Arte e militância social renderam ao coral Voz Ativa Comenda Cultural Ariano Suassuna

por Haryson Alves — publicado 20/03/2019 21h00, última modificação 29/06/2019 10h17
Tibério Limeira (PSB) reforçou a importância de se fazer arte com engajamento, em solenidade realizada na CMJP

Grupo Voz Ativa recebeu a Comenda Cultural Ariano Suassuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta quinta-feira (21). A sessão especial foi presidida pelo autor da homenagem, vereador Tibério Limeira (PSB), e secretariada por Marcos Henriques (PT). Criado em 1993, com a fusão do Octeto Vocal e integrantes do Coral da Caixa Econômica Federal, o grupo integrou atividades do Musiclube da Paraíba, dando ênfase a um repertório que privilegia os compositores da Paraíba e da Música Popular Brasileira (MPB). Ano passado, o grupo gravou seu primeiro álbum, com músicas que reforçam o cerne do Voz Ativa: a militância social.

“É uma honra homenagear esse grupo, do qual participei dos ensaios quando era criança, do antigo Octeto. Quando penso no Voz Ativa lembro de duas coisas: da figura de Luiz Carlos, que conseguia fazer as coisas andarem mesmo diante de empecilhos; e das mulheres, que são maioria e dão consistência ao grupo. Foi esse grupo que cantou por movimentos sociais, como reforma da previdência, e entoou músicas a favor dos direitos das mulheres, entre outras questões que fazem dele não só uma ferramenta cultural, como social, na luta de resistência”, comentou Tibério Limeira.

“O Voz Ativa se confunde com a luta das ruas. É a forma mais singela que temos de expressar, através de canções, aquilo que nós, vereadores, temos como peculiar: a luta social. Vejo, cada dia mais, na voz de cada uma e cada um dos integrantes deste grupo, o amor em cantar por um prazer libertário. Um grupo com tais características não é tão fácil de se encontrar”, afirmou Marcos Henriques.

O maestro Luiz Carlos Otávio e uma das representantes do Voz Ativa, Guia Lima Costa, apresentaram a história do coral, relembrando os 25 anos de existência e resistência pelos quais passaram.

“Encontramos nesse coral a arte com engajamento transformador. Um grupo porta-voz de inquietações não só artísticas, mas políticas e sociais. Esse grupo canta cidadania, compreendendo a cultura não só como entretenimento. Ele traz um discurso de engajamento. É uma honra ter músicas minhas tocadas por esse grupo e com arranjos fabulosos”, rendeu homenagens o musicista e compositor Adeildo Vieira.

Por sua vez, a ex-vereadora Paula Frassinete falou da leveza da alma através do canto. “Vocês têm um papel fundamental de, através da arte, fazerem com que possamos continuar nas lutas por justiça social. É pela arte que resistimos, quebramos arestas, e também é por ela que fazemos a revolução”, destacou Paula Frassinete, autora da Comenda Cultural Ariano Suassuna, enquanto vereadora na CMJP. Ela ainda destacou que o coral tem músicas de letras fortes, entoadas com uma leveza e sensibilidade que fazem o Voz Ativa ter uma identidade peculiar. “Obrigada por esse grupo existir, a cidade de João Pessoa agradece”, finalizou a ex-vereadora.