'Câmara 70 anos – Perfil' traz depoimento inédito do deputado estadual João Gonçalves nesta segunda-feira (30)
O deputado estadual João Gonçalves (PDT) é o entrevistado do próximo 'Câmara 70 anos – Perfil', que vai ao ar nesta segunda-feira (30), às 19h, através da TV Câmara de João Pessoa (canal aberto digital 39.1 e 23 da NET). O programa faz parte de uma série produzida pela TV Câmara para resgatar a memória do Legislativo Pessoense em comemoração aos 70 anos da instituição.
João Gonçalves foi vereador de João Pessoa por três mandatos consecutivos (de 1993 a 2004) e já no primeiro atuou como líder da bancada de situação. Durante a entrevista, ele fala sobre o desafio de conduzir uma bancada tendo como opositores nomes como Ricardo Coutinho, Avenzoar Arruda, Ruy Carneiro, Hervázio Bezerra, Trócoli Júnior e Nadja Palitot. “Era uma oposição ferrenha. Pressão de manhã, de tarde e de noite”, revela o deputado que se orgulha de ter seguido como líder até o fim do mandato.
Entre os projetos de lei apresentados na época, ele destaca o que sugeria a implantação da tarifa social para transportes públicos nos domingos e feriados. “A intenção era permitir que a população pudesse se deslocar dentro de João Pessoa com uma tarifa única, de um real, para poder conviver socialmente, ir à igreja, à praia, ao futebol. Esse foi um projeto que eu não consegui aprovar”, lamenta.
Outra proposta não aprovada, segundo o deputado devido à pressão do setor da construção civil, foi a de zonear os bairros de Manaíra e Tambaú para evitar o crescimento desordenado, a excessiva verticalização da cidade. “O projeto disciplinava as construções, definindo as quadras que poderiam ter prédios verticais e as que deveriam manter construções térreas. A ideia era garantir a ventilação em toda a cidade e o sombreamento, além da questão estética”, explicou.
“Para a minha surpresa, o projeto não foi aprovado. Hoje nós temos os bairros de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco desenvolvidos como nunca, mas tudo desordenado. Quem perdeu foi a cidade”, lastima João Gonçalves.