“Embora setentona, a Câmara tem espírito jovem e está em sintonia com a alma do povo pessoense”, diz vereador
“A população pode esperar uma Câmara que, embora setentona, tem um espírito muito jovem e que está atenta aos anseios da sociedade e em sintonia com a alma do povo pessoense”. Isso é o que declara o vereador Bruno Farias (PPS) em relação às expectativas da população da Capital paraibana sobre os próximos anos de atividade da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
A CMJP está celebrando 70 anos de sua reinstalação após a redemocratização do país. Esses 70 anos estão sendo comemorados desde o dia 29 de setembro, com a abertura do ciclo de palestras ‘Câmara Aberta: diálogos da democracia’ e conta com uma extensa programação: uma série de entrevistas com líderes políticos de todo o Brasil; palestras com personalidades do cenário nacional, a exemplo de ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), senadores e prefeitos de capitais importantes, como São Paulo e Rio de Janeiro; além de exposições, lançamento de publicações e outras atividades culturais e de cunho histórico.
“Essas comemorações se revestem de grande relevância porque nós fazemos uma espécie de reflexão sobre o papel que o Poder Legislativo exerceu em nossa cidade ao longo dessas sete décadas. E ao fazer essa reflexão nós podemos concluir que esta Casa está absolutamente inserida na vida cotidiana dos pessoenses”, afirmou Bruno Farias.
De acordo com o parlamentar, a Câmara tem procurado fazer um debate qualificado, pensando unicamente no bem estar da população. Para ele, além dos debates a Casa Legislativa, sobretudo a partir da implementação do Orçamento Impositivo, além de discutir, lançar luzes e trazer ideias, vai poder concretizar as principais demandas do povo.
O Orçamento Impositivo foi aprovado pela CMJP, em maio deste ano, através da criação da 'Emenda Cidadã'. Assegurado pela Constituição Federal, o Orçamento Impositivo garante que 1,2% da receita corrente líquida seja reservado a gastos indicados por emendas parlamentares individuais. “Agora, vamos poder fazer, vamos poder executar, botar a mão na massa realizar muitas das vontades da população, muitos dos anseios, desejos e pleitos de uma cidade de médio porte mas que ainda tem muitas carências em muitas áreas”, argui o vereador.
Bruno Farias ainda destaca que grandes temas e causas foram discutidos e grandes lutas, conquistas e embates foram travados na Casa em favor da população. Para ele, a Câmara Municipal, muito mais do que uma testemunha da história, foi uma personagem que exerceu protagonismo na cidade de João Pessoa ao longo do tempo.
O parlamentar
Bruno Farias de Paiva nasceu em João Pessoa, em 17 de dezembro de 1980. É bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), advogado e especialista em Ciências Criminais. Além da carreira jurídica, descobriu outra vocação: a poesia, fazendo dessa aptidão um compromisso com a valorização da cultura popular. Filho do médico, professor aposentado da UFPB e diácono da Igreja Católica Valter Inácio de Paiva e da funcionária pública Helga Farias de Paiva, Bruno Farias é pai de Bianca Zírpoli Farias de Paiva.
Foi presidente do Grêmio do Colégio PHD, secretário-geral do Diretório Acadêmico do Curso de Direito da UFPB, diretor executivo da Casa do Estudante da Paraíba (Funecap), presidente da Comissão do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB). Entre maio de 2014 e maio de 2015, assumiu a Secretaria Municipal do Turismo.
Em 2009 iniciou o seu primeiro mandato como vereador de João Pessoa. No pleito seguinte, em 2012, disputou a reeleição onde alcançou uma votação que lhe rendeu o posto de segundo vereador mais bem votado da Capital paraibana. Na Câmara Municipal de João Pessoa, procura, nos projetos de lei apresentados e aprovados, focar as questões da cidadania, do meio ambiente, da igualdade e da dignidade da pessoa humana, já tendo sido, segundo o Portal Transparência Brasil, um dos parlamentares mais produtivos e propositivos da Casa (página do vereador).