Câmara 70 anos: vereador destaca avanços na transparência e participação popular

por Rafaela Cristofoli — publicado 23/12/2017 22h00, última modificação 12/07/2019 10h49
Dinho (PMN) acredita que o papel representativo e de mediação de conflitos da Casa vem amadurecendo ao longo dos anos

O vereador Dinho (PMN) destacou a importância da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorar os seus 70 anos de reinstalação, após a redemocratização, como forma de elevar a autoestima tanto dos parlamentares quanto da população pessoense. “Estamos vivendo um tempo em que a política está muito desgastada. Então, celebrar os 70 anos da Casa é uma forma de resgatar a força do Legislativo e o papel do vereador de estar sempre próximo das comunidades”, afirmou.

O parlamentar avalia que a Casa Napoleão Laureano avançou muito nas últimas décadas, especialmente no tocante à transparência e à participação popular. “Só para se ter uma ideia, fomos a primeira casa legislativa do Brasil a adotar o aplicativo 'Mudamos'. Hoje o cidadão não precisa só do vereador pra fazer leis. Através do aplicativo, a população também tem a oportunidade de apresentar suas propostas. Estamos ampliando a transparência desta Casa e as formas de interação com a população”, comemora.

O diálogo entre poderes e a capacidade da Câmara de mediar conflitos para defender os interesses dos cidadãos pessoenses também vem amadurecendo ao longo dos anos, de acordo com Dinho. “Agora mesmo a gente teve um avanço muito grande junto com as categorias dos agentes de saúde e da Guarda Municipal, por exemplo. Eles conseguiram muitos avanços, inclusive benefícios salariais, graças ao diálogo desta Casa com o Executivo”, lembrou.

“A Câmara é a mola mestre que faz esse alinhamento entre as necessidades dos cidadãos e o Executivo, é um grande instrumento de negociação, de debate. É aqui mesmo o lugar de se debater para encontrar um consenso”, reforçou Dinho.

Para os próximos anos, o vereador tem uma expectativa extremamente positiva, e destaca a reforma e ampliação da estrutura física da Câmara. “A população pode esperar muitos avanços para os próximos anos. Estamos projetando uma nova estrutura física para a Casa, que vai nos permitir receber melhor a população e as entidades que nos procuram para solicitar melhorias para a cidade. Não podemos mais regredir, agora são só avanços, e não tenho dúvidas de que essa Mesa Diretora busca avançar cada vez mais, fortalecendo cada vez mais o Legislativo”, garante.