‘Farmácia Solidária’ vai arrecadar medicação não utilizada, e dentro da validade, para doação
Medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade poderão ser doados para ajudar a população de baixa renda na Capital. Trata-se da ‘Farmácia Solidária’, um Projeto de Lei (PL) do vereador Carlão (PSDC). A matéria foi apresentada em tribuna, durante discurso do parlamentar, na sessão ordinária desta manhã de terça-feira (30), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
“Apesar da existência de genéricos, infelizmente, adquirir medicação nem sempre é fácil, pois até o medicamento similar, às vezes, é muito caro para alguns”, relatou Carlão. Ele explicou que a ‘Farmácia Solidária’ vai permitir doações da população e de empresas da área farmacêutica para a Farmácia Central e Unidades de Saúde do Município, a partir dos quais o material passará por um controle, antes de ser distribuído gratuitamente à população.
“Vou acompanhar os trâmites desta propositura dentro das Comissões Permanentes da CMJP, assegurando que esta medida possa ser efetivada e beneficiar muitos cidadãos”, garantiu Carlão.
A respeito dos medicamentos doados que estiverem com prazo de validade vencido, em vias de vencer, violados ou reprovados por questões técnicas quanto a sua qualidade, o projeto prevê que eles serão encaminhados para incineração junto à área competente.