para todos os estados brasileiros.

As iniciativas e  ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do SUS a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade.

Neste momento, o Brasil tem 2.483.191 casos confirmados da doença, sendo 40.816 registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h.

Em relação aos óbitos, o Brasil possui 88.539 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas  921 mortes nos sistemas oficiais, a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Assim, 314 óbitos, de fato, ocorreram nos últimos três dias. Outros 3.842 seguem em investigação.

CENÁRIO INTERNACIONAL 

Até o fechamento do último Boletim Epidemiológico (18/7), o Brasil ocupava a segunda posição em relação ao número de casos (2.074.860) e registro de óbitos (78.772). Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 10ª posição em relação aos casos (9.873) confirmados e a 10ª colocação no que se refere ao número de óbitos (374). A medida populacional é a taxa padrão para comparações entre os países.

 

Fonte: Agência Saúde

Arte: Bené Lima


Conduta precoce nos casos de Covid-19 evita agravamento e mortes

por Damião Rodrigues publicado 30/07/2020 11h56, última modificação 30/07/2020 11h56

30.07.2020 às 12h05

O Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas com sintomas de gripe procurem os serviços de saúde para diagnóstico e tratamento precoce

O Brasil é líder mundial em relação ao número de pacientes recuperados da Covid-19 e esse fator é resultado das ações do Ministério da Saúde em resposta à pandemia. Uma delas é a recomendação de conduta precoce, com a orientação de que todas as pessoas que apresentem sintomas gripais procurem os serviços de saúde imediatamente. O objetivo é evitar o agravamento da doença, reduzindo complicações, internações e até a morte.

Em coletiva de imprensa realizada, nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, destacou que essa atitude visa salvar vidas. “Essa conduta precoce pode evitar complicações da doença e garante o acompanhamento médico oportuno que o paciente necessita para que não precise de leitos de UTI. O Sistema Único de Saúde faz acompanhamento de todos os casos de Covid-19, sendo eles leves, moderados ou graves”, pontuou.

Pelo sistema E-SUS Notifica, o Ministério da Saúde acompanha os casos leves da doença. Ele foi desenvolvido neste ano para captar a notificação imediata de casos leves de Síndrome Gripal (SG) suspeitos de Covid-19. O objetivo é garantir agilidade no processo de notificação.

Além disso, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que fazem o primeiro atendimento do cidadão, estão preparadas para assistir esses pacientes. Desde o início do ano, as gestões locais têm adequado a rede de saúde, reorganizando os processos de trabalho e oferta de serviços para garantir pronta resposta à emergência.

Durante coletiva de imprensa desta quarta-feira (29), o secretário Arnaldo Medeiros também destacou que o Brasil está preparando estratégia de vacinação, para quando as vacinas prováveis vacinas contra a Covid-19 já estiverem disponíveis. “Em breve teremos uma grande ação de vacinação. O Programa Nacional de Imunização está preparado. Estamos atentos às vacinas que estão em desenvolvimento no mundo. O Brasil é o país que está coordenando a 3ª fase para a produção da vacina de Oxford”, concluiu o secretário.

Assista, na íntegra, a coletiva de imprensa aqui.

 

Fonte: Agência Saúde (Por Vanessa Aquino)

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 31/07/2020 11h34

Imagem no tamanho completo: 107 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

por Damião Rodrigues última modificação 31/07/2020 11h36

Imagem no tamanho completo: 107 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Hospital Solidário concede alta ao último paciente

por Damião Rodrigues publicado 31/07/2020 11h38, última modificação 31/07/2020 11h38

31.07.2020 às 12h05

Os últimos pacientes do Hospital Solidário receberam alta na tarde desta quarta-feira (30). A partir desta sexta-feira (31), a estrutura passa a ser desmontada, destinando os equipamentos para demais unidades da rede estadual de saúde, sobretudo no interior, onde cresceu o número de demanda por internação. 

Analice Mizael, 66 anos, do município de Belém, na Paraíba, foi a última paciente a receber alta do Hospital Solidário, após nove dias de internação para tratamento da Covid-19. Emocionada, a aposentada agradeceu o trabalho de todos os envolvidos no seu tratamento. “Eu não tenho do que me queixar do atendimento que recebi aqui neste hospital, do carinho e atenção de todos que me ajudaram, vieram até o meu leito, me medicaram, e conversaram comigo. Cheguei aqui muito angustiada e temerosa, mas com o passar dos dias e o tratamento que recebi, fui me tranquilizando e saio daqui a pessoa mais vencedora do mundo”, declarou.

Em 102 dias de funcionamento, 800 pacientes deram entrada no hospital com estrutura provisória de 120 leitos de enfermaria, montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na Região Metropolitana da capital. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que a unidade manteve uma ocupação média de 20% durante o mês de julho, o que possibilitou que fosse desativado. E adiantou que o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires continua com 42 leitos de UTI e 47 de enfermaria exclusivos para Covid-19 ativos. 

O diretor-geral do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe. “Chegamos a este dia com a sensação de dever cumprido, embora continuaremos lutando este combate à Covid-19. Queremos frisar nosso agradecimento aos técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, equipes de manutenção e higienização, enfim, às centenas de profissionais envolvidos e comprometidos com a vida dos pacientes. Vencemos juntos!”, pontuou.


Fonte: Secom/PB (Foto: Ricardo Puppe)


Fiocruz e AstraZeneca alinham detalhes para produção de vacina

por Damião Rodrigues publicado 03/08/2020 12h00, última modificação 03/08/2020 12h00

03.07.2020 às 12h05 Documento assinado nesta sexta-feira (31) define como será conduzido o acordo para a transferência de tecnologia e a produção de 100 milhões de doses para o Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, e a AstraZeneca assinaram nesta sexta-feira (31/07) um documento que dará base para o acordo entre os laboratórios sobre a transferência de tecnologia e produção de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança. O entendimento é o passo seguinte às negociações realizadas pelo governo federal, a Embaixada Britânica e o laboratório AstraZeneca.

O Ministério da Saúde prevê um repasse de R$ 522,1 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos. O objetivo é ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas e tecnologia disponível para a proteção da população. Outros R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de Encomenda Tecnológica. Os valores contemplam a finalização da vacina.

“Demos mais um passo importante para a formalização do acordo entre os laboratórios. Essa ação do governo federal significa um avanço para o desenvolvimento de tecnologia nacional e de proteção da população brasileira”, afirma Camile Giaretta, diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

O Memorando de Entendimento que define os parâmetros econômicos e tecnológicos para a produção da vacina da covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford já está em fase de estudos clínicos no Brasil e em outros países. O acordo prevê o início da produção da vacina no Brasil a partir de dezembro deste ano e garante total domínio tecnológico para que Bio-Manguinhos tenha condições de produzir a vacina de forma independente.

"Nos seus 120 anos de história, a Fiocruz sempre respondeu às grandes questões do SUS e às emergências sanitárias. Frente à pandemia da Covid 19, chegarmos a esse momento para celebrar o acordo com a farmacêutica AstraZeneca e realizar a encomenda tecnológica e a incorporação da tecnologia em Bio-Manguinhos é um passo fundamental para salvar vidas e garantir a autonomia e a soberania do nosso país na questão da vacina”, ressalta Nísia Trindade, presidente da Fiocruz.

O acordo entre Fiocruz e AstraZeneca é resultado da cooperação entre o governo brasileiro e governo britânico, anunciado em 27 de junho pelo Ministério da Saúde. O próximo passo será a assinatura de um acordo de encomenda tecnológica, previsto para a segunda semana de agosto, que garante acesso a 100 milhões de doses do insumo da vacina, das quais 30 milhões de doses entre dezembro e janeiro e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres de 2021.

A Fiocruz recebeu informações técnicas fornecidas pela AstraZeneca necessárias para a definição dos principais equipamentos para o início da produção industrial. Com sua larga experiência em produção de vacinas, a instituição também colocará à disposição sua capacidade técnica a serviço dos esforços mundiais para a aceleração do escalonamento industrial da vacina junto a outros parceiros.

Ao mesmo tempo, a Fiocruz constituiu um comitê de acompanhamento técnico-científico das iniciativas associadas às vacinas para a Covid-19. O comitê é coordenado pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, e tem a participação de especialistas da Fiocruz e de instituições como USP, UFRJ e UFG. 

A vacina produzida por Bio-Manguinhos será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que atende o Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo com a AstraZeneca permitirá, além da incorporação tecnológica desta vacina, o domínio de uma plataforma para desenvolvimento de vacinas para prevenção de outras enfermidades, como a malária.

A assinatura deste acordo é mais um passo decisivo para a produção de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil, contribuindo para a soberania nacional ao garantir ao país competência tecnológica e fortalecimento do SUS no combate à pandemia.

 

Fonte: Agência Saúde

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 04/08/2020 11h48

Imagem no tamanho completo: 188 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Ministério da Saúde já entregou mais de 216 milhões de EPIs

por Damião Rodrigues publicado 04/08/2020 11h55, última modificação 04/08/2020 11h56

04.08.2020 às 12h05

Os materiais são usados por profissionais de saúde de todos os estados que atuam no cuidado a pacientes com Covid-19

Para garantir a proteção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, o Ministério da Saúde já distribuiu 216,6 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todo o país. Entre os itens estão máscaras, aventais, óculos e protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool. As entregas representam mais um, entre diversos esforços do Governo do Brasil, para auxiliar e reforçar as redes de saúde dos estados e municípios no combate a pandemia da Covid-19.

Ao todo, o Ministério da Saúde já entregou aos estados 564,2 mil litros de álcool; 3,1 milhões de aventais; 36,9 milhões de luvas; 11,1 milhões de máscaras N95; 145,6 milhões de máscaras cirúrgicas; 1,9 milhão de óculos e protetores faciais; e 17,2 milhões de toucas e sapatilhas. Os materiais foram entregues para as Secretarias Estaduais de Saúde, responsáveis por definir quais os serviços de saúde vão recebê-los, a partir de um planejamento local.

APOIO ESTRATÉGICO

A compra de EPIs é de responsabilidade dos estados e municípios. No entanto, devido à escassez mundial desses materiais, neste cenário de emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde utilizou o seu poder de compra para fazer as aquisições em apoio irrestrito aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da doença em todos os estados.

Com a gradativa normalização dos mercados, a expectativa é que os gestores locais consigam novamente abastecer seus estoques com recursos que já são repassados pelo Governo do Brasil, além de recursos próprios.

Os EPIs são usados por profissionais de saúde que prestam assistência ao paciente com Covid-19, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além da equipe de suporte que, eventualmente, precisar entrar no quarto, enfermaria ou área de isolamento. São de uso individual e se destinam a proteger os profissionais de possíveis riscos de contágio.

A população pode acompanhar a quantidade de EPIs distribuída a cada estado pelo Localiza SUS, um painel online criado pelo Ministério da Saúde. Na plataforma também é possível acompanhar a quantidade de leitos habilitados, de testes entregues, insumos e outros itens disponibilizados para cada estado. O objetivo é informar à população sobre tudo o que foi comprado, doado e distribuído para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Equipamentos de Proteção Individual entregues até o momento

Estado 

 Álcool

 Avental

 Luva

 Máscara Cirúrgica

 Máscara N95

 Óculos e Protetor Facial

 Sapatilha e Touca

 Total Geral

Acre

                 2.430

              13.883

            109.700

            749.000

              52.500

                            11.090

              88.600

        1.027.203

Alagoas

                 7.468

              41.730

            364.300

        2.208.050

            164.850

                            29.540

            266.800

        3.082.738

Amapá

                 2.334

              13.574

            262.800

            773.700

              44.050

                            10.820

            137.000

        1.244.278

Amazonas

              19.921

            121.013

            453.700

        3.433.050

            270.800

                            49.900

            425.500

        4.773.884

Bahia

              33.503

            197.999

        1.666.400

      10.938.800

            731.000

                          143.040

        1.194.800

      14.905.542

Ceará

              18.733

            109.709

            958.000

        6.213.400

            413.100

                            80.900

            714.800

        8.508.642

Distrito Federal

                 8.146

              46.538

            343.600

        3.190.450

            326.450

                            44.940

            251.700

        4.211.824

Espírito Santo

                 9.844

              55.135

            450.200

        2.892.700

            200.600

                            39.140

            330.300

        3.977.919

Goiás

              14.409

              88.123

            722.800

        5.295.000

            467.200

                            73.620

            544.700

        7.205.852

Maranhão

              15.507

              90.222

            744.300

        5.311.750

            382.250

                            70.030

            565.100

        7.179.159

Mato Grosso

                 7.716

              44.978

            422.100

        2.809.200

            283.510

                            41.600

            282.700

        3.891.804

Mato Grosso do Sul

                 8.026

              44.367

            335.600

        2.394.500

            179.000

                            32.180

            238.700

        3.232.373

Minas Gerais

              55.939

            307.269

        2.412.300

      16.312.550

        1.280.450

                          217.570

        1.724.400

      22.310.478

Outros Órgãos Federais

              46.998

            332.903

      12.158.100

        3.889.500

            516.601

                            28.945

            448.800

      17.421.847

Pará

              15.038

            135.227

            845.100

        5.028.350

            378.900

                            67.880

            688.900

        7.159.395

Paraíba

                 9.672

              57.421

            442.700

        3.302.450

            241.350

                            44.100

            333.900

        4.431.593

Paraná

              28.311

            150.580

        1.273.600

        7.845.950

            596.450

                          101.620

            916.600

      10.913.111

Pernambuco

              21.367

            124.309

        1.025.400

        6.743.550

            491.400

                            88.760

            763.000

        9.257.786

Piauí

                 7.867

              45.787

            363.400

        2.544.850

            185.800

                            33.880

            280.200

        3.461.784

Rio de Janeiro

              39.633

              93.965

        2.973.200

      11.023.050

            857.150

                            90.780

        1.240.800

      16.318.578

Rio Grande do Norte

                 8.438

              49.646

            387.900

        2.747.900

            199.150

                            36.440

            287.200

        3.716.674

Rio Grande do Sul

              31.981

            157.999

        1.324.100

        7.570.500

            565.050

                            96.780

            913.900

      10.660.310

Rondônia

                 4.371

              25.924

            208.900

        1.413.050

            103.300

                            19.330

            157.000

        1.931.875

Roraima

                 1.789

                 9.599

              73.200

            576.150

              41.500

                               8.110

              55.600

            765.948

Santa Catarina

              18.152

              94.539

            812.000

        4.907.750

            359.900

                            63.250

            577.600

        6.833.191

São Paulo

            115.851

            613.467

        5.371.400

      21.949.400

        1.535.300

                          368.760

        3.465.600

      33.419.778

Sergipe

                 5.790

              31.424

            270.200

        1.828.250

            140.940

                            24.120

            193.600

        2.494.324

Tocantins

                 5.062

              29.358

            195.500

        1.747.050

            129.220

                            24.380

            151.500

        2.282.070

Total Geral

            564.295

        3.126.688

      36.970.500

    145.639.900

      11.137.771

                      1.941.505

      17.239.300

    216.619.959

Saiba mais sobre coronavírus acessando nossa página especializada


Fonte: Agência Saúde (Por Silvia Pacheco)


por Damião Rodrigues última modificação 06/08/2020 11h59

Imagem no tamanho completo: 14 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prefeito autoriza reabertura das praças de alimentação de shoppings centers a partir desta quinta-feira (6) e modifica horário de cafeterias e lanchonetes

por Damião Rodrigues publicado 06/08/2020 12h02, última modificação 06/08/2020 12h02

06.08.2020 às 12h06

                                                   

Com 50% da capacidade, espaços poderão receber clientes respeitando protocolos de segurança. Também houve alteração no funcionamento de self-services

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, nesta terça-feira (4), uma nova fase do Plano Estratégico de Flexibilização, com a autorização para o funcionamento das praças de alimentação dos shoppings centers a partir desta quinta-feira (6). Além disso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também promoveu alterações referentes aos protocolos da quarta etapa do plano, com relação aos restaurantes self-service e no horário de funcionamento de cafeterias e lanchonetes.

As medidas foram anunciadas após reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital, além de também terem sido analisados dados sanitários e de ocupação hospitalar, por exemplo. 

“Realizamos uma reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital e chegamos a um bom entendimento no sentido de flexibilizar a abertura das praças e demais alterações de forma que continuemos preservando as vidas das pessoas. O setor de bares e restaurantes pode dar mais um passo nesta retomada gradual às atividades, abrindo agora as praças de alimentação, seguindo as regras de ouro que estabelecemos e que tem nos ajudado a salvar vidas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Desta forma, a partir da quinta-feira (6), as praças de alimentação dos shoppings poderão ser reabertas seguindo as mesmas normas e protocolos estabelecidos para os bares e restaurantes. Dentre as regras, está a limitação a 50% da capacidade local, distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel e a continuidade do uso obrigatório das máscaras. O horário estabelecido é o mesmo de funcionamento dos shoppings.

Também foi feito um ajuste no horário das cafeterias, lanchonetes e similares, para que elas possam funcionar em horário corrido, de 12h às 20h e não mais conforme estava estabelecido anteriormente, que seguia os mesmos horários de bares e restaurantes.  Outra mudança acontece nos restaurantes que servem refeições self-service. A partir desta quinta, não será mais obrigatória a presença de um funcionário do estabelecimento servindo os clientes. Para reduzir as aglomerações, estes restaurantes deverão dispor de protetores salivares nos buffets, mas os próprios clientes poderão se servir utilizando luvas descartáveis oferecidas pelos estabelecimentos.

Dia dos Pais – O comércio também terá uma alteração no horário de funcionamento até o Dia dos Pais, neste domingo (9), podendo fechar às 17h em virtude da possibilidade de haver aglomeração neste período de compras de presentes. Desta forma, o comércio de rua ficará aberto das 9h às 17h.


Fonte: PMJP (Texto: Flávio Asevêdo;; Edição: Thadeu Rodrigues; Fotografia: Arquivo/SECOM)

por Damião Rodrigues última modificação 07/08/2020 12h07

Imagem no tamanho completo: 64 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Prevenção ao coronavírus: Cemitérios de João Pessoa ficam fechados ao público no Dia dos Pais

por Damião Rodrigues publicado 07/08/2020 12h11, última modificação 07/08/2020 12h11

07.08.2020 às 12h15

                               

Ainda como forma de medida preventiva ao novo coronavírus, neste domingo (9), Dia dos Pais, os cemitérios públicos e privados da Capital não estarão abertos à visitação. Desde o dia 31 de março que, de forma antecipada, os velórios foram suspensos, como forma de evitar aglomerações. Assim como ocorreu no Dia das Mães, os cemitérios permanecerão fechados.

A orientação é de que as famílias evitem se dirigir ao local e que façam as suas homenagens em casa, evitando aglomerações. “Sabemos o significado da data para muitos, no entanto o momento ainda é de prevenção. Contamos com a compreensão da população para que neste domingo, façam suas orações em casa. O objetivo é garantir que não haja aglomeração, o que seria inevitável se abríssemos os cemitérios na data. Como ocorre no Dia das Mães e Dia de Finados, esses locais ficam lotados e precisamos estar vigilantes quanto às medidas de prevenção à Covid-19”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

As celebrações nestes espaços estão suspensas desde o mês de março, quando a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) divulgou os protocolos de saúde a ser seguidos nos cemitérios. Seguindo as orientações publicadas em decreto municipal, sepultamentos de pessoas que não foram vítimas da Covid-19 podem contar com a presença de, no máximo, dez pessoas. No caso de vítimas da doença, apenas uma pessoa é permitida. O atendimento ao público segue acontecendo em horário reduzido, das 9h às 16h. Já a parte de sepultamento está sendo realizada conforme a demanda, a qualquer hora do dia.

Em João Pessoa, os cemitérios públicos recebem serviços de higienização e de zeladoria permanentes. Os profissionais atuam com equipamentos de proteção individual (EPIs) e foram capacitados para lidar com sepultamentos da doença. “A nossa preocupação neste momento é também para não expor os visitantes e também quem trabalha nos cemitérios, que vem cumprindo um papel essencial neste período de pandemia”, explicou Zennedy Bezerra.


Fonte: PMJP (Texto: Andrezza Carla; Edição: Katiana Ramos; Fotografia: Arquivo/SECOM)

 

Covid-19: Brasil registra 2.118.460 de recuperados

por Damião Rodrigues publicado 10/08/2020 11h56, última modificação 10/08/2020 11h56

10.08.2020 às 12h05

Número é superior à quantidade de casos ativos, ou seja, pessoas que estão em acompanhamento médico. Informações foram atualizadas às 18h deste domingo (09/08)

O Brasil registrou neste domingo (9) 2.118.460 de recuperados da Covid-19. No mundo, estima-se que pelo menos 13 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram. O número de pessoas curadas no Brasil é superior à quantidade de casos ativos (815.913), que são pacientes que estão em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (69,8%). As informações foram atualizadas às 18h e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A doença está presente em 98,8% dos municípios brasileiros. Contudo, mais da metade das cidades (3.838) possuem entre 2 e 100 casos. Em relação aos óbitos, 3.627 municípios tiveram registros (65,1%), sendo que 768 deles apresentaram apenas um óbito confirmado.

O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde já enviou mais de R$ 63,4 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 16,4 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos mais de 16,1 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 216,6 milhões de EPIS, mais de 13,3 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.

O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, sendo que já entregou 8.923 equipamentos para todos os estados brasileiros.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do SUS a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil tem 3.035.422 casos confirmados da doença, sendo 23.010 registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h.

Em relação aos óbitos, o Brasil possui 101.049 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 572 mortes nos sistemas oficiais, a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Assim, 116 óbitos, de fato, ocorreram nos últimos três dias. Outros 3.566 seguem em investigação.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Até o dia 02 de agosto, o Brasil ocupava a segunda posição em relação ao número de casos (2.707.877) e ao registro de óbitos (93.563). Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 9ª posição em relação aos casos (12.885) confirmados e a 10ª em relação aos óbitos (445). A medida populacional é a taxa padrão para comparações entre os países.

Fonte: Agência Saúde

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 11/08/2020 12h15

Imagem no tamanho completo: 218 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Ministro interino da Saúde defende tratamento precoce e ressalta a autonomia dos municípios e dos estados nas decisões do combate ao coronavírus

por Damião Rodrigues publicado 11/08/2020 12h18, última modificação 11/08/2020 12h18

11.08.2020 às 12h19

                                                                                                                                                Peter Ilicciev / Fiocruz

Durante cerimônia de início de operações de Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, realizada nesta segunda, 10 de agosto, no Rio de Janeiro, o Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, defendeu o tratamento precoce e reiterou autonomia dos municípios e dos estados para o enfrentamento do novo coronavírus:

"Medidas preventivas e afastamento social são medidas de gestão dos municípios e dos estados. E nós apoiamos todas elas, porque quem sabe o que é necessário naquele momento precisa de apoio. E nós apoiamos. Mas, fica a lembrança, independentemente da medida que se tome, tem que estar aliada à capacidade de triar e procurar se as pessoas estão ou não com sintomas”, ressaltou Pazuello.

Instalada na sede da Fiocruz, a unidade de apoio vai ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção da Covid-19. O centro é equipado com plataformas automatizadas e tem capacidade de liberar até 15 mil resultados de testes moleculares por dia.

Veja a íntegra da cerimônia aqui.

Fonte: Ministério da Saúde 

por Damião Rodrigues última modificação 13/08/2020 12h15

Imagem no tamanho completo: 33 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Hospitais da rede municipal de saúde possibilitam contato de pacientes com covid-19 e familiares por meio de videochamadas

por Damião Rodrigues publicado 13/08/2020 12h18, última modificação 13/08/2020 12h18

13.08.2020 às 12h23

                                                   

Durante este período de pandemia, os familiares não podem acompanhar os pacientes diagnosticados com covid-19 e ficam impossibilitados de fazer visita para evitar a disseminação do coronavírus. Entretanto, os hospitais Prontovida e Santa Isabel, que são referência no tratamento da doença na rede municipal de saúde, possibilitam a realização de videochamadas para aproximar os pacientes e os familiares durante o período de internação.

De acordo com o coordenador de Psicologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), Thomé Xavier, a videochamada é uma das estratégias de intervenção à saúde mental tanto dos pacientes quanto de seus familiares, pois garante o bem-estar psicológico, que é essencial para a eficiência do tratamento clínico. Conforme ele explica, o fortalecimento emocional garante que o paciente dê continuidade ao tratamento em isolamento social e entenda que é um processo temporário.

“Ao realizar a chamada de vídeo, observa-se uma melhora de resposta ao tratamento do paciente de covid-19, visto que a família participa e incentiva na continuidade do tratamento, mesmo o paciente estando em isolamento, sem receber visita no hospital. Além disso, favorece a equipe multidisciplinar quando o paciente fica mais colaborativo”, destacou Thomé Xavier.

Uma das pacientes que tem conversado com a família por meio de chamadas de vídeo é Antônia Maria da Silva, que está há 52 dias internada no HMSI e, desses, 31 dias passou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Para mim, poder ver minha família não tem preço e vale muito a pena, mesmo que seja pela tela do celular. É muito gratificante ver meu marido, minha filha e minha neta, além de matar um pouco da saudade, me ajuda a ter mais vontade de sair curada”, comentou Antônia Maria.

Na unidade hospitalar, existe uma programação diária para as chamadas de vídeo, que são realizadas tanto nas enfermarias, quanto na UTI. “Quando os psicólogos não conseguem realizar as chamadas em horário previamente programado, a equipe de enfermagem realiza num momento de estabilidade no setor. Para que ocorram as videochamadas, a UTI e a equipe precisa estar sem nenhuma intercorrência e o paciente deve estar com quadro clínico favorável e nível de consciência satisfatório”, explicou o coordenador de Psicologia do HMSI.

Para a dona de casa Josimeri Rocha, as videochamadas foram muito importantes para toda a família durante o período em que seu esposo esteve internado no Hospital Santa Isabel. “Aliviava nossos corações e nos deixava mais tranquilos porque podíamos mandar força para ele e também deixá-lo tranquilo, pois ele se preocupava em como estávamos aqui fora. Então esse contato contribuiu muito para a recuperação dele”, relembrou.

Além das chamadas de vídeo com seus familiares, os pacientes recebem apoio psicológico e emocional durante a internação. Para os familiares ficarem informados sobre o estado de saúde do paciente, a equipe multiprofissional informa o boletim médico, diariamente, por meio de ligação telefônica.

HMSI – Com a pandemia do coronavírus, o Hospital Santa Isabel passou a receber apenas casos de covid-19, sendo uma das referências de atendimento para a doença em João Pessoa. Até o momento, o HMSI já atendeu pelo menos 320 pessoas com covid-19.

Prontovida – O Hospital Prontovida foi inaugurado pelo prefeito Luciano Cartaxo, em maio deste ano, exclusivamente para receber pacientes de covid-19. Em quase dois meses de funcionamento, a unidade hospitalar já recebeu mais de 350 pessoas infectadas pelo Coronavírus.

Hospital do Valentina – No Hospital Municipal do Valentina (HMV), referência no atendimento infantil na rede municipal de saúde, as crianças com covid-19 podem ser acompanhadas pelo responsável quando estão em leitos de enfermaria e, por isso, não há o contato com os familiares por videochamada. No caso das crianças que estão em leitos de UTI, a equipe do hospital passa o boletim médico para a família diariamente.

Rede Integrada – Além do Prontovida, HMSI e HMV, o atendimento a pacientes com covid-19 na rede municipal de saúde também acontece em outros serviços, como as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em Cruz das Armas, Valentina, Bancários e Jardim Oceania, que passaram a ser 100% direcionadas para pacientes de coronavírus. Completa a rede de tratamento o Hospital São Luiz e o Hospital Universitário Lauro Wanderley, como unidades credenciadas. Ao todo, são 282 leitos disponibilizados exclusivamente para pacientes de covid-19.


Fonte: PMJP (Texto: Thibério Rodrigues; Edição: Thadeu Rodrigues; Fotografia: Assessoria)

por Haryson Alves última modificação 20/08/2020 12h11

Imagem no tamanho completo: 2.25 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Uso de praias é liberado e ônibus voltam a circular aos domingos e feriados em JP

por Haryson Alves publicado 20/08/2020 12h15, última modificação 20/08/2020 12h31
20/08/2020 às 12h09

Dando continuidade ao Plano Estratégico de Flexibilização, divulgado nesta manhã de quarta-feira (19), João Pessoa terá a ampliação do horário de funcionamento do comércio varejista das 9h às 17h, além da volta dos transportes públicos nos domingos e feriados. Também foi liberado o uso das praias e o som ao vivo individual em bares e restaurantes, entre outras medidas. O plano estratégico também prevê a suspensão de desfiles e eventos comemorativos no próximo dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

As novas medidas seguem o quadro evolutivo de recuperação da cidade no que diz respeito à Covid-19, apesar de ser importante manter o isolamento social na medida do possível e só sair de casa quando realmente for necessário.

O número médio de casos diários não tem aumentado ao longo das etapas de flexibilização e a ocupação dos leitos de UTI atingiu o menor patamar nesta terça-feira (19) desde abril, estando em 38%. Além disso, a Capital registra queda na média diária de óbitos ao longo das etapas da flexibilização e está havendo queda na procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Comércio varejista

A partir desta sexta-feira (21), o comércio varejista poderá funcionar das 9h às 17h, respeitando as demais normas previstas em decretos anteriores quanto às medidas sanitárias, como a capacidade de pessoas em cada estabelecimento e as chamadas “regras de ouro”, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre as pessoas.

Os shopping centers e centros comerciais do Bairro dos Estados poderão modificar seu horário de funcionamento, ficando de 10h às 18h. O Plano de Flexibilização autoriza também o uso da faixa de areia e banho de mar nas praias de João Pessoa, assim como também a prática de atividades esportivas nestes locais.

Transporte público

O transporte público coletivo volta a circular para o público nos domingos e feriados. Nos bares e restaurantes, fica autorizada a realização de apresentação musical ao vivo individual, devendo-se manter o distanciamento com relação ao público e demais medidas sanitárias.

Também ficam autorizados os passeios e visitações aos pontos turísticos de João Pessoa e os restaurantes localizados dentro de shoppings ou centros comerciais, que apresentem área própria de serviço aos clientes, poderão funcionar até as 22h.

Também estão autorizadas as práticas de esporte, bem como escolinhas esportivas para alunos a partir de 12 anos, sem torcida, evitando aglomerações e com atenção às medidas sanitárias expedidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Setembro

Os eventos sociais poderão ocorrer, pois estará autorizado o funcionamento de casas de festas e eventos privados, restritos a 50% da capacidade física dos estabelecimentos. Para isso, deve-se respeitar o distanciamento de 2m entre as mesas, disponibilização de álcool gel, serviços somente à francesa (empratados ou volantes), individualizados e observando demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Secom PMJP / Foto: Juliana Santos (Secom CMJP)

por Damião Rodrigues última modificação 24/08/2020 13h20

Imagem no tamanho completo: 31 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Pesquisa da UFPB investiga alterações nos cinco sentidos provocadas pela Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 24/08/2020 13h23, última modificação 24/08/2020 13h23

24.08.2020 às 13h26

        

Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) investiga se a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, provoca alterações nos cinco sentidos. O estudo está sendo realizado pelo professor Natanael Antonio dos Santos, coordenador do Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento, no campus I da federal paraibana, em João Pessoa (PB).

O trabalho científico está em sua fase inicial e busca por voluntários. Para colaborar, o interessado deve ter idade entre 13 a 70 anos, e ter testado positivo para a Covid-19 durante este período de pandemia. O questionário on-line pode ser acessado através deste link e leva cinco a dez minutos minutos para ser respondido.

De acordo com Gabriella Medeiros, uma das pesquisadoras que participa do estudo, existem indícios de que a Covid-19 é potencialmente neuro-invasiva, porque uma das portas de entrada do novo coronavírus coincide com uma das que dão acesso ao sistema nervoso central, que é o sistema sensorial, a exemplo do bulbo olfatório.

Para confirmar ou descartar essas possíveis alterações na visão, audição, olfato, paladar e tato, em decorrência da Covid-19, será utilizada a Escala Subjetiva de Anomalias Sensoriais e Perceptuais da Covid-19 (ESASP-19).

“Nós queremos determinar as principais alterações nos cinco sentidos. Como é uma pesquisa auto-descritiva, a resposta que os participantes darão a essas perguntas já se encontra no nível da percepção (quando processamos a informação sensorial e identificamos a nível consciente do que se trata), por isso já envolve domínios cognitivos, a exemplo da memória”, explica Gabriella.

A pesquisadora da UFPB ainda conta que existem relatos na literatura da perda olfatória durante o período de infecção pelo novo coronavírus. Porém, não existem informações a cerca de quanto tempo duraram as alterações e a intensidade.

“No nosso estudo, primeiro perguntamos se o participante apresentou alguma alteração naquela função sensorial específica. Exemplo de pergunta no questionário: Você sentiu ou percebeu alguma alteração na audição, como secreção, inflamação, zumbido?”.

De acordo com a pesquisadora, caso o participante marque a alternativa "sim", será redirecionado a uma página com questões sobre audição, como “Os sons ambientais pareceram ausente ou menos intensos que o natural?”. Assim, o voluntário deve indicar se essa alteração nunca ocorreu, se ocorreu na metade do tempo em que esteve com o vírus, muitas vezes ou sempre.

“Existem outras perguntas acerca dessa função sensorial. Ao todo, são quatro. E esse processo ocorre para cada um dos cinco sentidos. Se o participante responder "não", será redirecionado para a questão referente a se teve ou não alteração em outro sentido”.

Finalizada essa etapa, será perguntado o período em que alterações foram mais comuns de ocorrerem. A última etapa é quanto tempo eles perceberam que essas alterações duraram, por exemplo dois, quatro ou cinco dias.

“Nosso estudo pode auxiliar os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente da pandemia, ajudando a detectar se a pessoa tem a doença na fase inicial, viabilizando o isolamento social, impedindo a transmissão e facilitando um tratamento precoce”, conta o docente Natanael Antonio.

Também colaboram para a pesquisa os professores Givago Silva, do Laboratório de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (UFPA); Michael Jackson, do Laboratório de Neurociências, Cronobiologia e Psicologia do Sono da Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG) e os pesquisadores da UFPB Jandirlly Julianna, Thiago Monteiro e Thiago Augusto.

 

Fonte: Ascom/UFPB (Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz)

Atualização Covid-19 | 24/08/2020

por Damião Rodrigues publicado 25/08/2020 13h28, última modificação 25/08/2020 13h28

25.08.2020 às 13h29

150 cidades paraibanas já confirmaram óbitos por Covid-19: Casos Confirmados: 101.303; Casos Descartados: 123.654; 

Óbitos confirmados: 2.330; Casos recuperados: 63.037; Total de municípios: 223. 

Nesta segunda, 24 de agosto, a Paraíba registrou 171 novos casos de Covid-19 e 22 óbitos confirmados desde a última atualização, 04 deles ocorridos nas últimas 24h. Até o momento, 101.303 pessoas já contraíram a doença, 63.037 já se recuperaram e 2.330, infelizmente, faleceram. Até o momento, 297.710 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. O Sistema nacional de notificação de casos apresentou instabilidade nos últimos dias, o que justifica a queda no número de casos.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 38%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 33%. Em Campina Grande estão ocupados 32% dos leitos de UTI adulto e no sertão 61% dos leitos de UTI para adultos.

O índice de Isolamento Social foi de apenas 43,6%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%.

 

Os casos confirmados estão distribuídos por todos os 223 municípios paraibanos:

Água Branca (54); Aguiar (24); Alagoa Grande (914); Alagoa Nova (278); Alagoinha (933); Alcantil (59); Algodão de Jandaíra (16); Alhandra (620); Amparo (17); Aparecida (78); Araçagi (495); Arara (203); Araruna (234); Areia (411); Areia de Baraúnas (11); Areial (48); Aroeiras (209); Assunção (45); Baia da Traição (611); Bananeiras (293); Baraúna (135); Barra de Santa Rosa (73); Barra de Santana (104); Barra de São Miguel (55); Bayeux (1727); Belém (1001); Belém do Brejo do Cruz (40); Bernardino Batista (9); Boa Ventura (6); Boa Vista (102); Bom Jesus (12); Bom Sucesso (23); Bonito de Santa Fé (38); Boqueirão (371); Borborema (41); Brejo do Cruz (403); Brejo dos Santos (38); Caaporã (938); Cabaceiras (64); Cabedelo (2680); Cachoeira dos Índios (99); Cacimba de Areia (9); Cacimba de Dentro (266); Cacimbas (46); Caiçara (435); Cajazeiras (1585); Cajazeirinhas (34); Caldas Brandão (243); Camalaú (3); Campina Grande (12152); Capim (148); Caraúbas (43); Carrapateira (50); Casserengue (336); Catingueira (17), Catolé do Rocha (374); Caturité (102); Conceição (555); Condado (125); Conde (755); Congo (79); Coremas (131); Coxixola (34); Cruz do Espírito Santo (286); Cubati (76); Cuité (186); Cuité de Mamanguape (119); Cuitegí (400); Curral de Cima (28); Curral Velho (2), Damião (33); Desterro (54); Diamante (232); Dona Inês (89); Duas Estradas (84); Emas (50); Esperança (486); Fagundes (108); Frei Martinho (10); Gado Bravo (97); Guarabira (3929); Gurinhém (432); Gurjão (30); Ibiara (76); Igaracy (11); Imaculada (57); Ingá (1270); Itabaiana (1063); Itaporanga (322); Itapororoca (800); Itatuba (339); Jacaraú (295); Jericó (36); João Pessoa (25819; Joca Claudino (15); Juarez Távora (304); Juazeirinho (204); Junco do Seridó (60); Juripiranga (464); Juru (133); Lagoa (6); Lagoa de Dentro (134); Lagoa Seca (684); Lastro (20); Livramento (103); Logradouro (145); Lucena (427); Mãe d'Água (19); Malta (108); Mamanguape (2227); Manaíra (11); Marcação (370); Mari (1140); Marizópolis (32); Massaranduba (323); Mataraca (210); Matinhas (72); Mato Grosso (17); Matureia (49); Mogeiro (196); Montadas (47); Monte Horebe (31); Monteiro (478); Mulungu (376); Natuba (63); Nazarezinho (39); Nova Floresta (69), Nova Olinda (15); Nova Palmeira (77); Olho D´Água (40); Olivedos (95); Ouro Velho (2);  Parari (5); Passagem (30); Patos (3505); Paulista (228); Pedra Branca (1); Pedra Lavrada (35); Pedras de Fogo (1284); Pedro Régis (50); Piancó (178); Picuí (241); Pilar (381); Pilões (108); Pilõezinhos (276); Pirpirituba (310); Pitimbu (614); Pocinhos (165);  Poço Dantas (21); Poço de José Moura (29); Pombal (532); Prata (7); Princesa Isabel (90); Puxinanã (276);  Queimadas (1142); Quixaba (34); Remígio (244); Riachão (75); Riachão do Bacamarte (229);  Riachão do Poço (92); Riacho de Santo Antônio (30); Riacho dos Cavalos (14); Rio Tinto (1089); Salgadinho (30); Salgado de São Felix (257); Santa Cecília (74); Santa Cruz (58); Santa Helena (19); Santa Inês (65);  Santa Luzia (251); Santa Rita (2915); Santa Terezinha (54); Santana de Mangueira (9); Santana dos Garrotes (19); Santo André (13); São Bentinho (64); São Bento (1855); São Domingos (7); São Domingos do Cariri (53);  São Francisco (34);  São João do Cariri (102); São João do Rio do Peixe (279); São João do Tigre (12); São José da Lagoa Tapada (59); São José de Caiana (48); São José de Espinharas (63); São José de Piranhas (187); São José de Princesa (2); São José do Bonfim (59); São José do Brejo do Cruz (14); São José do Sabugi (236); São José dos Cordeiros (42); São José dos Ramos (251); São Mamede (45); São Miguel de Taipu (137); São Sebastião de Lagoa de Roça (237); São Sebastião do Umbuzeiro (19); São Vicente do Seridó (49); Sapé (1087); Serra Branca (163); Serra da Raíz (30); Serra Grande (11); Serra Redonda (261); Serraria (170); Sertãozinho (283); Sobrado (189); Solânea (597); Soledade (164); Sossego (15), Sousa (1574); Sumé (251); Tacima (123); Taperoá (95); Tavares (145); Teixeira (166); Tenório (30); Triunfo (74); Uiraúna (138); Umbuzeiro (77); Várzea (18); Vieirópolis (7); Vista Serrana (14), Zabelê (30).

 

*Dados oficiais preliminares (fonte: SIM, e-sus VE e SIVEP) extraídos às 10h do dia 24/08, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

 

150 Municípios já registraram óbitos desde o início da pandemia. Os 22 óbitos registrados nesta segunda ocorreram entre 18 de maio e 24 de agosto, 08 deles nas últimas 48 horas entre residentes de 15 municípios. Os pacientes tinham idade entre 05 meses e 95 anos, sendo 07 deles com menos de 65 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais freqüente.

Homem, 38 anos, residente em Brejo do Cruz. Portador de diabetes, cardiopatia e doença renal. Início dos sintomas em 10/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 24/08/2020.

Homem, 73 anos, residente em João Pessoa. Portador de hipertensão, diabetes, cardiopatia e doença renal. Início dos sintomas em 29/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 24/08/2020.

Mulher, 54 anos, residente em Marcação. Portador de hipertensão, diabetes, cardiopatia e doença respiratória. Com início dos sintomas em 06/08/2020, foi a óbito em hospital público no dia 23/08/2020.

Mulher, 89 anos, residente em Caaporã. Sem informação de comorbidade. Início dos sintomas em 19/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 23/08/2020.

Mulher, 61 anos, residente em Baia da Traição. Cardiopata, hipertensa, diabética e sequelada de AVC. Início dos sintomas em 31/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 22/08/2020.

Mulher, 87 anos, residente em João Pessoa. Portadora de hipertensão e hidrocefalia. Início dos sintomas em 01/08/2020. Foi a óbito em hospital privado no dia 22/08/2020.

Homem, 93 anos, residente em Sapé. Cardiopata. Início dos sintomas em 17/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 22/08/2020.

Lactente, 5 meses, sexo feminino,  residente em Uiraúna. Portadora de doença hepática. Início dos sintomas em 26/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 22/08/2020.

Mulher, 67 anos, residente em João Pessoa. Diabético, hipertenso, cardiopata e portador de doença respiratória. Início dos sintomas em 27/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 21/08/2020.

Homem, 91 anos, residente em Cajazeiras. Sem Comorbidade. Início dos sintomas em 11/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 21/08/2020.

Mulher, 35 anos, residente em Serraria. Hipertensa, cardiopata e etilista. Início dos sintomas em 08/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 19/08/2020.

Mulher, 51 anos, residente em João Pessoa. Diabética. Início dos sintomas em 16/08/2020,  foi a óbito em hospital público no dia 19/08/2020

Mulher, 70 anos, residente em Alagoa Grande. Sem comorbidade. Início dos sintomas em 30/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 18/08/2020.

Homem, 67 anos, residente em Monteiro. Diabético, cardiopata, portador de doença respiratória. Início dos sintomas em 03/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 13/08/2020.

Mulher, 54 anos, residente em Santa Rita.Diabética. Início dos sintomas em 01/08/2020. Foi a em hospital público no dia 06/08/2020.

Homem, 69 anos, residente em João Pessoa.Portador de hipertensão, diabetes, cardiopatia e neoplasia. Início dos sintomas em 21/07/2020. Foi a em hospital público no dia 03/08/2020.

Mulher, 86 anos, residente em João Pessoa. Portadora de hipertensão. Início dos sintomas em 09/07/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 19/07/2020.

Homem, 70 anos, residente em Sumé. Portador de doença renal. Início dos sintomas em 05/06/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 11/07/2020.

Homem, 95 anos, residente em João Pessoa.  Portador de cardiopata, doença respiratória e doença cromossômica. Início dos sintomas em 11/06/2020. Foi a em hospital público no dia 26/06//2020.

Homem, 74 anos, residente em Mamanguape.  Portador de cardiopata, hipertensão e diabetes. Início dos sintomas em 23/05/2020. Foi a em hospital público no dia 19/06/2020.

Mulher, 83 anos, residente em Matinhas. Sem informação de comorbidade. Início dos sintomas em 01/06/2020. Foi a em hospital público no dia 13/06/2020.

Homem, 47 anos, residente em João Pessoa. Etilista. Início dos sintomas em 17/05/2020. Foi a em hospital público no dia 18/05//2020.

 Os dados epidemiológicos e de ocupação de leitos estão disponíveis em www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Fonte: Secom/PB

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 26/08/2020 12h42

Imagem no tamanho completo: 86 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

UFPB participa de projeto para criar medicamentos antiCovid-19

por Damião Rodrigues publicado 26/08/2020 12h45, última modificação 26/08/2020 12h47

26.08.2020 às 12h48

Fármacos serão desenvolvidos a partir de plantas comestíveis

O Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atuará no projeto "Prospecção bio-guiada de fármacos antiCovid-19 a partir de plantas comestíveis e desenvolvimento de híbridos sintéticos com potencial antiviral" para dar suporte na busca de fármacos contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2), por meio de plantas comestíveis. 

De autoria do pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antonio Luiz Braga, o projeto terá a atuação do Laboratório de Quimioinformática, do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos da UFPB, no desenvolvimento dos cálculos teóricos. Também há parceria com a Universidade Federal do ABC paulista (UFABC). 

“Estamos realizando o docking de alguns compostos propostos inicialmente pelo projeto. Algumas estruturas já foram reportadas na literatura pelo potencial antiviral. Essas estruturas são produtos naturais e derivados”, afirma o professor da UFPB, Marcus Scotti.

No campo da modelagem molecular, docking é um método que prevê a orientação preferencial de uma molécula para uma segunda, quando ligada uma à outra para formar um complexo estável.

De acordo com o Scotti, as estruturas e os derivados delas presentes no projeto estão, por meio da técnica de docking, sendo estudados no laboratório da UFPB. São moléculas que apresentam o mesmo “esqueleto” das plantas, com algumas alterações realizadas por meio de síntese. 

“Usamos a técnica de docking frente às diversas estruturas cristalografadas das enzimas. Inicialmente, estamos trabalhando com a SARS-CoV-2 3CLpro, ou seja, com a SARS-CoV-2 main protease. Já realizamos os cálculos com diversos algoritmos e com diversas estruturas (proteases), que representam várias conformações diferentes”, explica. 

A equipe do laboratório da UFPB, afirma Scotti, tem indicado, para os grupos de síntese e de testes biológicos do projeto, quais os compostos iniciais com maior probabilidade de sucesso e que a testagem deve ser realizada. 

Os pesquisadores do projeto buscam o bloqueio da protease Mpro, a principal enzima encontrada no SARS-CoV-2. O intuito do grupo é encontrar em quatro plantas, ricas em compostos bioativos flavonoides, substâncias potenciais para inibir a protease e atuar contra o novo coronavírus.  

Especialistas definem os flavonoides como uma classe de compostos químicos de origem natural. Eles possuem propriedades farmacológicas que são capazes de trazer benefícios para a saúde humana. 

Podem ser encontrados em frutas (uva, morango, maçã e romã), vegetais (brócolis, couve e cebola) e nos cereais e sementes (nozes, soja e linhaça). Também estão presentes em bebidas (chá, café, vinho tinto e cerveja), nos chocolates e no mel. 

“São plantas simples, mas que têm princípios ativos com propriedades de inibir as enzimas e não bastam, sozinhas, para debelar o SARS-CoV-2. Vamos conectar em laboratório esses produtos naturais com outras moléculas”, argumenta o pesquisador da UFSC, Antonio Luiz Braga. 

Na UFPB, o professor Marcus Scotti atua com o subprojeto “Modelagem e triagem de derivados por estudo in silico com alvo de protease Mpro do SARS CoV-2”. A ação conjunta foi selecionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atuar no combate à pandemia de Covid-19. 

O projeto obteve –  por meio do edital de Fármacos e Imunologia, do Programa Emergencial Estratégico de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias – quatro bolsas de doutorado, seis de pós-doutorado e um financiamento de R$ 100 mil. 


Fonte: Ascom/UFPB (Reportagem: Jonas Lucas Vieira, com informações de Caetano Machado da Agecom UFSC | Edição: Pedro Paz)

Brasil não possui casos confirmados de reinfecção por Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 27/08/2020 12h20, última modificação 27/08/2020 12h18

27.08.2020 às 12h00

Até o momento, todos os casos suspeitos de reinfecção pela doença foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios 

O Ministério da Saúde apresentou nesta quarta-feira (26), durante coletiva de imprensa online, a atualização do cenário epidemiológico da Covid-19 no país. A pasta divulgou ainda as notificações de casos e óbitos pelos novos critérios de confirmação, incluídos em junho deste ano para dar mais celeridade ao diagnóstico da doença. Durante a coletiva de imprensa, o diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, esclareceu que, até o momento, o Brasil não possui caso confirmado de reinfecção pela Covid-19.

Segundo Eduardo Macário, o Ministério da Saúde tem prestado apoio para as equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de saúde envolvidas na investigação de supostos casos. “Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados apontam para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes (sem capacidade de transmissão)”, destacou.

Durante a coletiva, ainda foi apresentada uma análise detalhada sobre as notificações de casos e óbitos de acordo com os atuais protocolos para diagnóstico. Além do critério laboratorial e clínico epidemiológico, é possível realizar o diagnóstico por imagem, com exame de tomografia do pulmão, e com a análise de sintomas do paciente. Com isso, mais pessoas são diagnosticadas precocemente e atendidas. O diagnóstico precoce favorece a adoção de medidas de isolamento de casos e o monitoramento de contatos, que favorecerão a redução de novas infecções, casos graves e óbitos.

De junho até 22 de agosto, foram confirmados 6.169 casos pelo critério clínico, 2.463 pelo critério de imagem e 1.501 pelo critério clínico epidemiológico. Quanto aos óbitos, confirmados 3.866 óbitos pelo critério clínico, 1.031 pelo critério de imagem e 847 pelo critério clínico epidemiológico.

TESTAGEM PARA COVID-19

Até 26 de agosto, o Ministério da Saúde distribuiu 14,2 milhões de testes para diagnósticos da Covid-19, sendo 6,2 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 8 milhões de testes rápidos (sorologia). A média diária de exames realizados passou de 1.148 em março para 22.943 em agosto. A pasta distribui os testes conforme a capacidade de armazenamento dos estados e disponibiliza centrais de testagem, que podem ser utilizadas pelos gestores locais quando a capacidade de produção dos laboratórios estaduais chega ao seu limite.

Em decisão com estados e municípios, o Brasil ampliou o público-alvo a ser testado por meio do programa Diagnosticar para Cuidar. Além dos exames recolhidos nos atendimentos hospitalares, agora os testes também estão sendo realizados em casos leves de pessoas assistidas na Atenção Primária, por meio dos centros comunitários e de atendimento para Covid-19.

Até o dia 22 de agosto, foram realizados 4.797.948 milhões de exames de RT-PCR para Covid-19, sendo que 2.652.551 na rede nacional de laboratórios de saúde pública e 2.145.397 nos principais laboratórios privados do país. Sobre os testes sorológicos, segundo dados do sistema e-SUS Notifica, foram realizados no país um total de 6.637.134 exames.

Clique aqui e acesse a apresentação da coletiva de imprensa

Fonte: Ministério da Saúde

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 28/08/2020 11h44

Imagem no tamanho completo: 61 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Paraíba já recebeu 113 doações de plasma convalescente para tratamento da Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 28/08/2020 11h50, última modificação 28/08/2020 11h51

28.08.2020 às 12h05

Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua participando da pesquisa sobre produção e uso de Plasma Convalescente (PC) no tratamento de pacientes graves com Covid-19. O estudo clínico é realizado por meio de uma parceria entre o Hemocentro da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Laboratório de Saúde Pública Paraíba (Lacen-PB). Até o momento, o serviço recebeu 113 doações. 

O estudo clínico para infusão de PC no tratamento de pacientes com Covid-19 na forma grave da doença tem o objetivo de pesquisar de que forma o uso desse plasma, com vários anticorpos, pode neutralizar os vírus SARC-CoV-2. No período de 28 de maio a 07 de agosto, foram infundidas 120 unidades do plasma convalescente, atendendo 112 pacientes. Desse total, 95 foram incluídos no estudo e 17 em uso compassivo, ou seja, com autorização médica, mas sem seguir a indicação da pesquisa.

Dados parciais da pesquisa apontam que 48 pacientes foram recuperados e 14 seguem internados. Dos 95 participantes do estudo, 68 eram homens e 44 mulheres, 53 tinham abaixo de 53 anos e 40 acima de 56 anos. Integrantes da pesquisa ainda aguardam a documentação e acompanhamento de dois pacientes.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, reforça que este é um tratamento experimental e importante para o Estado. “Somo o precursor na região Nordeste a realizar a coleta, processamento, armazenamento e distribuição do plasma convalescente. A Paraíba também é pioneira na implementação do tratamento no serviço público”, destaca.  

De acordo com dados do Hemocentro, as 113 doações totalizaram 213 bolsas de plasma convalescente. Número de doação considerado baixo, se levar em conta a quantidade de pacientes recuperados por Covid-19 na Paraíba. A diretora geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, pontua que o serviço ainda está recebendo doações e que os interessados podem entrar em contato com a unidade pelo telefone 3133-3465. 

Para ser um doador, a pessoa deve apresentar um laudo da época comprovando o teste RT-PCR positivo para Covid-19. Outros requisitos são: ter de 18 a 60 anos, estar há 30 dias sem os sintomas do Covid-19, a mulher deve ser nuligeste (nunca engravidou) e o doador não deve ter sido hospitalizado em virtude da doença.  

 

Fonte: Secom/PB

Atualização Covid-19 | 30/08/2020

por Damião Rodrigues publicado 31/08/2020 12h02, última modificação 31/08/2020 12h02

31.08.2020 às 12h06

154 municípios da Paraíba já registraram óbitos por Covid-19: Casos Confirmados: 105.661; Casos Descartados: 132.516

Óbitos confirmados: 2.435; Casos recuperados: 75.470; Total de municípios: 223 

Neste domingo, 30 de agosto, a Paraíba registrou 130 novos casos de Covid-19 e 13 óbitos confirmados desde a última atualização, 03 deles ocorridos nas últimas 24h. Até o momento, 105.661 pessoas já contraíram a doença, 75.470 já se recuperaram e 2.435, infelizmente, faleceram. Até o momento, 313.713 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. 

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 31%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 33%. Em Campina Grande estão ocupados 32% dos leitos de UTI adulto e no sertão 27% dos leitos de UTI para adultos. 

Os casos confirmados estão distribuídos por todos os 223 municípios paraibanos:

Água Branca (54); Aguiar (23); Alagoa Grande (1033); Alagoa Nova (311); Alagoinha (952); Alcantil (63); Algodão de Jandaíra (19); Alhandra (631); Amparo (17); Aparecida (87); Araçagi (498); Arara (220); Araruna (246); Areia (444); Areia de Baraúnas (11); Areial (50); Aroeiras (215); Assunção (45); Baia da Traição (625); Bananeiras (340); Baraúna (140); Barra de Santa Rosa (78); Barra de Santana (104); Barra de São Miguel (58); Bayeux (1749); Belém (1042); Belém do Brejo do Cruz (51); Bernardino Batista (13); Boa Ventura (6); Boa Vista (102); Bom Jesus (16); Bom Sucesso (23); Bonito de Santa Fé (47); Boqueirão (385); Borborema (41); Brejo do Cruz (422); Brejo dos Santos (53); Caaporã (965); Cabaceiras (81); Cabedelo (2763); Cachoeira dos Índios (102); Cacimba de Areia (9); Cacimba de Dentro (318); Cacimbas (47); Caiçara (443); Cajazeiras (1640); Cajazeirinhas (34); Caldas Brandão (245); Camalaú (20); Campina Grande (12297); Capim (152); Caraúbas (43); Carrapateira (52); Casserengue (354); Catingueira (19), Catolé do Rocha (417); Caturité (103); Conceição (577); Condado (139); Conde (772); Congo (85); Coremas (136); Coxixola (35); Cruz do Espírito Santo (286); Cubati (78); Cuité (263); Cuité de Mamanguape (125); Cuitegí (399); Curral de Cima (30); Curral Velho (3), Damião (40); Desterro (58); Diamante (245); Dona Inês (98); Duas Estradas (84); Emas (53); Esperança (506); Fagundes (111); Frei Martinho (19); Gado Bravo (101); Guarabira (4110); Gurinhém (438); Gurjão (31); Ibiara (84); Igaracy (11); Imaculada (61); Ingá (1349); Itabaiana (1081); Itaporanga (362); Itapororoca (849); Itatuba (344); Jacaraú (300); Jericó (37); João Pessoa (26848); Joca Claudino (19); Juarez Távora (421); Juazeirinho (220); Junco do Seridó (65); Juripiranga (485); Juru (151; Lagoa (6); Lagoa de Dentro (138); Lagoa Seca (705); Lastro (25); Livramento (105); Logradouro (150); Lucena (447); Mãe d'Água (19); Malta (109); Mamanguape (2260); Manaíra (12); Marcação (391); Mari (1155); Marizópolis (33); Massaranduba (332); Mataraca (212); Matinhas (72); Mato Grosso (17); Matureia (38); Mogeiro (218); Montadas (50); Monte Horebe (38); Monteiro (546); Mulungu (402); Natuba (64); Nazarezinho (45); Nova Floresta (71), Nova Olinda (15); Nova Palmeira (80); Olho D´Água (41); Olivedos (105); Ouro Velho (3);  Parari (6); Passagem (30); Patos (3583); Paulista (263); Pedra Branca (4); Pedra Lavrada (35); Pedras de Fogo (1300); Pedro Régis (53); Piancó (185); Picuí (270); Pilar (427); Pilões (131); Pilõezinhos (311); Pirpirituba (312); Pitimbu (619); Pocinhos (200);  Poço Dantas (23); Poço de José Moura (30); Pombal (583); Prata (8); Princesa Isabel (94); Puxinanã (281);  Queimadas (1202); Quixaba (35); Remígio (249); Riachão (77); Riachão do Bacamarte (235);  Riachão do Poço (94); Riacho de Santo Antônio (30); Riacho dos Cavalos (15); Rio Tinto (1107); Salgadinho (31); Salgado de São Felix (259); Santa Cecília (79); Santa Cruz (60); Santa Helena (19); Santa Inês (69);  Santa Luzia (264); Santa Rita (3075); Santa Terezinha (57); Santana de Mangueira (11); Santana dos Garrotes (20); Santo André (13); São Bentinho (70); São Bento (2047); São Domingos (11); São Domingos do Cariri (61);  São Francisco (34);  São João do Cariri (105); São João do Rio do Peixe (309); São João do Tigre (11); São José da Lagoa Tapada (61); São José de Caiana (50); São José de Espinharas (67); São José de Piranhas (196); São José de Princesa (3); São José do Bonfim (59); São José do Brejo do Cruz (16); São José do Sabugi (252); São José dos Cordeiros (43); São José dos Ramos (255); São Mamede (47); São Miguel de Taipu (143); São Sebastião de Lagoa de Roça (247); São Sebastião do Umbuzeiro (20); São Vicente do Seridó (49); Sapé (1114); Serra Branca (179); Serra da Raíz (43); Serra Grande (11); Serra Redonda (265); Serraria (170); Sertãozinho (302); Sobrado (190); Solânea (655); Soledade (179); Sossego (15), Sousa (1666); Sumé (261); Tacima (123); Taperoá (99); Tavares (157); Teixeira (174); Tenório (32); Triunfo (78); Uiraúna (159); Umbuzeiro (78); Várzea (19); Vieirópolis (9); Vista Serrana (15), Zabelê (32). 

*Dados oficiais preliminares (fonte: SIM, e-sus VE e SIVEP) extraídos às 10h do dia 30/08, sujeitos a alteração por parte dos municípios. 

Até hoje, 154 cidades registraram óbitos por Covid-19. Os 13 óbitos registrados neste domingo ocorreram entre 28 de abril e 30 de agosto, 04 deles nas últimas 48 horas, entre residentes de 07 municípios. Os pacientes tinham idade entre 28 e 98 anos, sendo 06 deles com menos de 65 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente. Dos locais, um ocorreu em hospital privado e os demais em hospitais públicos.

Mulher, 72 anos, residente em Campina Grande. Início dos sintomas em 11/08/2020. Cardiopata. Foi a óbito em hospital público no dia 28/08/2020.

Homem, 58 anos, residente em Campina Grande. Início dos sintomas em 22/06/2020. Comorbidade não informada. Foi a óbito em hospital público no dia 06/07/2020.

Homem, 98 anos, residente em Campina Grande. Início dos sintomas em 07/08/2020. Cardiopata. Foi a óbito em hospital público no dia 16/08/2020.

Homem, 97 anos, residente em Campina Grande. Comorbidade não informada. Início dos sintomas em 20/05/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 25/05/2020.

Mulher, 85 anos, residente em Conceição. Sem comorbidade. Início dos sintomas em 13/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 30/08/2020.

Mulher, 39 anos, residente em João Pessoa. Início dos sintomas em 22/08/2020. Portadora de neoplasia e cardiopatia. Foi a óbito em hospital público no dia 27/08/2020.

Mulher, 55 anos, residente em João Pessoa. Sem comorbidade. Início dos sintomas em 02/08/2020. Foi a óbito em hospital privado no dia 10/08/2020.

Mulher, 84 anos, residente do João Pessoa. Portadora de doença neurológica. Início dos sintomas em 03/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 30/08/2020.

Homem, 42 anos, residente em João Pessoa. Início dos sintomas em 24/05/2020. Cardiopata. Foi a óbito em hospital público no dia 26/08/2020.

Homem, 58 anos, residente em Prata. Comorbidade não informada. Início dos sintomas em 11/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 30/08/2020.

Mulher, 28 anos, residente em Queimadas. Imunossuprimida. Início dos sintomas em 15/04/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 28/04/2020.

Mulher, 66 anos, residente em Santa Rita. Hipertensa e portadora de doença neurológica. Início dos sintomas em 08/05/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 18/05/2020.

Mulher, 89 anos, residente em Sousa. Sem comorbidade. Início dos sintomas em 18/08/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 25/08/2020. 

Os dados epidemiológicos e de ocupação de leitos estão disponíveis em www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Fonte: Secom/PB

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 01/09/2020 12h04

Imagem no tamanho completo: 171 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Ministro interino da Saúde visita Fiocruz para acompanhar cronograma de entrega da vacina contra a Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 01/09/2020 12h05, última modificação 01/09/2020 12h05

01.09.202 às 12h10

A previsão é a de que as primeiras doses do insumo cheguem à população no início de 2021 e sejam distribuídas por meio do Programa Nacional de Imunização

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu, nesta segunda-feira (31) no Rio de Janeiro (RJ), com a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, para dar celeridade no cronograma da produção da vacina contra a Covid-19 no Brasil. A previsão é que as primeiras doses sejam distribuídas a partir do início de 2021, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), que atende o Sistema Único de Saúde (SUS).  

“Estamos correndo para acelerar esse processo e disponibilizar o mais rápido possível a vacina que irá imunizar os brasileiros contra a Covid-19. O governo do Brasil está investindo todos os esforços para entregar à população uma vacina segura e eficaz, com todo o cuidado e zelo necessários para a vida dos brasileiros”, reforçou Pazuello.

A previsão é produzir, inicialmente, 100 milhões de doses a partir de insumos importados. A produção integral da vacina na unidade técnico-cientifica Bio-Manguinhos, deve começar a partir de abril do próximo ano.

“A Fiocruz está mobilizando todos os seus recursos tecnológicos e industriais em prol do acesso da população à vacina no menor tempo possível. Estamos conversando com a Anvisa e parceiros tecnológicos com o intuito de reduzir os prazos de produção, registro e distribuição da vacina”, afirma a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima.

O acordo entre a Fiocruz e a AstraZeneca é resultado de tratativas entre o governo brasileiro e o governo britânico, anunciado em 27 de junho pelo Ministério da Saúde. A parceria prevê a assinatura de um acordo de encomenda tecnológica, na primeira semana de setembro, e o desenvolvimento de uma plataforma para outras vacinas, como a da malária.

Para produção e aquisição da vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório AstraZeneca e Universidade de Oxford foi liberado um crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Senado Federal

Não espere: procure atendimento imediatamente aos primeiros sintomas de Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 01/09/2020 12h14, última modificação 01/09/2020 12h14

01.09.2020 às 12h18

 

Ministério da Saúde lança campanha para reforçar a importância do tratamento precoce dos casos de coronavírus no Brasil

Sentiu febre, dor de cabeça, cansaço ou perda de olfato e de paladar? Procure atendimento assistência médica imediatamente. Essa é a orientação do Ministério da Saúde aos cidadãos no combate à Covid-19. A pasta tem realizado ações nas redes sociais para reforçar a importância do tratamento precoce da doença, com a hashtag #Não espere.

A procura pelas unidades de saúde deve acontecer assim que surgirem os sintomas, mesmo que sejam leves. Ao longo da pandemia, evidências médicas demonstraram que a demora pela busca de atendimento pode agravar os casos, que dificulta a reversão do estado clínico do paciente.

“É fundamental que a população saiba que nós só vamos ganhar essa guerra quando todos procurarem atendimento médico logo após os primeiros sintomas. Essa informação vai salvar muitas vidas”, afirmou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

O tratamento precoce comprovadamente aumenta as chances de recuperação e diminui a ocorrência de casos mais graves e, consequentemente, o número de internações. A nova diretriz busca adequar o atendimento às melhores evidências médicas e evitar as mortes relacionadas à doença.

Confira abaixo todos os sintomas de corovavírus:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato
  • Alteração do paladar
  • Náuseas, vômitos e diarreia
  • Cansaço
  • Diminuição do apetite
  • Falta de ar

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra por meio de contato próximo, através de aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e de objetivos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos e teclados de computador.

COMO SE PROTEGER

  • Lave as mãos com frequência com frequência com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
  • Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas;
  • Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize as mãos;
  • Mantenha distância mínima de um metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos de uso frequente;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Evite circulação desnecessária em lugares públicos;
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas;
  • Busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde; e
  • Use máscara em todos os ambientes.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Arte: Bené Lima

 

por Damião Rodrigues última modificação 02/09/2020 12h44

Imagem no tamanho completo: 26 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Governo publica e-book com protocolos de enfrentamento da Covid-19 nos serviços de saúde

por Damião Rodrigues publicado 02/09/2020 12h46, última modificação 02/09/2020 12h46

02.09.2020 às 12h50 

                      

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou nesta terça-feira(1°) um livro digital com protocolos assistenciais para o enfrentamento da Covid-19 nos serviços de saúde. O material foi produzido pelo Centro Estadual de Disseminação de Evidências em Saúde do Covid-19 (Cedes) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), com artigos escritos pelas equipes dos dois serviços hospitalares referências no Estado: Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e Complexo Hospitalar Clementino Fraga. 

De acordo com a diretora do Cefor, Vanessa Cintra, o protocolo foi uma iniciativa da SES a partir da necessidade de treinamento e aprimoramento da assistência da enfermagem, da fisioterapia e dos médicos para enfrentamento da Covid-19. Ela explica que era necessário um tipo de atendimento uniforme para todo o Estado. 

“Esse movimento foi multidisciplinar, interdisciplinar entre hospitais de referências e técnicos da secretaria, com o intuito de trabalhar coletivamente, colegiadamente e colaborativamente na elaboração deste instrumento. O material passa a ser referência de assistência e também para treinamento de todos os hospitais” destaca.

Além disso, Vanessa também afirma que uma portaria do Ministério da Saúde corroborou com o trabalho da SES, que estimula os entes da Federação a elaborarem protocolos clínicos e o Estado da Paraíba traz essa perspectiva com o material divulgado. A diretora pontua que o trabalho foi baseado em uma série de reuniões clínicas e científicas de discussão dos temas, abordagem e escrita do material por meio do Cefor e dos hospitais de referência. 

Segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o material contempla medidas de classificação, diagnóstico, tratamento e critérios para alta, com foco maior no manejo clínico médico, ressaltando a necessidade de definição de diretrizes para padronizar as condutas dos profissionais de saúde.

“Alinhando conteúdo técnico, este documento baseia-se nas mais recentes evidências científicas, bem como considerou os Procedimentos Operacionais Padrão de duas unidades de referência no atendimento à Covid-19 no Estado. Foi uma construção coletiva envolvendo profissionais da Secretaria e dos dois serviços, com o apoio pedagógico do Cefor”, explica.

Alguns dos temas abordados nos 14 protocolos são os cuidados e medidas de precaução no uso dos equipamentos de proteção individual, desinfecção de ambientes, práticas seguras para administração de medicamentos para pacientes com Covid-19, protocolo de ventilação mecânica no paciente, entre outros. O livro traz conceitos e práticas que serão adotados e seguidos na Rede de Atenção à Saúde, visando à maior segurança possível para pacientes, profissionais e toda comunidade.

O material completo está disponível no site do Governo da Paraíba, no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/arquivos/protocolos-assistenciais-para-o-enfrentamento-da-covid_19-9.pdf.


Fonte: Secom/PB

Brasil apresenta queda na curva de óbitos por Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 03/09/2020 12h30, última modificação 03/09/2020 12h30

03.09.2020 às 12h35

O novo boletim epidemiológico também apresenta queda na média de novos casos registrados e aumento nos casos de pessoas recuperadas da doença em todo o país

A atualização do cenário epidemiológico no Brasil, apresentada nesta quarta-feira (2/9) pelo Ministério da Saúde, mostrou queda de 11% na média de óbitos por Covid-19 registrados no país. Caindo de 7.018 mortes registradas no período de 16 a 22 de agosto para 6.212 óbitos registrados entre 23 a 29 de agosto. O novo Boletim Epidemiológico também apontou queda de 1% nos registros de novos casos da doença no mesmo período, passando de 265.266 casos, para 263.791 novos registros. Além disso, do total de casos confirmados no país, 80,3% das pessoas contaminadas já estão recuperadas da doença (3,2 milhões).

Em todo o país, 17 estados apresentaram queda nos registros de novos óbitos e sete apresentaram estabilização. Em relação aos novos casos confirmados, 11 estados apresentaram queda nos registros e sete mostram estabilidade. “Esse é o resultado de muito esforço e trabalho que temos realizado para fortalecer o SUS neste período. E, além das nossas ações para conter o avanço da doença, é também o resultado da atuação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente salvando vidas e garantindo qualidade de vida a esses pacientes infectados”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

Durante a apresentação, ainda foi apresentado quantitativo de testes distribuídos para diagnóstico da Covid-19 no Brasil. Até 31 de agosto, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 14,3 milhões de testes para diagnósticos da Covid-19, sendo 6,3 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 8 milhões de testes rápidos (sorologia). A pasta distribui os testes conforme a capacidade de armazenamento dos estados e disponibiliza centrais de testagem, que podem ser utilizadas pelos gestores locais quando a capacidade de produção dos laboratórios estaduais chega ao seu limite.

Até o dia 29 de agosto, foram realizados mais de 5,1 milhões de exames de RT-PCR para Covid-19, sendo 2,8 milhões na rede pública e 2,2 milhões nos laboratórios privados. Sobre os testes sorológicos, segundo dados do sistema e-SUS Notifica, foram realizados no país mais de 7,1 milhões de exames nas redes pública e privada.

RASTREAMENTO DE CONTATOS DE CASOS CONFIRMADOS


O Ministério da Saúde também lançou uma ação para rastreamento e monitoramento de contatos de casos de Covid-19. O investimento federal de R$ 369 milhões permitirá o fortalecimento de ações locais para identificação precoce e assistência adequada de contatos de casos de Covid-19, interrompendo a cadeia de transmissão e permitindo a redução do contágio pela doença. A iniciativa permitirá, ainda, a avaliação regular da situação epidemiológica local relacionada ao coronavírus para subsidiar o planejamento conjunto das ações da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde.

www.saude.gov.br


Fonte: Ministério da Saúde

Arte: Bené Lima

por Damião Rodrigues última modificação 08/09/2020 11h44

Imagem no tamanho completo: 440 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Saúde investe no acompanhamento de pessoas que tiveram contato com casos de Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 08/09/2020 11h47, última modificação 08/09/2020 11h47

08.09.2020 às 11h55

Recurso para monitoramento busca adequar ações do SUS às alterações do contexto epidemiológico do coronavírus em diferentes regiões do país

O Ministério da Saúde destina R$ 369 milhões para reforçar a rápida identificação de pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19. O objetivo é fortalecer a resposta ao enfrentamento da doença, diante das mudanças no cenário epidemiológico. A iniciativa também permite a articulação de ações integradas dos serviços de saúde, em especial da vigilância e da assistência em saúde.

A Atenção Primária à Saúde (APS), por estar mais próxima da população, com unidades de saúde espalhadas por todo país, oferta ações capazes de conter a transmissibilidade do coronavírus e reduz a circulação de pessoas com sintomas leves nas urgências ou hospitais. Além disso, devido ao alto grau de capilaridade, as equipes de saúde da Atenção Primária são capazes de rastrear e monitorar os contatos de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

“A integração das ações da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde vão fortalecer a resposta ao enfrentamento da Covid-19. Esse trabalho conjunto é essencial para detectar oportunamente os indivíduos infectados com vistas à interrupção da cadeia de transmissão, além de reduzir o contágio e casos novos”, explicou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente. O reforço no monitoramento busca também ampliar a notificação pelos sistemas de informação do Ministério da Saúde e investigação dos casos suspeitos.

As medidas foram construídas em conjunto pelas Secretarias de Atenção Primária à Saúde (Saps) e de Vigilância em Saúde (SVS), com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Outro objetivo da ação é que as informações sobre a transmissibilidade da Covid-19 possibilitem aos gestores analisar regularmente a situação epidemiológica local relacionada à Covid-19 para subsidiar o planejamento assistencial e sanitário da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

INCENTIVO FINANCEIRO

A nova ação não exige adesão dos gestores locais. O recurso federal será transferido em parcela única e calculado em relação ao quantitativo de profissionais por município e Distrito Federal, estabelecido no Anexo II da Portaria nº 2.358, de 2 de setembro de 2020, com base em três competências financeiras (outubro, novembro e dezembro de 2020). O valor considerado para cálculo da parcela única será de R$ 6 mil por profissional.

As categorias profissionais que podem contribuir com o monitoramento dos casos são: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, médico veterinário, agente de saúde pública, cirurgião-dentista, auxiliar ou técnico em saúde bucal, assistente social, profissional de educação física na saúde, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, sanitarista, educador social, psicólogos e psicanalistas, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, microscopista, biólogo e biomédicos.

O monitoramento do recurso ocorrerá de acordo com os seguintes critérios: profissional deve estar registrado no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) da administração pública do município ou Distrito Federal com no mínimo 20h semanais e deve registrar ações de rastreamento e monitoramento de contatos em Sistema de Informação do Ministério da Saúde.

A validação do cumprimento dos critérios será realizada por meio da verificação do Cadastro da Pessoa Física (CPF) simultaneamente nos sistemas SCNES e e-SUS Notifica, nas competências outubro, novembro e dezembro do ano de 2020.

 

Fonte: Ministério da Saúde com informações do NUCOM SAPS

Ministério da Saúde disponibiliza painel de compras no combate à Covid-19

por Damião Rodrigues publicado 09/09/2020 12h24, última modificação 09/09/2020 12h24

09.09.2020 às 12h30

Plataforma Localiza SUS traz informações sobre todas as contratações realizadas para fortalecer estados e municípios no enfrentamento da pandemia 

A partir de agora todo cidadão pode acompanhar as compras realizadas pelo Ministério da Saúde para apoiar os estados e municípios no combate à Covid-19. Os dados estão disponibilizados na plataforma Localiza SUS (https://localizasus.saude.gov.br/), no Painel de Contratações. Nele estão reunidos dados de pregões, dispensas e enexigibilidades de licitação cadastradas no Comprasnet, bem como contratações realizadas com base em outras hipóteses legais, mas que estejam relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

Assim, qualquer pessoa pode acompanhar os dados pela plataforma, que pode ser acessada também pelo celular. O objetivo da ferramenta é dar ainda mais transparência sobre o cenário atual da doença no Brasil, além de auxiliar no planejamento das ações de proteção e assistência à população.  

O Painel de Contratações é interativo, facilitando o acesso a dados de compras por estado, com detalhamento das aquisições por item e por fornecedor e ainda detalhamento por contrato e nota de empenho. Há ainda um tutorial para auxiliar a navegação. Os dados são abertos, o que significa que qualquer pessoa pode fazer download e utilizá-los para análises e avaliações de cenários. As informações são atualizadas diariamente.

A plataforma traz ainda informações sobre como doar, a quem doar, além do Boletim de monitoramento da destinação das doações e Relatório de doações covid-19. “O cidadão pode ter acesso a um grande repositório de dados, onde é possível navegar e ter a sua capacidade analítica aumentada. Todos os painéis foram construídos para serem acessados pelo celular, o que facilita ainda mais o acesso. No painel financeiro, por exemplo, você consegue verificar todos os repasses que foram feitos aos estados e municípios até o momento”, destacou o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Angelo Martins Denicoli.

LOCALIZA SUS 

A plataforma Localiza SUS (https://localizasus.saude.gov.br/) reúne ainda mais 12 painéis eletrônicos com informações estratégicas e analíticas sobre o coronavírus, contendo o perfil de casos da doença por município, recursos distribuídos aos estados, habilitação de leitos, envio de testes, medicamentos, respiradores, e contratação de profissionais. Assim, todo cidadão pode acompanhar os dados pela plataforma, que pode ser acessada também pelo celular. 

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem trabalhado para disponibilizar o maior número de dados possíveis e, para isso, foram criados sistemas de repasse de informações que são utilizados pelos estados e municípios para auxiliar na tarefa de vigilância epidemiológica e no combate à pandemia. Algumas delas passam por aprimoramento para a transmissão das informações de forma mais ágil e segura. Outras medidas buscam uniformizar os dados repassados.

Clique para acessar a plataforma

PAINÉIS Covid-19 

e-SUS Analíticonavegue pelos dados do Sistema Único de Saúde (SUS) com informações estratégicas e conheça tudo sobre a Covid-19 de forma transparente e analítica. 

Painel de Leitosinformações sobre a disponibilidade de leitos distribuídos nos diversos Municípios Brasileiros, no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel Covid-19boletim do Ministério da Saúde com informações mais detalhadas sobre o perfil de casos e óbitos pela doença e sobre as hospitalizações e os óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

OpenDataSUSé uma plataforma de catálogos de dados, permitindo o fácil acesso aos microdados nos principais sistemas do Ministério da Saúde. Face ao Covid-19, os dados existentes compreendem as notificações e informações de agravos em formato aberto. Este ambiente está em constante atualização para incorporar novas fontes de dados. 

Painel Financeiroinformações sobre a transparência financeira do Ministério da Saúde para os estados e municípios, no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel RHinformações sobre a disponibilidade de profissionais de saúde, no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel de Respiradoresinformações sobre a disponibilidade de respiradores distribuídos nos diversos municípios brasileiros, no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel de Medicamentosinformações sobre a disponibilização de medicamentos distribuídos para os diversos municípios brasileiros, no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel de Testesinformações sobre a disponibilização de testes distribuídos para os diversos municípios brasileiros, no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel de Vacinasinformações sobre a disponibilização de vacinas distribuídos para os diversos municípios brasileiros, no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel de EPIinformações sobre a disponibilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) distribuídos para os diversos municípios e estados brasileiros, no âmbito do combate à Covid-19. 

Execução Financeirainformações sobre a execução financeira de recursos no âmbito do combate à Covid-19. 

Painel de Compras Covid-19Informações sobre contratações realizadas para o enfrentamento da Covid-19 por estado.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Arte: Bené Lima