Aberta temporada de inscrição de gabinetes da CMJP para estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’

por Haryson Alves — publicado 25/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 12h59
Programa oferece vagas para estudantes do ensino superior vivenciarem, de forma voluntária, o cotidiano do Legislativo e, ao final da experiência, sugerirem projetos que podem virar lei

A Escola do Legislativo Professor Celso Furtado da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) abriu edital para os gabinetes da Casa interessados em oferecer estágio não remunerado a estudantes de graduação e pós-graduação que desejam vivenciar o dia a dia do Legislativo. As assessorias parlamentares interessadas em oferecer estágio-visita não remunerado a partir do projeto ‘Aprendiz de Vereador’ devem formalizar a inscrição, desta quinta-feira (27) ao dia 10 de outubro. Ela pode ser efetuada no Setor de Protocolo da Câmara, ou enviando o formulário de inscrição, preenchido a partir de e-mail institucional do gabinete, para escoladolegislativo@cmjp.pb.gov.br.

Esta será a segunda turma do estágio, neste segundo semestre de 2018. As atividades vão acontecer de 1º a 27 de novembro, nos turnos da manhã ou tarde, com início efetivo, dentro dos gabinetes, no dia 5 do mesmo mês.

Segundo o edital, a distribuição da carga horária – que é de quatro horas diárias, durante três semanas, mais seis horas de formação, divididas em dois dias –, cabe à chefia de cada gabinete, respeitado-se o horário de aulas regulares do estudante.

Além disso, cada gabinete poderá receber tantos estagiários quanto puder, de modo que, para cada três estagiários, haja um supervisor, dentre os ocupantes de cargo da assessoria parlamentar.

23 estudantes já participaram da iniciativa em 2018

No primeiro semestre deste ano, 15 estudantes finalizaram com êxito sua participação no projeto, com direito a certificado, ao final da jornada de atividades. Já na primeira turma deste segundo semestre, oito alunos foram selecionados no processo, dentre egressos no ensino superior e pós-graduação.

11 gabinetes ofertaram vagas este ano

Já ofertaram vagas, neste segundo semestre de 2018: Humberto Pontes (Avante), Sandra Marrocos (PSB), Lucas de Brito (PV) e Thiago Lucena (PMN). No primeiro, além dos parlamentares citados anteriormente, também participaram do projeto os gabinetes de Bruno Farias (PPS), Damásio Franca (PP), Eduardo Carneiro (PRTB), João Almeida (Solidariedade), Milanez Neto (PTB), Leo Bezerra (PSB) e Tibério Limeira (PSB).

Áreas de atuação

Geralmente, os aprendizes de vereador são divididos em áreas temáticas de atuação, como: geração de emprego, erradicação da pobreza, economia solidária, iluminação pública, educação, saúde, habitação, políticas voltadas para grupos socialmente vulneráveis, turismo, inovação tecnológica, segurança, dentre outras. A partir da escolha da área e da vivência do cotidiano do Legislativo, é que os PLs serão desenvolvidos, sob a supervisão do vereador e sua equipe de gabinete.