Ao rebater críticas, vereador aponta mudança no padrão da Educação em JP
O vereador Bira (PSD) rebateu críticas dos vereadores de oposição à Gestão Municipal da Educação, durante sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, o parlamentar, que integra a base de sustentação do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), na Casa Napoleão Laureano, pontuou as transformações realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na Educação nos últimos quatro anos.
“Muitos vereadores deveriam voltar às salas de aula para não só verem, mas também entenderem a verdadeira revolução que vem sendo feita na Educação do Município pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Primeiro, com a implementação da maior rede de educação infantil da história, e segundo, pelo investimento na modernização e ampliação das escolas existentes”, afirmou o parlamentar.
O vereador alertou também aos colegas de parlamento para a mudança estrutural desenvolvida em mais de 30 unidades de ensino da cidade, realizada pela Gestão Municipal. “Muitas escolas da Capital corriam o risco de fechar as portas ou até desabar. Foi preciso muito trabalho e planejamento para realizar um amplo conjunto de mudanças, como a construção de ginásios, salas multiuso, auditórios, além da própria recuperação da estrutura”, reforçou o parlamentar.
Bira destacou ainda, dentre as melhorias realizadas pela PMJP, a climatização das salas de aula, que segundo ele, foi uma conquista que começa a fazer parte do cotidiano de centenas de estudantes. “Essa foi uma demanda apontada pelo Orçamento Participativo (OP) Criança e Adolescente, prontamente acatada pelo prefeito. Agora, toda escola inaugurada pelo poder público terá que ter esse novo padrão. Quem é pai, estudante ou professor sabe o que essa mudança realmente representa”, enfatizou o vereador, depois de informar que a Prefeitura também irá concluir cinco novas escolas em tempo integral ainda este ano.
Creches
O parlamentar destacou também que já foram inauguradas 31 novas creches em tempo integral na gestão de Cartaxo, gerando quase o triplo de vagas na educação infantil, passando de 4 mil para mais de 11 mil crianças matriculadas. “Antes, para se conseguir uma vaga numa creche em João Pessoa, era preciso ir até o Ministério Público (MP). Hoje, a situação é bem diferente, com a construção de novas unidades que não devem nada, em termo de conforto e qualidade, a qualquer escola particular”, finalizou Bira.