“A Gestão Municipal retrocedeu em todos os serviços de Saúde”, afirma vereador

por Clarisse Oliveira — publicado 08/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 15h12
Raoni Mendes (DEM) criticou a administração do Ortotrauma de Mangabeira, o Trauminha, e o atraso do repasse de recursos para os hospitais filantrópicos da Capital

O vereador Raoni Mendes (DEM) criticou a gestão da Saúde no Município. Segundo o parlamentar, a Administração Municipal conseguiu retroceder em todos os aspectos da área, quando comparados a gestões anteriores. O vereador foi o quarto orador a se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (9).

Raoni Mendes afirmou que esteve presente no Ortotrauma de Mangabeira, o Trauminha, em abril de 2015, juntamente com os vereadores Lucas de Brito (PSL) e Renato Martins (PSB). “Vimos um hospital em estado de guerra. Constatamos os pacientes fazendo suas necessidades em potes de soro cortados ao meio. Essa é a dignidade que o prefeito dá aos munícipes de João Pessoa”, relatou.

Ainda sobre a situação do Trauminha, o vereador afirmou ter recebido relatos de médicos e denúncias sobre esgoto aberto em uma sala de cirurgia, além de falta de materiais. “Essa é a saúde que estamos vivenciando na gestão de Luciano Cartaxo (PSD)”, frisou.

Sobre o Hospital Santa Isabel, o parlamentar afirmou que os aparelhos de ar condicionado das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) da instituição estão desligados por causa de uma pane elétrica e os repasses feitos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) aos hospitais filantrópicos continuam atrasados.

“O recurso é depositado pelo Governo Federal, mas não se paga em dia desde 2012. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não tem condições de administrar os recursos advindos do Sistema Único de Saúde (SUS). É perceptível que a Gestão Municipal retrocedeu em todos os serviços de saúde. Há um desmantelo completo do sistema municipal de saúde. A incompetência é tamanha, que não se consegue prover nem o básico”, declarou.

O parlamentar sugeriu o debate da saúde pública do Município em audiência pública na CMJP. “Queremos trazer esse debate para esta Casa. Queremos essa discussão não para encontrar culpados, mas para encontrar soluções”, afirmou Raoni Mendes.