Afirmações preconceituosas de vereadora gaúcha repercutem na Câmara de João Pessoa

por Clarisse Oliveira — publicado 24/05/2017 21h00, última modificação 12/07/2019 16h12
Foi sugerido encaminhamento de ofício para que vereadora de Farroupilha-RS responda ao Conselho de Ética da instituição e que os vereadores pessoenses elaborem um Voto de Repúdio coletivo

Os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) reagiram às afirmações da vereadora de Farroupilha – RS, Eleonora Broilo (PMDB), como a que “nordestinos sabem se unir para roubar”, em pronunciamento na última segunda-feira (22). Quem puxou o assunto foi a vereadora Helena Holanda (PP), que foi à tribuna da Casa registrar seu repúdio à parlamentar gaúcha por esta e outras afirmações que a vereadora pessoense considerou preconceituosa.

Helena Holanda enfatizou que não aceita tais afirmações, que é mulher, está na política e há 45 anos trabalha com pessoas com deficiência e idosos. Para ela, investigações precisam ser realizadas e os culpados punidos, mas tudo não pode ser atribuído a um só segmento.

[citacao] O país vive em um momento político difícil, que reflete na economia e no povo brasileiro. Sou a favor sempre de que investigações sejam feitas e os corruptos sejam punidos. Mas jamais pode ser atribuído ao povo nordestino qualquer ônus apenas por sermos nordestinos[/citacao]

Bruno Farias (PPS) sugeriu que a Mesa Diretora encaminhe um ofício à Câmara Municipal de Farroupilha para que a vereadora responda pelas afirmações proferidas diante do Conselho de Ética da instituição. “Não cabe mais nessa quadra esse tipo de comportamento absolutamente odioso e abominável”, posicionou-se.

O vereador Marcos Henriques (PT) concordou com a propositura de Bruno e disse que afirmações como a da vereadora gaúcha fomentam o ódio, que vem se proliferando em todo o país e que todos devem combater. Sandra Marrocos (PSB) destacou que respeita muito o povo gaúcho e tem certeza que ele não se sente representado pela vereadora que tem uma “fala odiosa”.

Raíssa Lacerda (PSD) sugeriu a elaboração de um voto de repúdio coletivo à parlamentar gaúcha, com a assinatura de todos os parlamentares. A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) e os vereadores Tibério Limeira (PSB), Damásio Franca (PP) e Milanez Neto (PTB) também se pronunciaram contra as afirmações da vereadora de Farroupilha.