70 anos da CMJP: parlamentar destaca a importância da Câmara na política da Paraíba
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) completa 70 anos de sua reinstalação no próximo dia 14 de novembro. “Uma celebração que representa o resgate da história de um parlamento que já produziu diversos nomes importantes para a política paraibana”, destaca o vereador Eduardo Carneiro (PRTB), que desde o ano de 2014 faz parte desta história.
De acordo com o parlamentar, a partir da Câmara da Capital governadores, prefeitos, deputados estaduais e federais tiveram o primeiro corpo a corpo com a população. Pela Casa passaram nomes como o governador do Estado Ricardo Coutinho (PSB); o prefeito da Capital Luciano Cartaxo (PSD); o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) e o ex-deputado federal Avenzoar Arruda (na época no PT e hoje no PSol), que inclusive já foi um dos entrevistados da série de programas 'Câmara 70 Anos de História', realizada pela TV Câmara João Pessoa.
“Outra importância desta comemoração será inserir essa nova legislatura no cenário político da Capital, estimulando os novos vereadores a escrever seu nome na história da cidade de maneira séria e correta”, enfatiza o parlamentar.
Eduardo Carneiro ainda reflete que a população vive um momento de descrença na política, no entanto, essa nova legislatura vem desenvolvendo um trabalho bastante comprometido com a cidade e com o bem comum. “A população pode esperar cada vez mais rigor na criação de leis que combatam a corrupção e a má aplicação dos recursos públicos, e a maior participação popular, aproximando o povo da Câmara e dos parlamentares, grande fiscalização das ações do Executivo, além de uma constante luta por mais direitos”, garante o vereador.
O parlamentar
Eduardo Jorge Soares Carneiro nasceu em 14 de setembro de 1983 em João Pessoa. É casado com a advogada e concluinte do Curso de Medicina Thamara Leite Lopes Carneiro. Administrador de empresas e bacharelando em Direito, iniciou sua vida profissional como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aos 18 anos. Em seguida, assumiu cargos de confiança nos Poderes Executivos estadual e municipal da Capital. Na esfera privada, atuou no ramo da construção civil, em reformas e manutenção predial.
Iniciou a carreira política em 2012, quando foi candidato a vereador da Capital, obtendo 2.693 votos, ficando na primeira suplência. Assumiu o mandato em maio de 2014, na vaga do vereador Bruno Farias (PPS), que assumiu a Secretaria Municipal do Turismo. Eduardo Carneiro permaneceu até maio de 2015, quando da volta do titular da pasta.
“Nesse período, fui considerado o vereador mais produtivo da Câmara e apontado pela imprensa como um dos mais atuantes, mesmo ocupando a condição de suplente”, revela o vereador, que, em agosto deste ano, foi considerado o mais produtivo do paísnovamente.
Em 2016, foi eleito vereador da Capital, com 4.288 votos, primeiro colocado de sua coligação pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Atualmente, é o terceiro-secretário da Mesa Diretora da CMJP, vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos da Casa e presidente municipal da sua legenda partidária.
70 anos da CMJP
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) é uma entidade antiga, herdada dos colonizadores portugueses. Embora haja referências quanto à sua existência em documento datado de 1589, há um considerável vazio no que se refere à vida institucional da Câmara até 1947. Por isso, considera-se este ano como o de sua reinstalação.
Em uma sexta-feira, 14 de novembro 1947, nas proximidades do Pavilhão do Chá, localizado na Praça Venâncio Neiva, no Centro da Capital, ocorria uma festa cívica de reencontro da cidade com a democracia. Convocados pela Justiça Eleitoral, tomaram posse no pavimento térreo do prédio da Sociedade de Medicina, local em frente ao atual prédio-sede da CMJP, atual Anexo II da Casa, todos os vereadores eleitos em 12 de outubro de 1947, tendo a população como testemunha.
A Casa Napoleão Laureano é um importante órgão no processo de representação popular, para o qual os vereadores são eleitos diretamente pelos habitantes da cidade, através do sistema de voto proporcional dos partidos políticos.
Os 70 anos de existência da CMJP estão sendo comemorados desde o dia 29 de setembro, com a abertura do ciclo de palestras ‘Câmara Aberta: Diálogos da Democracia’ e conta com uma extensa programação: uma série de entrevistas com líderes políticos de todo o Brasil; palestras com personalidades do cenário nacional, a exemplo de ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), senadores e prefeitos de capitais importantes, como São Paulo e Rio de Janeiro; além de exposições, lançamento de publicações e outras atividades culturais e de cunho histórico.