Abram alas que elas vão voar: Muriçocas do Miramar completa 31 anos de folia

por Clarisse Oliveira — publicado 07/02/2017 22h00, última modificação 04/07/2019 16h00
O maior bloco de prévia carnavalesca do Brasil ganha as ruas da cidade na quarta-feira de fogo, que este ano é dia 22 de fevereiro

Cansado de ter que viajar até Pernambuco para curtir o carnaval, um grupo de amigos resolveu criar a própria festa. Nas ruas do bairro do Miramar, no ano de 1986, foi criado o que hoje é o maior bloco de prévia carnavalesca do Brasil: Muriçocas do Miramar. Arrastando perto de meio milhão de pessoas a cada ano, o bloco ganha as ruas da cidade sempre na quarta-feira que antecede a quarta-feira de cinzas.

O presidente do bloco Muriçocas do Miramar, Luís Flávio Maroja, conhecido como Mestre Fuba, batizou o dia em que a agremiação sai às ruas de “quarta-feira de fogo”, em relação à quarta-feira de cinzas. Segundo Fuba, no começo da iniciativa, as pessoas não entenderam bem, mas logo foram aderindo à folia e hoje é um evento marcante para o turismo da Capital.

“Era uma quarta-feira, as pessoas não entenderam muito bem, mas o bloco começou a crescer e hoje temos um carnaval consolidado como a maior prévia carnavalesca do Brasil. É uma festa muito importante, pois aquece a economia da cidade, gera cerca de 6.000 empregos indiretos e 1.500 diretos. São cerca de R$ 72 milhões de reais movimentados em comércios, restaurantes e hotéis”, enfatizou.

De acordo com Fuba, o Muriçocas do Miramar procura sempre valorizar os artistas e a cultura locais, convidando orquestra e grupos de culturas da cidade para animar o folião. Segundo ele, que também é cantor e compositor do hino do bloco, “a principal atração das Muriçocas é o próprio folião”.

Este ano, a agremiação homenageia a cantora Cátia de França e, além de Fuba, tem o cantor e compositor Zé Neto puxando o bloco. “Ele foi Muriçoquinha, hoje é Muriçoca. É um grande compositor e vai colocar as pessoas para se divertirem e dar prosseguimento com relação ao meu papel nas Muriçocas”, afirmou Fuba sobre Zé Neto.

O jovem compositor destacou que cresceu no ambiente carnavalesco. “Comecei no bloco muito jovem e componho desde a adolescência. Recebi com muito gosto o convite de Fuba para cantar no bloco com ele”, ressaltou Zé Neto.

O Muriçocas do Miramar sai dia 22 de fevereiro, às 19h. “Gostaria de convidar toda população para celebrar a alegria desta quarta-feira tão especial para cidade. Vamos festejar, que as muriçocas vão voar”, chamou Fuba.

Acorde Miramar

Além do Muriçocas, o bairro também é berço do “Acorde Miramar”, movimento que antecede e prepara a vizinhança para a chegada da quarta-feira de fogo. “Este ano, o Acorde Miramar completa 25 anos. Sempre à meia-noite da terça-feira, saímos com esse bloco cantando serenatas antigas acordando as pessoas, que saem de suas casas com pijamas para seguir o bloco e anunciar a chegada da quarta-feira de fogo”, explicou Fuba.

TV Câmara no Carnaval de João Pessoa 2017

O Bloco Muriçocas do Miramar é mais uma agremiação a participar da cobertura especial do Carnaval 2017 da TV Câmara de João Pessoa. A emissora legislativa começa os trabalhos com a exibição de entrevistas a presidentes e representantes de movimentos carnavalescos, mostrando a história e a alegria das agremiações pessoenses aos telespectadores. A apresentadora Suely Gonçalves comanda as entrevistas informando sobre cultura carnavalesca da Capital, desde o Folia de Rua ao Carnaval Tradição.

https://www.youtube.com/watch?v=kocQC2Bv0Y4