Alunos são homenageados na CMJP por desempenho em Olimpíadas de Conhecimento

por Secom CMJP — publicado 15/12/2021 16h42, última modificação 15/12/2021 16h42
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Discentes receberam o Diploma Destaque José Lins do Rêgo

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, na manhã desta quarta-feira (15), alunos da Capital que conquistaram os primeiros lugares em Olimpíadas de Conhecimento durante os anos de 2019 a 2021. A propositura para realização da solenidade foi da vereadora Eliza Virgínia (Progressistas), que também foi autora do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 37/2021, que concedeu a honraria aos alunos exitosos. Participaram da homenagem os vereadores Marcílio do HBE (Patriota) e Coronel Sobreira (MDB), além de alunos, professores, familiares e representantes de escolas.

“Este momento, para mim, é o ápice do meu mandato, quando a gente consegue trazer alunos aqui para celebrar o conhecimento”, afirmou a vereadora Eliza Virgínia (PP). Dirigindo-se aos estudantes, a parlamentar ressaltou que o conhecimento nunca é demais e os levará longe. “Vamos vencendo. Passamos dois anos difíceis, mas sobrevivemos. Como? Estudando ou reclamando?”, acrescentou.

O vereador Marcílio do HBE destacou a importância da homenagem para todos os alunos. “Esse é um momento muito importante na vida escolar e estudantil de cada um de vocês. Mas gostaria de falar também sobre aqueles que não estão aqui, pois vocês são a inspiração dos alunos que estarão aqui um dia recebendo essa homenagem”, destacou o parlamentar, salientando que este é um momento de comemoração e de reconhecimento.

O vereador Coronel Sobreira, que já foi diretor do Colégio da Polícia Militar da Paraíba, também parabenizou a iniciativa da vereadora Eliza Virgínia e enfatizou a importância da educação na sociedade. “Um povo educado vai gerar menos problemas de segurança, vai ser mais preventivo, diminuindo as questões de saúde, então a educação é fundamental”, declarou. Ele concluiu deixando um recado para os alunos. “Continuem sendo disciplinados, obedientes aos pais e professores, porque certamente vocês serão excelentes cidadãos e contribuirão sobremaneira para o crescimento de nossa nação”, enfatizou.

Diretores e professores destacam importância do incentivo à Educação

Representando o Lyceu Paraibano, o professor Olegário Vieira destacou a importância de se identificar habilidades nos estudantes e promover o conhecimento. “No Lyceu Paraibano, já no início, nós fazemos a 'árvore dos sonhos' para identificar nos alunos o interesse por áreas que não são trabalhadas na base comum. Através dessa identificação nós formamos os clubes. Nossa aluna medalhista de ouro, Débora Suelen, faz parte do clube de astronomia da escola”, comemorou.

Olegário Vieira ainda dirigiu-se aos estudantes para reforçar que os pais e professores incentivam a busca pelo conhecimento, mas que o esforço individual faz toda a diferença. ”Vocês são protagonistas e incentivadores do que é mais importante na vida das pessoas: a educação, o maior patrimônio que um ser humano pode ter”, avaliou.

O coordenador das Olimpíadas de Conhecimento do Colégio Marista Pio X, professor Wallene Cavalcante, alertou para a responsabilidade da rede privada com o ensino público. “As redes pública e privada são complementares, e não excludentes. Conclamo a todos para que estejamos atentos às necessidades educacionais do nosso município em 2022. Precisamos ser uma escola do presente, olhando para o futuro. E, nesse sentido, o futuro é aqui e agora, quando a gente oportuniza que crianças, adolescentes e jovens possam estar aqui, junto ao poder público, celebrando resultados”, parabenizou.

O professor do Colégio Século, Gutierre Ferreira, parabenizou os organizadores das olimpíadas de conhecimento. “Eles tiveram bastante trabalho em fazer as olimpíadas de forma online, mas foi bem gratificante. Vai aqui meu abraço a eles”, elogiou, destacando as dificuldades encontradas pelos professores e alunos durante as atividades remotas.

Já a coordenadora do colégio Carl Rogers, Patrícia Coelho, destacou a importância dessas competições. “É preciso incentivar os alunos não só pelas medalhas, mas pelo conhecimento, pelas experiências e pelas novas oportunidades. Deixo meu aplauso a cada um aqui e digo que sou grata por esse momento que celebra a educação”, ressaltou parabenizando Eliza Virgínia pela iniciativa.

Representando o Colégio e Curso Evolução, Sérgio Mala disse que os medalhistas em questão representam um extrato educacional da sociedade paraibana. “Vejo pessoas fantásticas, construindo seu próprio mundo, e não deixando que o mundo seja construído pra vocês. Vocês são pilares, vocês são referências”, elogiou.

Cris Furtado, representando os pais dos alunos, afirmou que toda transformação começa na educação. “Vocês, adolescentes e crianças, são responsáveis pelo futuro. E o que queremos para o futuro é um mundo melhor, com mais dignidade e respeito”, declarou dirigindo-se aos medalhistas.

Durante a solenidade, foram homenageados quase 300 estudantes distribuídos entre as escolas Lyceu Paraibano; Marista Pio X; Carl Rogers Centro de Educação; Século Colégio e Curso; Colégio Nossa Senhora de Lourdes; e Colégio Evolução. Os alunos homenageados receberam Diplomas Estudante Destaque José Lins do Rêgo, uma honraria prevista no Regimento Interno da CMJP a ser concedida, anualmente, a estudantes de João Pessoa que tenham se destacado em âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional.