A médica dermatologista Esther Palitot recebe homenagem na CMJP
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou a médica dermatologista Esther Palitot com a Medalha Cidade de João Pessoa. A sessão solene aconteceu no Plenário da Casa, na tarde desta quinta-feira (16). A proposta de homenagear a profissional foi feita pelo vereador Santino (PMN) em função do seu trabalho à frente do tratamento da psoríase, doença autoimune que, por ser pouco conhecida, ainda desperta preconceito na sociedade com relação a quem sofre com a manifestação dos seus sintomas.
“Esther Bastos Palitot é uma mulher que encontrou na dermatologia sua razão profissional e se destaca em todo país. Tive o prazer de conhecer de perto o trabalho da doutora e ver como ela é engajada nessa causa, e como sua atuação faz a diferença na vida dos pacientes. Além de ser uma profissional extremamente competente, é uma figura humana singular. Por todas essas razões, nada mais justo que homenagear tão dedicada profissional”, justificou Santino.
O representante dos estudantes de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alex de Oliveira Almeida, falou que a homenageada é uma professora compromissada com as ações acadêmicas, sempre representando um diferencial na vida de cada aluno. “Ela desempenha um trabalho magnífico no Centro de Referência em Psoríase do Hospital Universitário Lauro Wanderley. São grandes ações de esclarecimentos para combater o preconceito contra a Psoríase”, enfatizou.
A presidente da Associação de Pais e Pessoas com Psoríase, Tereza Macedo, destacou o trabalho realizado pela homenageada na atenção aos pacientes de Psoríase e no trato com todos que a procuram. Ela também elogiou o Centro de Referência do HU, coordenado pela homenageada, afirmando que é o melhor do Brasil. O vereador de Brejo do Cruz, Geraldo Ferreira (PR), disse que muitos pacientes de sua cidade vêm a Capital fazer tratamento e recebem “estimada atenção” da agraciada com a honraria. A tia da homenageada, Maria Auristela Palitot da Cunha Lima, externou sua satisfação em participar de uma homenagem à tão querida sobrinha e conclamou os presentes a entoarem o Hino de Louvor “Em Nome do Pai”.
A dermatologista Esther Palitot aproveitou para falar sobre a psoríase. De acordo com ela, a psoríase é uma doença inflamatória, crônica, imunomediada, sistêmica e que acomete, principalmente, a pele e as articulações. De acordo com a médica, os portadores da doença são mais propensos, do que aqueles que não têm tal condição, a desenvolver a
lgumas outras doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, diabetes e obesidade.
Esther Palitot agradeceu e parabenizou toda a equipe hospitalar do HU por desempenhar grande parceria no trabalho em busca da melhoria da qualidade de vida dos portadores de psoríase. Ela ainda agradeceu ao propositor da homenagem, alunos, gestores, familiares e amigos. “Com emoção, que toma conta de mim, divido esta homenagem com todos que sempre estiveram presentes firmando parceria na minha vida. Acima de tudo, agradeço aquele que me chama pelo nome e é a razão verdadeira de todas as vitórias conquistadas”, finalizou a agraciada.
A solenidade, presidida pelo vereador Benilton Lucena (PSD), foi abrilhantada por uma apresentação da violinista Belle Soares, que tocou as canções “Meu Sublime Torrão”, hino popular oficial da Capital; e “Asa Branca”.
A homenageada
Esther Bastos Palitot possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco e especialização em Dermatologia pela Sociedade de Dermatologia. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, na área de Farmacologia.
Ela também é professora de Dermatologia do Departamento de Promoção da Saúde da UFPB e coordena o Centro de Referência de Psoríase do Estado da Paraíba. Fundadora e coordenadora docente da Liga de Dermatologia da Paraíba da UFPB, atua principalmente nas seguintes áreas: psoríase, dermatite atópica, oncologia cutânea, cirurgia dermatológica e dermatologia corretiva. Além disso, ministra aulas em cursos e jornadas.