Agora é lei: escolas municipais devem realizar atividades de conscientização e combate ao tabagismo

por Rafaela Cristofoli — publicado 06/11/2017 22h00, última modificação 19/07/2019 11h22
A iniciativa do vereador Marcos Henriques (PT) foi sancionada pelo Executivo Municipal

A partir de agora, todas as escolas da rede pública municipal de ensino deverão realizar atividades escolares e culturais alusivas ao tema 'Combate ao Tabagismo', no dia 29 de setembro de cada ano. A Lei 13.492/2017, recentemente sancionada pelo Executivo Municipal, partiu de uma iniciativa do vereador Marcos Henriques (PT), que comemorou sua aprovação durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (7).

“Fico muito feliz de poder contribuir com a saúde de nossas crianças que estão tão vulneráveis a esse mal, muitas vezes por carência de informações”, comemorou Marcos Henriques, que ainda agradeceu ao apoio dos profissionais da área, especialmente os pneumologistas, que contribuíram com a elaboração do projeto.

“Apesar do número de tabagistas em geral estar caindo, o consumo de tabaco entre crianças e adolescentes vem crescendo consideravelmente. Precisamos agir para mudar essa realidade”, defendeu o parlamentar.

A lei prevê a realização de atividades de conscientização no ambiente escolar sobre os males causados pelo consumo de tabaco e derivados, entre elas intervenções artísticas, palestras com médicos e especialistas no assunto e exibição de documentários. Todas as atividades escolares promovidas deverão abordar o uso do tabaco, seus riscos e consequências como tema central.

A ideia de reservar um dia para realizar atividades escolares em torno do tema é levar mais informações aos estudantes. Assim, poderemos construir, a partir da escola, uma nova cultura, na qual os jovens, conscientes dos males causados pelo fumo, passem a evitar contrair esse mau hábito”, explicou Marcos Henriques.