“Vamos interligar a cidade por meio de ciclovias”, defende vereador no dia do ciclista

por Clarisse Oliveira publicado 19/08/2021 14h12, última modificação 19/08/2021 14h12
Colaboradores: Foto: Coronel Sobreira
Coronel Sobreira (MDB) defendeu a estruturação da cidade pensada não só para veículos automotores, mas também para a bicicleta, meio de transporte sustentável e econômico

O vereador Coronel Sobreira (MDB) destacou a importância da infraestrutura de mobilidade urbana da cidade ser pensada também para o deslocamento seguro de ciclistas. O parlamentar ressaltou o assunto na sessão desta quinta-feira (19), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em referência ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado hoje.

“João Pessoa tem crescido nessa parte e expandido suas ciclovias, mas é preciso fazer mais. Vamos interligar a cidade por meio de ciclovias. Precisamos ligar a ciclovia da Avenida Tancredo Neves ao Centro e o Centro às demais regiões da cidade. Precisamos dar condições às pessoas de se locomover com a bicicleta”, defendeu Coronel Sobreira.

O parlamentar fez um apanhado histórico sobre o crescimento do número de carros no Brasil, da década de 60 até hoje, e como esse crescimento constante molda a visão e o planejamento da mobilidade urbana exclusivamente voltado para automóveis e motocicletas.

“Em 1963, tínhamos 900 mil carros; trinta anos depois foi para 32 milhões. Hoje temos 100 milhões de veículos circulando no Brasil. A frota automotora é crescente e a única saída é desestimular seu uso. São Paulo faz rodízio de carros, por exemplo. Todo gestor precisa enxergar isso, mas ao longo dos anos só enxergavam a visão do automóvel e motocicletas, começando pela estrutura das vias”, afirmou o vereador salientando que o transporte público também é carente e que as empresas desse setor trabalham com dificuldades.

Para o parlamentar, o meio de transporte por bicicleta é uma medida eficaz para melhorar a mobilidade urbana. “A bicicleta hoje está vindo como uma das soluções na mobilidade. Mas, para isso, é preciso que gestor público forneça condições favoráveis para estimular as pessoas a se deslocarem pedalando de forma segura”, concluiu.