Câmara de João Pessoa empossa Marmuthe Cavalcanti (PSD)
O suplente de vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) tomou posse após a sessão ordinária desta quarta-feira (2). O parlamentar assume a vaga deixada pela vereadora Eliza Virgínia (PSDB), que se licenciou do cargo para assumir um assento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O ato foi prestigiada pelos vereadores e familiares do parlamentar empossado. O secretário de Finanças do Município, Edísio Souto, representou o prefeito Luciano Cartaxo (PSD).
Marmuthe detalhou sua atuação na legislatura anterior, encerrado no final de 2016, e afirmou que vai intensificar o trabalho que vinha fazendo em seu último mandato. “Vamos intensificar a atuação e superar as metas atingidas na última legislatura, ouvindo a população e com a participação da sociedade”, declarou o vereador do PSD.
Ele também detalhou as bases de seu novo mandato: “Além da luta pela pessoa com deficiência, atuarei a favor do direito da criança e do adolescente. Defenderei também o cooperativismo e pretendo abrir ainda mais o diálogo com a população para abraçar novas bandeiras”, assegurou, alegando que o tempo longe do Legislativo serviu para apurar seu olhar enquanto vereador.
O parlamentar ainda confirmou que já está decidido a compor a base governista na Câmara. “Minha intenção é continuar o trabalho em defesa da gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Acima de tudo, sou um árduo defensor da sociedade pessoense, a quem devo meu mandato”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Vinícius (PSDB), saudou a chegada de Marmuthe como um parlamentar que "agrega experiência a Câmara de João Pessoa". "Marmuthe é um vereador experiente, que agrega muito ao debate da Câmara, com uma atuação marcante em prol da nossa Capital", declarou.
Marmuthe Cavalcanti foi vereador na Legislatura passada (2013/2016) com forte atuação na defesa das pessoas com deficiência e em favor de melhorias para o bairro Valentina Figueiredo. Nas eleições municipais de 2016 conquistou 4.138 votos, sendo eleito como suplente de vereador pela coligação Força da União por João Pessoa I (PSD/PHS/PSDB/PTN).
Marmuthe Cavalcanti assina o termo de posse.
Na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi o primeiro Ouvidor-Geral da Casa, membro da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública e presidente da extinta Comissão de Esporte e Lazer. Também criou e presidiu as frentes parlamentares de Mobilidade Urbana e Fiscalização da Qualidade do Transporte Público, em Defesa da Enfermagem, em Defesa da Advocacia Pública, pela Proteção e Defesa dos Animais; e participou como membro das frentes em defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Criança e do Adolescente.
Entre os projetos apresentados pelo parlamentar, destaque para o que institui o Código Sanitário do Município, o que insere a 'Semana do Bebê' no calendário oficial de eventos de João Pessoa e o que torna preferencias para idosos, obesos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas com crianças de colo todos os assentos instalados nos veículos de transportes públicos.
Nomeado recentemente como superintendente adjunto do Instituto de Previdência Municipal (IPM), Marmuthe Cavalcanti é casado, bacharel em Direito e fundador da ONG Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), que atua na promoção de ações sociais e de assistência às pessoas idosas. Com forte atuação no Valentina, já batalhou para conseguir instalação de agências bancárias, restaurante popular, terminal de integração e ampliação das linhas de ônibus no bairro, entre outras iniciativas.