Após destaque do Brasil em complexidade para negócios, vereador apela por menos burocracia

por Damião Rodrigues — publicado 14/09/2021 14h01, última modificação 14/09/2021 14h01
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Brasil como país mais complexo para negócios segundo ranking da empresa TMF Group foi pano de fundo do pronunciamento de Thiago Lucena

O relatório anual da TMF Group, empresa especializada em ajudar clientes a investir e operar com segurança, que aponta o Brasil como o país mais complexo do mundo para fazer negócios, foi o pano de fundo do pronunciamento do vereador Thiago Lucena (PRTB), na manhã desta terça-feira (14). Da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar destacou a necessidade de ações para tornar o Brasil um país menos burocrático. 

“Esse é um pódio que a gente não quer. O diretor do TMF Group Brasil, Rodrigo Zambon, explicou que o Brasil tem histórico de complexidade para empresas interessadas em investir no país devido a quantidade de camadas (município, estado e federação) com suas especificidades de legislação e tributação. Nosso Código Tributário tem 40 mil páginas. É humanamente impossível conseguir seguir tudo isso. Daí vemos a importância de haver a reforma tributária para obtermos mais agilidade para construir, para abrir e para fechar uma empresa”, sugeriu o vereador. 

Thiago Lucena destacou que o relatório analisou o ambiente de negócios e compliance de 77 países, a partir de 290 critérios, estando o Brasil no topo do ranking e a Dinamarca como o país menos complexo. Ele ainda explicou que a falta de segurança e instabilidade de que os contratos sejam respeitados também são fatores que contribuem para a posição do Brasil nesse ranking. 

“Lutamos para revogar leis que dificultam a vida dos empreendedores e contribuintes e criamos leis que minimizaram a burocracia e incentivaram a economia criativa na cidade. Temos o dever de lutar para criarmos um ambiente mais favorável para o desenvolvimento de nossa cidade. O Poder Público deve administrar nossos impostos o empreendedorismo, criar empregos. Todos unidos para conseguirmos uma João Pessoa, uma Paraíba e um Brasil com menos burocracia”, ensejou.