Após lamentar violência na Capital, vereador repercute dados do “Fui Roubado” para JP

por Haryson Alves — publicado 04/10/2017 21h00, última modificação 17/07/2019 15h23
Damásio Franca (PP) informou que vai debater o assunto na CMJP e defendeu remuneração digna para policiais de todas as esferas

O vereador Damásio Franca (PP) lamentou casos de violência na Capital. Ele repercutiu dados do aplicativo ‘Onde Fui Roubado’, referentes às estatísticas da violência em João Pessoa, registradas pelo software. Por meio de recursos de geolocalização, você pode saber de crimes que acontecem perto de você e monitorar as estatísticas da violência na sua cidade. O parlamentar foi o terceiro a se pronunciar, na manhã desta quarta-feira (5), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“O app ‘Onde Fui Roubado’ traz os dados, índices e estatísticas da violência em João Pessoa. Segundo a aplicação, aqui, 45% das vítimas de assalto são mulheres e 55% homens. Além disso, 53% dos assaltos acontecem de dia e 47% à noite. Já os bairros com mais registros são: Manaíra, em primeiro lugar no número de casos, seguido do Jardim Oceania, depois o Bessa… O último na lista é o Cristo”, observou Damásio Franca.

Ao relatar abordagens sofridas por familiares, o vereador contou que um assaltante abordou sua avó, senhora com 95 anos, e a obrigou a ficar abaixada, junto ao chão, sob a ameaça de que, se ela levantasse, “levaria ferro”, frisou o parlamentar.

“Minha irmã caminhava na calçadinha da orla da de Cabo Branco, quando um bandido a surpreendeu colocando contra ela uma arma de fogo e levou o celular dela”, lamentou, o vereador, que ainda destacou que “esta é a realidade sofrida pelas famílias na nossa Capital. Essas são experiências do meu ciclo familiar, imaginem o que também não acontece com pessoas próximas de vocês?”, indagou Damásio Franca.

Segundo o parlamentar, esse tipo de ‘experiência’ tem se tornado corriqueira no cotidiano do cidadão que vive em João Pessoa, inclusive, “quando se liga um rádio ou uma televisão, o que se vê, são manchetes policiais”, destacou, Damásio Franca, lembrando as responsabilidades com as quais a abordagem midiática deve se preocupar em torno da cobertura noticiosa na área policial.

“Sabemos que Segurança é um assunto de ordem Estadual e Federal. Estamos pedindo um debate sobre esse assunto aqui nesta Casa, com todas as entidades ligadas à área. Por quê há tantos problemas com a manutenção de nossa Segurança? Precisamos falar disso, pois João Pessoa está se tornando a 4ª Capital mais violenta do Brasil e defendo: os policias em todas as esferas devem ser melhor remunerados”, reforçou Damásio Franca.