Agenda: Dia da Guarda Municipal e entrega de honrarias

por Clarisse Oliveira publicado 11/10/2019 12h50, última modificação 14/10/2019 21h04
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Advogado e professor Sheyner Asfóra; educador e administrador Paulo Sérgio Toscano Varandas e Poeta Nascimento vão ser homenageados pelo Legislativo Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar três sessões solenes e uma especial durante o período de 14 a 18 de outubro de 2019. A Casa vai comemorar o Dia da Guarda Municipal e homenagear o advogado e professor Sheyner Yàsbeck Asfóra; o educador e administrador Paulo Sérgio Toscano Varandas; e o poeta cordelista Vicente Francisco do Nascimento, conhecido como Poeta Nascimento.

Na segunda-feira (14), às 14h30, o vereador Carlão (DC) comanda a sessão solene que vai entregar o Título de Cidadão Pessoense ao advogado e professor campinense Yásbeck Sheyner Asfóra. A homenagem acontece no Plenário Senador Humberto Lucena. “Presente e atuante, nosso homenageado é um brilhante e destacado advogado criminalista e exímio professor, que continua desenvolvendo suas atividades profissionais com ética, dedicação e altivez, contribuindo, sobremaneira para o desenvolvimento cultural, econômico e social da cidade de João Pessoa”, justificou o propositor.

O vereador Damásio Franca (PP) é o autor da homenagem ao educador e administrador do João Machado Colégio e Curso, Paulo Sérgio Toscano Varandas. A sessão solene de entrega da Medalha Cidade de João Pessoa acontece na terça-feira (15), também no Plenário Senador Humberto Lucena. “A instituição de ensino tem mais de 50 anos a serviço da educação, sendo referência e reconhecida como escola de excelência, que oferece um ensino de qualidade”, justificou o parlamentar.

Às 15h da quinta-feira (17), o vereador Marcos Henriques (PT) preside a sessão solene que vai entregar a cidadania pessoense ao poeta cordelista Vicente Francisco do Nascimento, conhecido como Poeta Nascimento. Desta vez, a solenidade acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, localizado na Rodovia PB 008, Km 5, s/n, no Polo Turístico.

“A obra do poeta traduz a vida do sertanejo, enaltece os valores nordestinos e busca no passado, nas lembranças, os elementos que lhes são úteis para a construção de estrofes de grande impacto para a cultura popular de nossa terra. As contribuições dadas pelo Poeta a João Pessoa são intangíveis, imateriais, e, portanto, eternas, merecedoras do mais intenso louvor”, justificou Marcos Henriques.

Fechando as atividades da semana, na sexta-feira (18), às 9h, o vereador Milanez Neto (PTB) vai realizar uma sessão especial para comemorar o Dia da Guarda Municipal, celebrado anualmente em 10 de outubro. A comemoração acontece no Plenário Senador Humberto Lucena.

Em João Pessoa há 29 anos, a Guarda Municipal tem como objetivos promover a cidadania, a ordem pública e o cuidado do patrimônio público, por meio de políticas públicas de prevenção à violência e construção da cidadania de maneira articulada e democrática, com a realização de parcerias, fomentando uma cultura de paz. A Guarda ainda atua no combate às drogas no ambiente escolar para alunos da rede municipal e promove ações de monitoramento por vídeo no Centro da cidade.