Agenda: LDO 2017, segurança pública, ciclismo, Direito & Política e homenagens

por Damião Rodrigues — publicado 24/05/2016 21h00, última modificação 17/07/2019 10h13
Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, o Legislativo Municipal vai encerrar as discussões em torno da LDO 2017. Também vai debater a junção do ensino entre o Direito e a Política e o ciclismo na Capital, além de realizar homenagens

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no período entre os dias 30 de maio e 3 de junho, vai encerrar as discussões em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2017. O Legislativo Municipal também vai receber o gestor de Segurança Pública do Estado para discutir a violência na cidade, além de debater a situação do ciclismo na Capital paraibana e a junção entre o Direito e a Política em busca do desenvolvimento. Também serão concedidas homenagens a quatro personalidades da sociedade pessoense. De acordo com o Cerimonial da Casa, serão realizadas quatro sessões solenes, três audiências públicas e uma sessão especial no período. Todos os eventos acontecem no Plenário Senador Humberto Lucena.

Na segunda-feira (30), às 9h30, acontece a última audiência pública para discutir a LDO 2017. Na ocasião, serão apresentadas as prioridades das seguintes pastas: Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente; Fundo Municipal de Assistência Social; Fundo Municipal do Idoso; Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb); Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur); Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob); Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan); e Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres.

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFOOAP) da CMJP, vereador Dinho (PMN), ratifica o convite à sociedade em geral para participar das discussões sobre as prioridades e metas da LDO 2017. Ele ainda ressalta que a população pode sugerir prioridades através dos gabinetes dos vereadores. O prazo final para entrega das emendas é o dia 6 de junho, até as 17h, no gabinete do relator da matéria, vereador Benilton Lucena (PSD).

Direito & Política

Ainda na segunda-feira, às 15h, está prevista uma sessão especial para discutir a “importância do estudo acadêmico da junção entre o Direito e a Política em busca do desenvolvimento. O vereador Lucas de Brito (PSL) é o propositor da discussão.

Defensor público de Igarassu recebe Cidadania Pessoense

Na terça-feira (31), às 15h, acontece a primeira sessão solene da semana para outorgar a Medalha Cidade de João Pessoa ao advogado Manoel Jerônimo de Melo Neto. A solenidade e a homenagem foram propostas pelo vereador Bruno Farias (PPS).

Manoel Jerônimo de Melo Neto, 35 anos, é formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde lecionou Direito Empresarial entre 2006 e 2008. Durante seis anos, advogou na área criminal, cível e trabalhista. Foi aprovado no concurso público da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco em 2006, e nomeado em 2008. Desde então é professor da Faculdade de Direito de Timbaúba, onde coordena a Câmara de Mediação e Conciliação. Atualmente é chefe do Núcleo da Defensoria em Igarassu.

Ciclismo

Na quarta-feira (1), às 15h, em uma audiência publica o vereador Sérgio da SAC (SD) pretende “abordar a situação do ciclismo em João Pessoa”.

Segurança Publica em debate na CMJP

Outra audiência pública está prevista para a próxima quinta-feira (2), às 11h, para discutir junto com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Coelho Lima, o “alarmante aumento dos índices de assassinatos de jovens na Capital paraibana”. A proposição da convocação é do vereador Bira (PSD).

“Diante do aumento nos índices de violência em nosso Estado, notadamente crimes relacionados ao assassinato de jovens, sobretudo jovens negros, fato esse que pode ser rotineiramente evidenciado através dos meios de comunicação, assim como por entidades de pesquisa e controle de dados nessa temática, solicitamos que o Ilmo. Sr. Cláudio Coelho Lima, Secretário de Segurança e da Defesa Social compareça a CMJP para prestar esclarecimentos acerca das Políticas Públicas efetivadas pela gestão estadual para o combate a esta tipificação de crime, que recentemente foi considerado como “genocídio da juventude negra” pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara dos Deputados, que elaborou um vasto relatório sobre essas mortes”, justificou Bira.

CMJP homenageia presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville

Ainda na quinta-feira, às 15h, acontece uma sessão solene para outorgar a Cidadania Pessoense ao senhor Waldemar Schulz Júnior, em uma propositura do vereador Chico do Sindicato (PTdoB).

“Mazinho, como é mais conhecido, é um articulador nato e tem o gosto pela política 'caipira e romântica', como ele sempre diz, aquela do tempo dos nossos pais, ‘o fio do bigode’, livre de interesses que não sejam os comuns ao povo. Em Dezembro de 2007, foi indicado pelos seus companheiros, para presidir a União Geral dos Trabalhadores de Santa Catarina (UGT-SC), da qual é presidente até os dias de hoje, representando milhares de trabalhadores em Santa Catarina. Com seu perfil afável e carismático, é constantemente convidado pelas demais UGT Estaduais, tendo viajado diversas vezes para João Pessoa, onde esteve reunido com várias entidades sindicais, para fortalecer a UGT Paraibana”, justificou Chico.

Waldemar Schulz Junior nasceu em Joinville, Santa Catarina, em 10 de janeiro de 1958. Foi eleito vereador de Joinville para legislatura de 1997 a 2000. Começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos já tinha sua carteira de trabalho assinada e aos 22 anos, entrou como assessor administrativo no Sindicato dos Empregados no Comércio de Joinville e Região. Cinco anos mais tarde, aos 27 anos, assumiu como Diretor Social do Sindicato. Atualmente é o presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville.

Mais homenagens

Às 10 horas da sexta-feira (3), durante uma sessão solene, o presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP) vai outorgar o Título de Cidadão Pessoense a Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, pelo seu extraordinário valor e relevantes serviços prestados a Cidade de João Pessoa.

Encerrando os eventos da semana, ainda na sexta-feira, às 15h, acontece mais uma sessão solene para outorga da Cidadania Pessoense a Luciana Scotti. A honraria foi proposta pelo vereador João Almeida (SD).

“Sua contribuição para a comunidade científica, seu exemplo de superação, vencendo as dificuldades e limitações é um estímulo positivo para a sociedade, servindo de reflexão do quanto podemos e somos capazes de transformar situações e ampliar horizontes”, justificou João Almeida.

Luciana Scotti nasceu em Alagoas e formou-se em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP). Aos vinte e dois anos foi acometida repentinamente por uma trombose cerebral, que a deixou três meses em coma. Foi submetida há duas cirurgias no cérebro, mas obteve o diagnóstico de que ficaria sem os movimentos do corpo e sem a fala, tendo ainda que usar uma sonda para se alimentar. Em meio à essa dura realidade, mas sem perder a esperança, Luciana reagiu a tudo com força e coragem, e com apenas o movimento de um dedo tornou-se escritora. Atualmente trabalha na Farmácia do Hospital Universitário da Paraíba.