Artista plástico Célio Furtado recebe Comenda Cultural Ariano Suassuna na CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 16/05/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 14h16
A homenagem, realizada na tarde desta quinta-feira (17), foi proposta pelo vereador Damásio Franca (PP)

O artista plástico e escritor Célio Furtado foi homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com a Comenda Cultural Ariano Suassuna, na tarde desta quinta-feira (17), no plenário Fernando Paulo Carrilho Milanez, no anexo da Casa. A sessão solene e a homenagem foram propostas pelo vereador Damásio Franca (PP).

A solenidade foi prestigiada por personalidades como o ex-prefeito de capital paraibana, Chico Franca, pai do propositor da solenidade; a vereadora de Cuité, cidade natal do artista, Isis Rafaela; a diretora de Artes Plásticas da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Michele Almeida; além de familiares, amigos e colaboradores do homenageado.

Em seu discurso de justificativa, o vereador Damásio Franca fez uma breve explanação sobre a trajetória de vida do homenageado. Desde seus problemas de saúde, que deixaram-no tetraplégico, e que o levaram a viver com seu tio, figura que o inspirou nas artes plásticas, até suas realizações profissionais, tais como a produção de suas telas e a publicação do livro 'A Outra Margem do Rio'. “Célio Furtado é um exemplo de superação e perseverança que merece todas as homenagens. Parabéns Célio Furtado”.

A vereadora de Cuité falou do orgulho de ter um conterrâneo recebendo a Comenda Ariano Suassuna, outorgada pela Câmara de João Pessoa a personalidades que se destacaram na área cultural (teatro, música, dança, literatura, cinema, artesanato, artes plásticas), e caracterizou o trabalho do artista como excepcional.

Célio Furtado contou causos peculiares de sua vida familiar e profissional, destacando o bom humor ao enfrentar as circunstâncias vividas em sua trajetória. “É uma alegria muito grande para mim estar recebendo esta homenagem. Mais uma etapa que vamos construindo. Obrigado a todos pela presença. Estou muito feliz”, discursou.

Durante a solenidade, foram exibidos vídeos com imagens do cotidiano e das telas pintadas pelo agraciado. A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional e das canções 'Conquistando o Impossível' e 'Cidade Jardim'.

Assista a solenidade na íntegra aqui.

O homenageado

Natural do Município de Cuité, Célio Furtado é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com habilitação em jornalismo. É artista plástico desde os anos 1980, tendo estudado na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e Arte Contemporânea em Curitiba, no Paraná.

Ele participou do Projeto “Pintando a Cidade”, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), onde pintou os casarios do Centro Histórico da Capital.

Como escritor, foi colunista do jornal A União. No ano de 2013, escreveu o romance ‘A Outra Margem do Rio’, livro baseado em histórias reais de sua biografia e que destaca temas relevantes de sua vida.