Câmara de JP celebra 40 anos da APLJ e centenário do fundador da instituição
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou, na tarde desta terça-feira (2), os 40 anos da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ). Na ocasião, também foi comemorado o centenário de nascimento do fundador da instituição, professor Afonso Pereira da Silva. A sessão especial e a homenagem foram propostas pelo vereador Lucas de Brito (PSL) e abre uma semana de celebrações, promovidas pela instituição. A solenidade, realizada no plenário Senador Humberto Lucena, foi prestigiada por acadêmicos, advogados, juristas e magistrados da Paraíba, Espírito Santo e Minas Gerais.
Compuseram a mesa de trabalho o propositor da solenidade; o vereador Marcos Henriques (PT), que secretariou os atividades; o presidente da APLJ, Ricardo Bezerra; o presidente da Associação Paraibana de Letras (APL), Damião Ramos Cavalcanti, que também representou o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB); a presidente da Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo, Luzia Ester Doná; o presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e representante da Academia de Letras Jurídicas de Pernambuco, José Soares Filho, e a representante da Academia de Letras e Artes do Nordeste na Paraíba, Marinalva Freire da Silva.
Vereador Marcos Henriques (PT) (à direita) secretariou os trabalhos da solenidade.
Lucas de Brito falou da satisfação em receber, na CMJP, acadêmicos e juristas capixabas e mineiros para celebrar os 40 anos da APLJ e homenagear Afonso Pereira da Silva, um dos fundadores da instituição, que recebeu o título de “Maior Professor do Brasil”, do Senado Federal, em 2011. Lucas destacou que o homenageado ajudou a instituir 270 estabelecimentos de ensino na Paraíba.
“A ALPJ terá uma semana com extensa programação de atividades para celebrar seus 40 anos. Seu presidente, Ricardo Bezerra, é um apessoa operosa que através das ações da instituição divulga as obras jurídicas de nossa cidade”, elogiou Lucas de Brito, que ainda destacou: “O culto ao Direito precisa ser preservado. O Direito tem função social de apaziguamento dos conflitos. Ele confere paz e os meios para sociedade se desenvolver e prosperar. E a nossa Paraíba oferece grande contribuição para as letras jurídicas do Brasil”.
Acadêmicos, advogados, juristas e magistrados da Paraíba, Espírito Santo e Minas Gerais prestigiaram a solenidade.[/caption]
O presidente da APLJ, Ricardo Bezerra, falou que Lucas de Brito se tornou padrinho da instituição por propor reconhecimento de Utilidade Pública à Academia e pela homenagem realizada. O parlamentar também foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito pela passagem dos 40 anos da instituição. “Afonso Pereira da Silva foi um visionário acadêmico, que em 11 de agosto de 1977 participou da fundação da nossa Academia. Ele realizou outros sonhos que para muitos seriam utopias ou visões. A Academia agradece honrosamente a presença de todos”, finalizou Ricardo Bezerra.
O homenageado
Natural do município Bonito de Santa Fé (PB), nascido em 1917, Afonso Pereira da Silva foi uma das pessoas mais influentes da história política, cultural e educacional da Paraíba. Afonso Pereira foi, além de docente, magistrado e seminarista, ocupou cargos públicos e privados, federais e estaduais. Foi um dos fundadores do Unipê e ajudou na federalização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).