“Acessibilidade vai além de rampas e corrimões”, declara vereadora na tribuna da CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 06/03/2019 21h00, última modificação 29/06/2019 12h44
Helena Holanda (PP) falou sobre o tema na sessão ordinária da CMJP desta quinta-feira (7)

Acessibilidade foi o tema trazido para o debate pela vereadora Helena Holanda (PP), na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (7). A parlamentar lembrou que esta é uma das principais bandeiras do seu mandato e assegurou que não vai arrefecer nesta luta. “Acessibilidade vai muito além de rampas e corrimões”, declarou.

“Há 45 anos luto pela causa da acessibilidade e, infelizmente, continuo vendo as leis que tratam deste tema sendo descumpridas. Faltam rampas e corrimões nas áreas próximas às lojas do Centro da cidade, por exemplo. Já vi uma esposa levar mercadorias para o marido escolher no carro, porque ele não podia descer até a loja”, revelou. A vereadora também destacou que, apesar de algumas lojas possuírem rampas móveis, em geral elas não são utilizadas, pois ficam entocadas nos subsolos.

Outro assunto abordado pela vereadora foi a fila preferencial que, segundo ela, na maioria das vezes não é disponibilizada nos estabelecimentos da cidade. “Cidadãos, vocês precisam lutar por seus diretos, assegurados pela Lei 10.098/2000. Se não houver fila preferencial, todas passam a ser preferenciais. As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não são estátuas ou indivíduos aniquilados, são cidadãos com direitos, que precisam ter igualdade de oportunidades”, destacou.

Helena Holanda ainda alertou que os estabelecimentos de hospedagem da cidade devem ter 5% dos seus quartos adaptados. “As leis que garantem direito e dignidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não são cumpridas. Se a lei existe, ela precisa ser cumprida. Não são apenas as rampas e corrimãos que vão garantir a segurança dessas pessoas, precisamos de uma atenção mais efetiva com este segmento”, cobrou.

Em aparte, a vereador Sandra Marrocos (PSB) exaltou o trabalho da vereadora Helena Holanda na luta pela inclusão e acessibilidade na sociedade pessoense. “Precisamos lutar pelo respeito e pela dignidade no cotidiano das pessoas com deficiência. A senhora faz isso de forma efetiva, e seu trabalho é reconhecido por nossa cidade”, afirmou.