‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ é destacado em pronunciamento na CMJP
O ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ foi o tema principal do pronunciamento do vereador Tibério Limeira (PSB), na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (2). O parlamentar destacou que o assunto é uma das principais bandeiras de seu mandato.
“Autismo é uma síndrome cujo diagnóstico vem crescendo a cada ano. Não se sabe suas causas, porém o poder público precisa se debruçar sobre o tema e começar a consolidar políticas públicas voltadas às pessoas com autismo”, defendeu o vereador.
Tibério Limeira destacou que instalou na CMJP uma Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pessoas com Autismo, em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com apoio de diversos órgãos oficiais, entidades ligadas ao tema e da Bancada Federal paraibana. “Essa frente parlamentar é diversa e suprapartidária para se avançar sobre o assunto. O Dia Mundial é para reafirmar os compromissos, a luta é diária. Todo dia é dia de se trabalhar em prol da questão. Falo como parlamentar e como pai de uma criança autista de cinco anos”, revelou.
O parlamentar comentou que já encaminhou para apreciação da Casa cinco projetos de lei sobre o assunto, dentre os quais, o que institui a realização do ‘Censo de Inclusão da Pessoa Autista’, para mapear e identificar o perfil socioeconômico das pessoas com transtorno do espectro autista no município de João Pessoa.
O vereador ainda anunciou que encaminhou emendas impositivas para a área de saúde, todas voltadas para pessoas com autismo, entre elas uma que pretende criar a ‘Clínica Escola para Pessoas com Autismo’ na Capital. Para ele, ações multidisciplinares proporcionam uma evolução significativa dessas pessoas. “Junto com emendas de outros vereadores, pretendemos criar em nossa cidade esse ambiente terapêutico para acompanhamento multidisciplinar dos jovens com autismo”, enfatizou.
“Ainda destinamos emendas para a capacitação dos profissionais da Educação, para trabalharem melhor com pessoas com autismo. Estaremos no dia a dia contribuindo para que essas pessoas sejam incluídas na sociedade, sempre em busca de mais visibilidade para essa questão”, afirmou.
Em aparte, os vereadores Carlão (DC), Sandra Marrocos (PSB), Eliza Virgínia e Damásio Franca, ambos do PP, corroboraram com o pronunciamento de Tibério e dispensaram apoio ao tema na Casa. “Vim com uma gravata azul, a cor da campanha, para destacar o tema. Destinei R$ 30 mil em emendas impositivas para a construção da clínica escola, para garantir a inclusão social das pessoas com autismo em nossa sociedade”, enfatizou Damásio Franca.
O Dia e a síndrome
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de Abril, visa a ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar a sociedade e os governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
No Brasil, o dia é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades. O objetivo é o mesmo em todo lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com a doença.
O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por ‘Transtornos de Espectro Autista’ (TEA). São sintomas do autismo: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento, por exemplo. Existem vários níveis diferentes de autismo. Algumas pessoas apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.