Advogado e professor Carlos Pessoa de Aquino recebe Comenda Ronaldo Cunha Lima na Câmara de João Pessoa
O advogado e professor universitário Carlos Pessoa de Aquino foi contemplado com a Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima, na tarde desta quinta-feira, 1º de junho. A honraria da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se destina a personalidades que se destacaram no exercício de suas atividades. Ela foi concedida, em sessão solene, pelo vereador Bruno Farias (PPS), propositor da condecoração e do evento, que foi secretariado por Milanez Neto (PTB). A poesia permeou os discursos de todos que usaram da palavra, inclusive, no discurso do homenageado.
Bruno Farias destacou o dom que o Carlos Pessoa tem no uso da palavra, além da forte amizade que o homenageado teve com o poeta Ronaldo Cunha Lima. “Hoje é dia de aplaudir a genialidade do esgrimista da advocacia paraibana, que exerce a missão de postular em juízo os direitos alheios. Um orador que prende e encanta pela sua alma, domina e vence pelo seu cérebro. Essa homenagem, muito mais do que uma medalha a enfeitar o peito, é adorno para o seu coração. Significa o reencontro de sua alma com a do poeta Ronaldo”, afirmou o parlamentar.
Bruno Farias (PPS) lembrou a amizade do homenageado com o poeta Ronaldo Cunha Lima.[/caption]
Em sua fala, Bruno comentou que, assim como Ronaldo, o homenageado é singular e tem uma vasta folha de serviços prestados à Paraíba e a João Pessoa. “Carlinhos se destaca no mundo jurídico, no universo da cultura, nas lições do magistério, na lealdade aos amigos, na alegria de partilhar todos os momentos, na solidariedade com os seus semelhantes e na celebração da vida”, ovacionou Bruno Farias, Carlos Pessoa de Aquino.
Na ocasião, algumas personalidades renderam votos ao homenageado. Ao usarem da palavra, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) e o representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Técio Lins e Silva usaram da poesia para elogiar Carlos Pessoa de Aquino. “Parabéns por tudo que você representa”, salientou o congressista.
Homenageado discursa
A honraria se destina a personalidades que se destacaram no exercício de suas atividades.[/caption]
Em seu discurso, Carlos Pessoa agradeceu por a CMJP reconhecer o seu pensamento e expressão enquanto profissional da advocacia. “A atividade laboral me ensinou que, nas atribulações, crescemos como cidadãos e profissionais. Nutro-me do sentimento da gratidão e venho a esta Casa com espírito elevado. Muito me honra receber essa homenagem de um parlamentar que dignifica o Legislativo Pessoense. Sou muito grato pelo referencial de vida a Ronaldo Cunha Lima. Hoje, vocês transformaram a efemeridade deste instante em algo eterno em minha vida, muito obrigado”.
Perfil
Carlos Pessoa de Aquino é professor das disciplinas de Criminologia, Direito Administrativo e Municipal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Faculdade de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Faz parte da Coordenação da Região Nordeste no IAB, da Comissão de Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de ser autor de vários livros, artigos e trabalhos publicados em revistas jurídicas nacionais.