“Se Guarabira vai implantar lista de espera para atendimentos médicos, por que não João Pessoa?”, indagou oposicionista

por Clarisse Oliveira — publicado 08/04/2019 21h00, última modificação 28/06/2019 17h31
O vereador Leo Bezerra (PSB) afirmou que mais de 29 cidades já implantaram o sistema de publicação de lista de espera e cobrou a instituição na Capital

O vereador Leo Bezerra (PSB) usou seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão desta terça-feira (9), para defender projeto de sua autoria, vetado pelo Executivo Municipal, que prevê a divulgação de lista de espera para atendimentos médicos na rede pública de saúde da Capital. Segundo o parlamentar, a cidade de Guarabira, próxima a João Pessoa, vai implantar o sistema, e mais 29 municípios já contam com a publicação de lista de espera de pacientes que aguardam consultas, exames e cirurgias eletivas.

Leo Bezerra informou que, em janeiro deste ano, a Câmara de Guarabira sancionou projeto semelhante, de autoria da vereadora Michele Paulino Aguiar. “Se Guarabira, com potencial financeiro menor do que João Pessoa, vai implantar a lista de espera, por que não João Pessoa? É um benefício pro povo, que vai poder saber, verdadeiramente, qual o dia programado para a realização de exame ou cirurgia, para que possa se preparar. Só pedimos que essa lista seja divulgada”, defendeu Leo Bezerra.

O parlamentar complementou ainda que a divulgação de lista de espera para cirurgias eletivas já existe nas capitais do Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), além de mais 29 cidades, sendo 22 delas em Santa Catarina, a exemplo de Joinville.

Tibério Limeira (PSB) defendeu a importância do projeto para o fortalecimento da transparência pública, principalmente “quando se trata de saúde, situação em que uma fila furada pode ocasionar a morte ou a invalidez de alguém”.

O veto do Executivo Municipal ao projeto ainda precisa passar por votação na Câmara. Caso seja mantido, a matéria será arquivada. Se for derrubado, o projeto tornar-se lei.