Câmara da Capital homenageia a presidente da Associação dos Policiais Civis da Paraíba
A escrivã e presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol-PB), Suana Guarani de Melo, foi homenageada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), com o Título de Cidadã Pessoense, na tarde desta quarta-feira (18). A homenagem e a sessão solene foram propostas pelo vereador Humberto Pontes (Avante). O vereador Leo Bezerra (PSB) secretariou os trabalhos da solenidade.
Além dos vereadores e da homenageada, compuseram a mesa da solenidade seu pai, Francisco Melo Neto; o coordenador de Planejamento da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB), tenente-coronel Montgomery Silva, representando o comandante-geral da PM-PB, Euller Chaves; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Agamenon Vieira; e o deputado estadual e cabo-PM Sérgio Rafael (PSL).
Em sua justificativa, o vereador destacou que a escrivã merece a homenagem pelos relevantes serviços prestados à segurança pública e defesa social do estado, além “de ter contribuído, com seu trabalho, zelo e dedicação, para a valorização e o reconhecimento das categorias dos agentes de investigação e escrivão da Polícia Civil, na investigação criminal e no combate à criminalidade no na Capital e em todo o estado”.
O deputado Sérgio Rafael (PSL) falou que a nova cidadã pessoense é um diferencial na segurança pública da Paraíba, que “tomou conta da área com sua humildade e muito potencial”. Já representando os amigos, o advogado Sheyner Asfora afirmou que a Aspol jamais deixará de sentir a aura da homenageada, porque ela resgatou a credibilidade da categoria e da associação. “Suana é muito merecedora dessa homenagem. Continue fazendo cada vez mais por esta cidade”.
O diretor de Comunicação Social da Aspol-PB, Frankneyson Santos Barbosa, disse que a escrivã quebra paradigmas ao escolher a profissão de investigadora na Paraíba e como mestre em Diretos Humanos consegue mostrar à sociedade que a polícia pode andar lado a lado com a garantia dos direitos fundamentais.
A nova cidadã pessoense agradeceu à Câmara e especificamente ao vereador Humberto Pontes pela homenagem e aos familiares e colaboradores pela parceria em sua trajetória de vida. Ela fez uma breve explanação de sua trajetória profissional e de suas lembranças pelas paisagens pessoenses.
“Estou honrada por saber que o que realizo está sendo positivo. Tudo fruto de um trabalho coletivo com a diretoria e com todos os associados da Aspol. Tenho as melhores lembranças de minha vida aqui em João Pessoa. Obrigado a todos”, discursou.
Familiares, amigos e colaboradores da homenageada prestigiaram a solenidade, que contou com a participação do Coral Antônio Leite da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista Paulo Brasil, o Paulão.
A homenageada
Suana Guarani de Melo nasceu no dia 21 de janeiro de 1982, em Brasília, no Distrito Federal. É graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Possui Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos e Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A homenageada é instrutora da Academia de Policia Civil (Acadepol), leciona a disciplina de Direitos Humanos e autora do livro 'Direitos Humanos na Formação da Polícia Civil', o que lhe rendeu 'Votos de Aplausos' pelo Conselho Superior da Polícia Civil do Estado da Paraíba. Atualmente é presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol-PB).
Assista à solenidade na íntegra aqui.