Câmara de JP ganha tons rosa durante o mês de outubro em alusão à campanha contra o câncer de mama

por Damião Rodrigues — publicado 01/10/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 11h27
Outubro Rosa’: Legislativo Municipal adere à iniciativa que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença

Por todo o mês de outubro, a fachada da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) terá tons de rosa, em adesão à campanha ‘Outubro Rosa’, ação de combate ao câncer de mama. O movimento é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

“Novamente, abraçamos essa campanha, que é uma campanha importantíssima, haja visto que, de acordo com um relatório recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer de mama irá afetar cerca de 85 mil mulheres brasileiras somente em 2018. O índice é alarmante e a prevenção é o melhor remédio”, comenta o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

O ‘Outubro Rosa’ teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, sendo hoje celebrado em várias partes do mundo. Ele recebeu esse nome em referência à cor do laço distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990, a qual, desde então, passou a ser promovida anualmente na cidade.

No Brasil, a primeira iniciativa pelo ‘Outubro Rosa’ foi a utilização de iluminação rosa no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo (SP), em 2002. Desde então, a ideia é reproduzida em várias cidades do país como forma de divulgar o movimento.

Nos últimos anos, e a cada mês, a Casa Napoleão Laureano vem aderindo, também, a outras campanhas importantes, estimulando um debate essencial, por exemplo, sobre a Lei Maria da Penha, a prevenção ao suicídio e, agora, sobre a conscientização e prevenção ao câncer de mama.