Ala ursas encerram desfiles do Carnaval Tradição

por Jorge Rezende — publicado 11/02/2018 22h00, última modificação 02/07/2019 09h47
A apuração dos votos será nesta terça-feira (13), às 10h, no local do desfile (Avenida Duarte da Silveira), quando serão conhecidos os vencedores em todas as categorias

Vinte e uma ala ursas fecharam os desfiles do Carnaval Tradição 2018 de João Pessoa. Pela terceira noite consecutiva, o evento foi transmitido ao vivo da Avenida Duarte da Silveira (Beira-Rio) pela TV Câmara de JP, em parceria com a TV Cidade. A transmição ocorreu pelos canais 39.1 (tevê aberta – sinal digital), 23 (Net) da TV Câmara; pelo YouTube e pelas redes sociais da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); e pela TV Cidade de João Pessoa no canal 8 da Net. Antes das ala ursas, desfilaram as Batucadas Águia de Ouro e Nova Liberdade.

A sequência dos desfiles das ala ursas foi a seguinte: Urso Selvagem, Urso Lata Tá, Urso Fiel, Urso Gorila Louco, Urso Albino, Urso Trovão, Urso Branco, Urso Solitário, Urso Anos Dourados, Urso Celebridade, Urso Gavião, Urso Canibal, Urso Sem Lenço Sem Documento, Urso Reboliço, Urso Santa Cruz, Urso Folião, Urso Panda, Urso da Paz, Urso Amigo Batucada, Urso Jamaica e Urso Preto.

Completando 104 anos de história, o Carnaval Tradição é realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Liga Carnavalesca e Associação dos Ursos Carnavalescos.

Resultado e premiação

Este ano, a PMJP vai conceder uma premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria (escola de samba, tribo Indígena, clube de frevo e ala ursa), no valor de R$ 10 mil para cada uma do grupo A, sendo R$ 5 mil para o primeiro lugar; R$ 3 mil para o segundo colocado, e R$ 2 mil para o terceiro. No total, a PMJP vai distribuir R$ 40 mil entre os vencedores.

De acordo com o regulamento do Carnaval Tradição, construído pela Funjope e representantes das agremiações, cada categoria teve um tempo determinado para sua apresentação. As alas ursas tiveram 20 minutos cada; os clubes de frevo tiveram 25 minutos; as tribos indígenas, 30 minutos; e as escolas de samba, 40 minutos cada para fazer a apresentação.

Além da estrutura de som – que incluiu uma housemix – e iluminação para as agremiações, foi montada uma arquibancada para 12 mil pessoas, tablado de acessibilidade e foram instalados 22 banheiros químicos, incluindo os de acessibilidade, que foram distribuídos próximo ao percurso. A PMJP investiu, através do Fundo Municipal de Cultura (FMC), R$ 410 mil no Carnaval Tradição, beneficiando 32 agremiações. Pela primeira vez os recursos foram liberados com antecedência – a primeira parcela foi liberada em dezembro, e a segunda, em janeiro –, permitindo às agremiações a aquisição do material para confecção das fantasias e adereços.

A apuração dos votos do Carnaval Tradição será nesta terça-feira (13), às 10h, no local do desfile (Avenida Duarte da Silveira), quando serão conhecidos os vencedores em todas as categorias.