‘Escola na Câmara’: após atividades na CMJP, estudantes e professor revelam entender melhor o Poder Legislativo

por Haryson Alves — publicado 07/11/2017 22h00, última modificação 19/07/2019 11h36
O projeto já possui lista de espera por unidades educacionais que desejaram espontaneamente participar de atividades pra conhecer, durante visita à Casa, como é o trabalho de um vereador

"Não conhecia o processo, do início, meio ao fim, nem os trâmites para se formular uma lei”, apontou a estudante de 14 anos Thamires Souza Miranda, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, do Bairro Esplanada, ao avaliar o projeto ‘Escola na Câmara’. “Consegui entender a diferença entre sessões ordinárias e extraordinárias. Também vi que, com a falta do mínimo de vereadores, algumas pautas e reuniões não poderão prosseguir”, revelou o professor de História Diógenes Tavares, da unidade educacional que esteve presente nesta manhã de quarta-feira (7) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para conhecer a Casa.

Eles e mais 24 alunos, estes entre 13 e 15 anos, participaram do projeto ‘Escola na Câmara’, realizado pela Escola do Legislativo Professor Celso Furtado da CMJP, atividade que estreita a relação da Casa com crianças e adolescentes, a partir de visitas orientadas. Na ocasião, todos participam de ações, a partir das quais foi possível conhecer melhor os trâmites para a elaboração das leis da Capital, os setores do Legislativo, função e atribuições de um vereador, assistir a uma sessão ordinária e depois refletir sobre tudo o que se aprendeu na Casa Napoleão Laureano.

 

 

“A visita faz parte do projeto político-pedagógico da escola, em que trabalhamos didáticas de ensino com os alunos do 9º ano e a questão da formação das leis e da cidadania. A gente constrói com o alunado a importância que a Câmara tem para a nossa cidade, sua influência na História local, entre outros aspectos, já que são os vereadores eleitos que representam a nossa população em nível da cidade”, comentou Diógenes Teixeira.

Ele salientou que é possível, a partir desta iniciativa, formar uma rede de multiplicadores do que é o Legislativo, seja a partir do compartilhamento do saber adquirido na Câmara para colegas, familiares e pessoas do entorno dos jovens, seja pelo aprendizado de como participar mais, utilizar os serviços da Câmara e reivindicar no Legislativo direitos e benfeitorias para sua rua, bairro, sua cidade.

Práticas e valores

“Acredito que, antes da visita, o conhecimento sobre a política local e a Câmara estava no plano das ideias entre nossos alunos. Agora, eles conseguem perceber como a Casa funciona, como ela é gerida, como as iniciativas dão certo [ou não]. Vemos a construção desse conhecimento sendo realizada de uma forma mais esclarecida para nossos jovens com o ‘Escola na Câmara’. Acho interessante mostrar ao povo que a ‘Casa é realmente de todos’ e que todos nós temos voz para mudar nossa realidade no nível político e social”, complementou o professor de História.

 

 

Lutar por melhorias sociais

Segundo Diógenes Teixeira, após a visita, “nossa proposta é entender mais a sistematização do trabalho dos vereadores, quais suas propostas de lei e uma das coisas mais importantes: entusiasmar o protagonismo cidadão atrelado à participação social na política, movendo proativamente esses jovens, em suas ruas, comunidades e bairros... Uma novidade para nossos alunos foi entender a força que temos enquanto cidadãos passíveis de mobilização e transformação social. Que dentro de seus próprios bairros [dos estudantes], através dos colegiados, podemos eleger vereadores. Eles acharam que não era possível esse engajamento com a comunidade”, revelou.

Escolas dão retorno e professor pede projeto ‘Educadores na Câmara’

Para Diógenes Teixeira, essa iniciativa deveria ser fixa no calendário escolar da Capital, para educandários privados e públicos, sendo ampliada e disponível constantemente para todas as escolas de João Pessoa. “Acho também que nós professores, também deveríamos participar de ‘workshops’ ou oficinas como esta sobre o Legislativo, capacitando a gente pra podermos passar melhor uma educação cidadã aos nossos alunos e elaborarmos melhor nossas sistemáticas em sala de aula. Tenho certeza de que essa ‘interferência’ da CMJP na vida desses alunos vai contribuir para lapidar a consciência cidadã de nossos estudantes”, argumentou o professor de História.

Para a estudante Thamires Souza, “é sempre bom compartilhar nosso conhecimento, às vezes, algumas pessoas aprendem coisas novas quando dividimos nossas experiências. Já, já, muitos de nós vamos votar, e essa visita já começa a fazer um diferencial pra gente. Apesar de ser reservada, creio que posso me tornar alguém atuante na sociedade”, intuiu.

 

 

Lista de espera já soma interessados para participar em 2018

O coordenador da Escola do Legislativo, Rômulo Santana, falou que o retorno das escolas está sendo positivo e a procura tem aumentado. “Os estudantes nos avaliam ao final de cada encontro e as unidades educacionais têm nos procurado espontaneamente pra participar da ação, assim como os Colégios Marista, Geo e Evolução. Dia 22 vem o Motiva, dia 29 mais uma escola Municipal e já temos outras unidades interessadas”, informou. De acordo com ele, possivelmente, as demais vão participar a partir do calendário 2018 do projeto.

Atividade regular no calendário escolar de JP

Rômulo Santana confessou esperar que a atividade se torne uma atividade fixa no calendário escolar da Capital, algo que não fique apenas como iniciativa do Legislativo. “Queremos muito que entre no cronograma educacional fixo das escolas da Capital. Devido à proximidade entre os Poderes [Legislativo e Executivo], já conversamos com a secretária da Educação, Edilma Macedo, para que a atividade integre a grade curricular dos estudantes e, pelo menos, uma vez ao ano, os estudantes possam ter esse contato com a Câmara”, reforçou.