Após assumir Setur, ex-vereador se despede da CMJP e fala de desafios

por Haryson Alves — publicado 05/04/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 09h54
Com cinco mandatos, 20 anos, Fernando Milanez disse sair do Legislativo Municipal com sensação de dever cumprido

O ex-vereador e atual gestor da Secretaria de Turismo da Capital (Setur), Fernando Milanez, se despediu de sua carreira de 20 anos como parlamentar da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta quarta-feira (6). Após 20 anos, cinco mandatos na Casa Legislativa, em discurso emocionado e com tom de agradecimento, ele revelou que tem a sensação de dever cumprido.

“Vamos construir a política que desejamos e a João Pessoa que desejamos. Saio da CMJP de cabeça erguida e levando todos os parlamentares no meu coração. Precisarei dos senhores vereadores e destaco que, no Legislativo e fora dele, estaremos sempre juntos. Agradeço por tudo e a todos, inclusive ao corpo profissional da Casa”, comentou Fernando Milanez, frisando que foi o fundador da TV Câmara JP, o que classificou como um dos maiores ganhos da Câmara em prol da transparência e promoção das atividades do Legislativo.

Ex- vereador fala de desafios na Setur

Fernando Milanez ainda revelou que dará o melhor de si na Setur. “Mesmo que não haja tantos recursos, vamos inovar e buscar soluções. O Turismo é uma das áreas mais importantes para a economia e, se Deus entendeu que eu teria que sair da CMJP, é porque algo há de haver com essa mudança”, afirmou Milanez.

Na ocasião, Renato Martins (PSB) frisou o preparo que Milanez possui no desempenho de suas atividades. “Ele tem um 'know-how' diferencial, além de um perfil o mais próximo de um revolucionário, pois foi Milanez quem apontou, desde o primeiro dia em que estou na CMJP, que os rumos da política estavam mudando no País. Você tem um espírito jovem, Milanez, Vossa Excelência tem todo o direito de ousar e de reverter o cenário atual de escassez de recursos da Setur. Excelência e ousadia são duas de muitas de suas características, e sei que elas vão se sobressair nessa jornada”, reforçou Renato.

Vereador destaca qualificação dos vereadores de JP

O recém empossado secretário da Setur ressaltou também a qualidade dos parlamentares da CMJP. “Esta Casa encaminha grandes líderes para as gestões Municipal e Estadual. Daqui, vereadores saíram para governar a Paraíba e João Pessoa”, citou Fernando Milanez.

Ele fez alusão ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), ao prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), e a vereadores que já ocuparam secretarias municipais, como Helton Renê (PC do B) e Pedro Alberto Coutinho (PHS), recentemente no Procon-JP e Instituto de Previdência Municipal (IPM), respectivamente, além Marcos Vinícius (PSDB), na Secom, de Bruno Farias (PPS), na Setur, e de João Almeida (SD), que geriu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Complementando o discurso de Milanez, o presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), salientou que a entrada do ex-vereador na Setur significa uma ocupação importante no Governo Cartaxo. “Por onde Milanez passa sabemos de sua competência e de sua lisura. Todos os vereadores que estiveram à frente de secretarias municipais fizeram trabalhos competentíssimos, haja vista que já contabilizamos cinco vereadores nesta situação. Isso revela como Cartaxo deu uma demonstração de que conhece a cidade e suas necessidades para escolher as melhores pessoas para sua gestão”, afirmou Durval.

Parlamentar continua no Legislativo

Dinho (PMN) disse estar envaidecido em ocupar o lugar de Milanez. “Minha responsabilidade agora dobra na CMJP. Vamos continuar incentivando as políticas públicas, trabalhar e contribuir mais para o avanço da Capital”, assegurou. Dinho já estava com seu mandato ativo na CMJP, desde o início desta Legislatura, por ocupar a suplência do vereador Pedro Coutinho (PHS), que estava como superintendente do IPM até a semana passada.

Nas eleições de 2012, Dinho, Fernando Milanez e Pedro Coutinho participaram da coligação “João Pessoa Mais Feliz I”, composta pelo PTB, PMDB e PR.

Vereadores fazem homenagens a Fernando Milanez

O Plenário da CMJP rendeu homenagens a Fernando Milanez, reconhecendo sua vida atrelada à política em cinco mandatos na CMJP durante 20 anos. Bosquinho (PSC) relembrou a militância do ex-vereador pelas questões do Centro Histórico e da Cultura. “Você está condenado à eternidade pelo seu trabalho, Milanez. Alguém que está entranhado na política, dela nunca sairá. Você continuará fazendo um trabalho excelente para a cidade e sua competência dará um salto qualitativo no Turismo da Capital”, salientou Fuba.

Raoni Mendes (DEM) destacou a abnegação de Milanez em uma vida dedicada à cidade de João Pessoa. Helton Renê (PC do B) disse se espelhar na figura política de Fernando Milanez e lembrou: “o seu 'até logo' será muito breve, pois a cidade ainda vai ouvir falar muito de você”, argumento com o qual Pedro Coutinho concordou: “ele é um político de hombridade e excelência, além de um amigo, de educação fidalga e de uma maneira tão meiga e amável. Aprendi muito com você, em quem também me espelho”, revelou.

Após Sérgio da SAC (SD) dizer que nos piores momentos de sua vida teve sempre presente Milanez, Benilton Lucena (PSD) parafraseou o jurista Ruy Barbosa homenageando o ex-vereador: “quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. Reforçando os trabalhos do ex-vereador no Legislativo, Bruno Farias (PPS) destacou: “aqueles que passam por nós não vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Em cada parede ou coluna desta Casa Legislativa sua impressão digital estará sempre gravada, assim como está na TV Câmara JP”, concluiu.