Abuso sexual, surto de Chikungunya e lixo eletrônico são temas de pronunciamento na tribuna da CMJP
A luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, a prevalência do surto de Chikugunya pela cidade e o lixo eletrônico foram temas abordados pela vereadora Eliza Virgínia (PSDB), na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (24).
No mês em que está instituído o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – 18 de maio – a vereadora Eliza Virgínia ratificou sua luta constante a favor desta causa. Ela afirmou que essa batalha exige um trabalho contínuo e efetivo, principalmente junto aos pais, conscientizando-os de que precisam conhecer melhor seus filhos e suas necessidades para evitar a aproximação de pedófilos. Para ela, é melhor prevenir do que remediar.
Eliza lembrou que em 2010 houve uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no Senado Federal, que investigou crimes de pedofilia no Brasil. A CPI teve como presidente o senador Magno Malta (PR). “A CPI cumpriu seu papel. Mas, finalizados os seus trabalhos, temos a impressão de que o mal acabou, o que não é verdade, pois a prática continua acontecendo por todo país”, alertou a parlamentar.
“Recentemente, um senhor, que se diz padre, foi descoberto abusando sexualmente de um adolescente. Uma jovem de 19 anos, babá de uma menina de nove anos, estava abusando da criança, e ainda alegou que a vítima pedia pelo abuso. Senhores pais, fiquem alertas quando observarem seus filhos com amizade com pessoas adultas, sempre recebendo presentes. É muito bom ver seu filho receber presentes, mas cuidado, pois ele pode estar sendo abusado sexualmente”, reforçou Eliza.
Combate à Chikungunya
A parlamentar ainda usou seu pronunciamento para conclamar a população a redobrar a atenção para evitar água e lixo acumulados, especialmente em terrenos baldios. Segunda ela, seria muito importante a volta dos carros “fumacê” pelos bairros da cidade.
[citacao] Seria mais uma ferramenta no combate aos mosquitos que estão causando doenças na população [/citacao]
“O bairro do Cristo Redentor está vivendo um surto de Chikungunya, com diversas famílias acometidas por essa doença. Precisamos fazer um trabalho de conscientização da população para avisar à empresa de limpeza da cidade sobre os terrenos baldios particulares. Temos que lembrar que não é obrigação da Prefeitura fazer a limpeza destes terrenos, porque são particulares. Mas, pode haver um mutirão dos moradores para evitar acúmulo de resíduos nestes locais” comentou.
Lixo eletrônico
Eliza Virgínia também falou sobre o recolhimento adequado do lixo eletrônico na Capital. Ela aproveitou para pedir a aprovação de um requerimento que solicita a instalação de um totem de recolhimento de equipamentos eletrônicos de pequeno porte no hall da CMJP. A vereadora ainda afirmou que solicitou à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a coleta de resíduos com caminhões diferenciados, para possibilitar a reciclagem e reutilização de material descartado pela população. De acordo com a vereadora, o recolhimento adequado do lixo eletrônico pode ser um negócio bilionário, além de contribuir para o equilíbrio ambiental. Ela ainda destacou que o Brasil é o país emergente que mais gera lixo eletrônico no mundo.