Câmara aprova mais 18 projetos em votação realizada nesta quinta-feira (6)

por Damião Rodrigues — publicado 05/06/2019 21h00, última modificação 01/07/2019 15h51
Ao todo, os vereadores apreciaram 21 matérias. Três projetos de lei receberam pedidos de vista

Os vereadores da Capital pessoense apreciaram mais 21 matérias, em votação realizada nesta quinta-feira (6). Foram aprovados 15 projetos de lei, de autoria dos parlamentares, e três projetos de decreto legislativo. Outras três matérias receberam pedidos de vista, uma delas de iniciativa do Executivo Municipal.

Entre as matérias aprovadas estava o Projeto de Lei 772/2018, de autoria do vereador Tibério Limeira (PSB), que assegura, a todos os cidadãos, o direito de fazer uso de ferramenta virtual, com a finalidade de apresentar defesa de autuação e recurso contra a imposição de penalidade de multa de trânsito. A ferramenta deve ser disponibilizada na página eletrônica oficial da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob).

O vereador Humberto Pontes (Avante) recebeu aprovação para dois projetos de lei que tratam de saúde pública. Um deles determina a obrigatoriedade de recolhimento das chapas radiográficas por todos os estabelecimentos que realizem exames desta natureza, tanto na rede pública como privada, além da realização da correta destinação para o descarte das mesmas. Outro, obriga a utilização de luvas higiênicas e toucas descartáveis por todas as pessoas que manipulem alimentos na cidade, em estabelecimentos públicos e privados de atendimento a população. Outras três matérias de iniciativa do parlamentar instituem as semanas de ‘Incentivo ao Ciclismo’; de ‘Prevenção a Acidentes e Doenças Ocupacionais do Trabalho’; e de ‘Música Clássica’, na Capital paraibana.

Também foi destaque o projeto de lei do vereador Milanez Neto (PTB) que determina a divulgação, no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), da listagem dos veículos de transporte escolar regularmente cadastrados.

Ainda foram aprovados dois projetos com temáticas religiosas: um, de autoria do vereador Bruno Farias (PPS), que instituias diretrizes básicas para a consolidação do turismo religioso no Município de João Pessoa; outro, proposto pela vereadora Eliza Virgínia (PP), que inclui no calendário oficial dos eventos da cidade os dias do ‘Louva Róger’, evento evangélico em adoração a Deus, sem fins lucrativos, que acontece anualmente no mês de setembro.

Os parlamentares ainda aprovaram três projetos de decreto legislativo, todos de autoria do vereador Bruno Farias: o que concede a Medalha Cidade de João Pessoa à jornalista Larissa Natália da Cunha Pereira dos Santos; o que outorga o Título de Cidadão Pessoense ao empresário e advogado Luís Florentino de Souza Filho; e o que concede a cidadania pessoense ao empresário Daniel Rodrigues de Lacerda Nunes.

Pedidos de vista

Receberam pedido de vistas, para melhor apreciação, os seguintes projetos de lei: o que implanta o Programa Ronda Maria da Penha, de autoria do Executivo Municipal; o que institui a classificação indicativa em diversões públicas e privadas (exposições artísticas, audiovisuais, circenses, culturais, esportivas, musicais, teatrais e demais eventos congêneres abertos ao público) no município de João Pessoa, de iniciativa de Bruno Farias; e o que institui a ‘Semana Municipal de Conscientização Contra a Violência Obstétrica’, de autoria do ex-vereador e deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).