‘Castramóvel’ e Hospital Veterinário são propostas apresentadas à prefeitura

por Haryson Alves — publicado 02/03/2021 14h33, última modificação 02/03/2021 14h33
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Guga (PROS) sugeriu as iniciativas ao Executivo e reafirmou seu trabalho em prol da população e do bem-estar animal

O vereador Guga (PROS) sugeriu ao Executivo a construção de um hospital veterinário na Capital e a criação do serviço móvel de castração de animais ‘Castramóvel’. As duas propostas de autoria do parlamentar foram apresentadas em pronunciamento durante a sessão ordinária desta manhã de terça-feira (2), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e podem ou não serem aceitas pelo prefeito da cidade, Cícero Lucena (Cidadania), por se tratarem de Indicações.

A Indicação 15/2021 sugere ao chefe do Executivo a criação de um hospital público para atendimento de animais na cidade. Na proposta, Guga atentou para o fato de que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal e que o aumento da população de animais domésticos nas residências amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa.

“Estamos trabalhando para dar melhor qualidade de vida para nossos cidadãos e também lutando pelo bem-estar animal. Famílias presenciam o sofrimento de seus cães ou gatos doentes, que necessitam de atendimento hospitalar como diagnósticos, medicamentos ou cirurgias, sem poderem financiar um tratamento particular que cure ou minimize este sofrimento. Isso gera abandono dos animais em ruas, principalmente em locais públicos como universidades, feiras livres e mercados públicos”, alertou Guga.

Já o serviço móvel de castração de animais, o ‘Castramóvel’, foi uma sugestão à prefeitura a partir da Indicação 17/2021, medida que, segundo Guga, pode ser “efetiva no auxílio à saúde pública e na garantia dos direitos dos animais, uma vez que a castração de cães e gatos permitirá um maior controle populacional dos animais do município”, destacou o vereador, lembrando que a atividade, além de visar à assistência médica de animais, também poderá atuar no resgate desses bichos da rua.