Câmara celebra 40 anos de atividade do Centro de Educação da UFPB

por Rafaela Cristofoli publicado 16/09/2019 19h15, última modificação 17/09/2019 10h32
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Durante a sessão especial, proposta pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), representantes do Centro receberam a Comenda Educador Darcy Ribeiro

Os 40 anos de atuação do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram celebrados durante sessão especial realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta segunda-feira (16). A comemoração foi proposta pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), que também concedeu a Comenda Educador Darcy Ribeiro ao Centro, em reconhecimento às quatro décadas de contribuição com a educação do estado da Paraíba e da cidade de João Pessoa.

“São 40 anos de muito compromisso e responsabilidade com todo o estado da Paraíba. O Centro de Educação da UFPB é responsável pela quase totalidade da formação e capacitação continuada dos educadores dos municípios paraibanos. São vários projetos de extensão, cursos de graduação e pós-graduação”, justificou Sandra Marrocos.

A parlamentar também destacou o papel de resistência do CE em um momento político e conjuntural em que, segunda ela, a educação é fortemente atacada e os educadores têm o seu fazer profissional questionado. “Estamos vivendo um momento de resistência, as escolas têm sofrido ataques fortíssimos. É um desrespeito você não entender que o processo de ensino e aprendizagem é algo dialético, em que você dá e recebe. O Centro de Educação, através de seus professores, há 40 anos se coloca em defesa de uma educação plural, democrática e de qualidade”, reforçou a vereadora.

O chefe de gabinete da reitoria da UFPB, Raimundo Barroso, afirmou que a realização da sessão e a concessão da honraria são prova do reconhecimento da importância do Centro de Educação e da UFPB na formação de mão de obra qualificada, de alto nível, especialmente de profissionais que se dedicam à educação. “A educação básica tem nos seus quadros professores egressos do Centro de Educação, e isso qualifica a educação paraibana. Há um compromisso social por parte da instituição que está sendo reconhecido com a realização dessa solenidade. É o reconhecimento do trabalho realizado em prol da sociedade paraibana”, comemorou.

“O Centro de Educação completa 40 anos de serviços prestados à sociedade. Nós crescemos, antes éramos um centro de um curso só, hoje temos quatro cursos de graduação, quatro de pós-graduação e permanecemos na busca para fortalecer a qualidade da educação em João Pessoa e na Paraíba”, garantiu o diretor do Centro de Educação, Wilson Aragão.

Presenças

Além da vereadora Sandra Marrocos, participaram da sessão especial os vereadores Marcos Henriques (PT), que secretariou os trabalhos; Eliza Virgínia (PP) e Carlão (DC). Compuseram a mesa: o chefe de gabinete da reitoria da UFPB, Raimundo Barroso, representando a reitora Margareth Diniz; o diretor e o vice-diretor do Centro de Educação, Wilson Honorato Aragão e Swamy de Paula Lima Soares, respectivamente; o representante do Corpo Docente do CE, Edson de Carvalho Guedes; o vice-coordenador do curso de Ciências das Religiões, professor Carlos André; a representante dos servidores técnicos administrativos do CE, Rosilene Mariano de Farias Ribeiro; a representante dos estudantes, Rafaela Maria e Silva Ferreira; e a Coordenadora Geral do DCE/UFPB e estudante do curso de Psicopedagogia do CE, Anna Beatryz Vieira.