Bloco Mulher de Luta homenageia Ceci Melo

por Clarisse Oliveira — publicado 08/02/2017 22h00, última modificação 04/07/2019 15h37
Agremiação lembra que durante o Carnaval também é momento de lutar por direitos

“O espaço da mulher é onde ela quiser”, afirmou a presidente e fundadora do Bloco Mulher de Luta, vereadora Sandra Marrocos (PSB). Com a proposta de lutar pelos direitos da mulher, também na hora da folia, o bloco ganha as ruas do Centro da Capital na abertura dos festejos da cidade, dia 17 de fevereiro e, este ano, homenageia a ativista Ceci Melo.

Segundo Sandra Marrocos, o bloco surgiu como uma forma das mulheres brincarem na avenida de uma forma empoderada. “Nós queremos chamar a atenção para a participação da mulher também nesse momento do Carnaval, mulheres estão na rua lutando pelos nossos direitos também no Carnaval, porque o espaço da mulher é onde ela quiser”, afirmou a presidente do bloco, discordando de uma pesquisa feita pelo Instituto Data Popular, a qual mostrou que 49% dos homens sondados opinaram que bloco de Carnaval não é lugar de mulher “direita”.

O Mulher de Luta completa este ano uma década de existência e reúne cerca de mil pessoas pelas ruas do Centro da Capital. Dia 17 de fevereiro, o bloco sai às 18h, do Beco da Faculdade de Direito, em direção ao Bar da Fava e, de lá, segue para o Ponto de Cem Réis, para o show de abertura do Folia de Rua.

Sandra ainda elogiou o projeto de divulgação do Carnaval da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). “Gostaria de parabenizar a iniciativa da TV Câmara JP e o presidente Marcos Vinícius (PSDB) pela proposta de fazer a cobertura, estar mostrando e fazendo a transmissão do Carnaval da cidade”, ressaltou.

Ceci Melo é homenageada pela agremiação

Cezariana Macena de Melo, conhecida como Ceci Melo, foi militante e ativista do Movimento de Mulheres da Paraíba, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux, e pedagoga na Organização não Governamental (ONG) Casa Pequeno Davi. Ela também foi uma das responsáveis pela criação do Orçamento Democrático em João Pessoa e faleceu em 6 de fevereiro de 2013.

“Ela fez muito pelas mulheres do Estado e é merecedora dessa homenagem. Ela criou uma creche através do Orçamento Democrático e também foi uma das idealizadores do bloco Mulheres de Luta. Quem conviveu com ela sabe como é importante esse momento”, destacou.