Câmara discute melhorias para os odontólogos do município de João Pessoa
Valorização da profissão de odontólogo e melhor remuneração-base para a categoria em níveis estadual e municipal foram temas debatidos, na tarde desta quinta-feira (16), no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A audiência pública que discutiu a situação dos odontólogos do município de João Pessoa foi proposta pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD), em apoio a categoria que reivindica melhores salários tanto na esfera municipal quanto na estadual.
A mesa foi composta pela propositora, pelos vereadores Milanez Neto (PTB) e Marcos Henriques (PT), que secretariou os trabalhos, além da secretária adjunta municipal da Saúde, Ana Giovânia Medeiros; a presidente do Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindodonto-PB), Joana Lopes; e as dentistas Valquíria Feitosa, Célia Domiciano Cabral e Maria das Neves.
A vereadora falou da necessidade de mudar a política salarial da categoria para garantir uma melhor qualidade de vida e de trabalho desses profissionais. “O odontólogo que é funcionário municipal deveria se aposentar de uma maneira mais digna, sem perdas salariais. Além disso, o mínimo que se pode fazer no que diz respeito ao atendimento dos pleitos desses profissionais é garantir salários justos e valorização da carreira”, justificou a parlamentar.
O vereador Marcos Henriques dispensou apoio à luta da categoria para garantir a dignidade e uma melhor remuneração para os odontologistas da Capital paraibana. “Nossa Casa tem apoiado diversas categorias da área de saúde como os agentes comunitários, os enfermeiros e os médicos, que reivindicam melhores condições de trabalho e estamos a postos na luta por todos vocês”, ensejou.
O vereador Fernando Milanez lembrou que o Brasil passa por um momento financeiro difícil, mas garantiu que a categoria terá nos vereadores da Capital a sinceridade necessária para debater a solução das demandas apresentadas. “Observamos uma proposta consensualizada que e a revisão do PCCR e do Plano de Insalubridade para devolver o que é de vocês de verdade. Tenham em nosso mandato o apoio para uma luta justa sem politicagem para construirmos o melhor para nossa cidade”, asseverou.
A presidente do Sindicato, Joana Lopes, falou que a categoria está pagando para trabalhar porque os valores que recebem da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) serve apenas para locomoção e comprar produtos de higiene pessoal. “A palavra de ordem é resistência. Não precisamos de reajuste. Estamos reivindicando o piso da categoria e revogação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), que não sabemos do que se trata.
A secretária adjunta, Ana Giovânia Medeiros, disse que o prefeito Luciano Cartaxo faz uma política do diálogo e a gestão está aberta para negociação. “Essa é uma demanda histórica. A luta dos dentistas é muito grande por isso essa discussão é muito pertinente. Vamos conversar e avançar”, afirmou.
Ao final das discussão, a vereadora Raíssa Lacerda anunciou a criação de uma comissão composta por vereadores e dentistas para participar de uma reunião com o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, assim que ele voltar de um tratamento de saúde por que passa.
Assista à audiência pública na íntegra aqui.