Advogada recebe honraria pelos relevantes serviços prestados aos direitos humanos

por Paulo de Pádua — publicado 21/10/2019 21h15, última modificação 21/10/2019 21h24
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
A homenagem, proposta pelo vereador Humberto Pontes (Avante) aconteceu nesta segunda-feira (21), na CMJP

“Hoje é um dia de muita alegria e também de muita comemoração, pois estamos recebendo a mais nova filha desta cidade”. A declaração foi feita pelo vereador Humberto Pontes (Avante), no início do seu pronunciamento, na sessão solene que agraciou com o Título de Cidadã Pessoense a advogada Leilane Soares de Lima, natural de Areia.

A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e contou com o vereador Marcos Henriques (PT) como secretário dos trabalhos da mesa, além de amigos e familiares da homenageada.

Na tribuna, Humberto Pontes destacou algumas ações e funções exercidas pela advogada Leilane Soares, como o trabalho voluntário na Fundação Cidade Viva, no projeto “Criança Viva”; e a atuação como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba e como coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Estado.

O parlamentar destacou que a homenageada chegou em João Pessoa, na década de 90; formou-se em Direito Penal; é filha do casal Marconi Silva de Lima e Lourdes Soares Lima; participou de vários trabalhos importantes, como o de voluntária, pela Fundação Cidade Viva, no projeto “Criança Viva” e no projeto “Esperança Viva”, que trabalha no sistema prisional; e realizou trabalhos nas Penitenciárias de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão e de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, além do Presídio Padrão, em Santa Rita.

Ainda em seu discurso, Humberto Pontes citou que a homenageada é pós-graduada em Direito Penal, Processo Penal e Segurança Pública, bem como é aluna especial do Mestrado em Direitos Humanos, do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Fiquei muito feliz e honrada com a notícia de que receberia a cidadania pessoense, uma honraria que vai aumentar, ainda mais, minha responsabilidade na defesa da dignidade das pessoas”, afirmou a advogada Leilane Soares, acrescentando que já se considerava filha da cidade de João Pessoa, pois costumava vir com a família, constantemente, passar férias e visitar a Capital.

Além de Humberto Pontes e da homenageada, a mesa foi composta pela também advogada Carol Lopes, secretária-adjunta da OAB/PB e pelo pastor Saulo Ribeiro, representando a Fundação Cidade Viva.