Autor do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio pede apoio de vereadores para aprovação da matéria
O vereador Damásio Franca (PP) lembrou que tramita, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), uma propositura sua, a partir da qual pretende-se instalar o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio(PMPS) na Capital. Durante seu pronunciamento, em tribuna, na sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (19), o parlamentar pediu apoio aos seus pares no intuito de aprovar a matéria. Ele chamou atenção para a importância do acolhimento e apoio emocional às pessoas que pensam em praticar autocídio, objetivando prevenir contra o ato e minimizar tais ocorrências.
De acordo com Damásio Franca, a proposta será desenvolvida pelo poder público municipal e o objetivo será: identificar possíveis sintomas; tratar o transtorno; prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil; e minimizar a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.
“Aqui em João Pessoa, há uma incidência alta de suicídio entre os jovens. São pessoas que sofrem em silêncio e suas famílias apenas tomam conhecimento do problema quando o fato já está consumado. No mundo, o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o índice de jovens entre 15 e 29 anos que tiraram a própria vida aumentou 40% na última década. Por sua vez, a Unicamp detectou que no Brasil, a cada 100 pessoas, 17 delas pensam seriamente em se matar”, informou o vereador.
O parlamentar disse ser a favor de que se fale da problemática abertamente, principalmente, de forma a identificar e dar apoio emocional às pessoas vulneráveis à prática do suicídio. “Geralmente, quem pensa em tirar sua vida tem outros fatores associados que influem em seu estado, a exemplo de transtornos, depressão, abuso na ingestão de álcool e outras drogas ou ainda dificuldades financeiras e instabilidade emocional”, elencou Damásio Franca.