Aprovado PL que institui o Dia do Trombone em João Pessoa

por Assessoria do vereador (Pedro Júnior) / Edição: Secom CMJP — publicado 22/03/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 14h11
A data proposta pelo vereador Zezinho Botafogo (PSB) coincide com o falecimento do fundador da ABT e um dos representantes da classe trombonística no Brasil, Radegundis Feitosa.

Por autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB) e acatando solicitação da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta quarta-feira (23), um Projeto de Lei (PL) que institui o Dia do Trombone, a ser comemorado anualmente no dia 1º de julho. A data coincide com o falecimento do fundador da ABT e um dos representantes da classe trombonística no Brasil, Radegundis Feitosa.

Segundo o parlamentar, o objetivo principal da celebração é despertar a importância da música na vida do cidadão e fomentar ainda mais a arte de tocar esse instrumento, com a preparação e a profissionalização dos trombonistas, além de marcar uma memorável lembrança a um dos principais músicos do País, o professor Radegundis Feitosa.

O homenageado foi o primeiro Doutor em Trombone no Brasil, tendo feito curso nos Estados Unidos, na Universidade Católica da América em Washington. Radegundis Feitosa deixou um legado de seguidores e profissionais na área de trombone para dar sustentação e continuidade aos bons frutos produzidos com os seus ensinamentos.

“Apesar da simplicidade da iniciativa, ela se torna relevante diante da grandeza que são esses músicos trombonistas que fazem história no Brasil e no mundo, além de exaltar um legado importante para a música, deixado pelo professor Radegundis Feitosa”, ressaltou Zezinho Botafogo. João Pessoa será a primeira capital do País a instituir o Dia do Trombone.