Câmara homenageia cardiologista Marcelo Queiroga com a Medalha Cidade de João Pessoa

por Damião Rodrigues — publicado 14/08/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 17h00
O plenário e as galerias da Casa Napoleão Laureano estiveram lotados por familiares, amigos e colegas de profissão do homenageado

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou o médico cardiologista Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes com a Medalha Cidade de João Pessoa. A sessão solene, proposta pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD), aconteceu na tarde desta terça-feira (15), e foi bastante prestigiada por familiares, amigos e colegas de profissão do homenageado, que lotaram as galerias da Casa Napoleão Laureano.

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do homenageado e da propositora, o vereador Luís Flávio (PSDB), que também é médico e secretariou a solenidade; o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros; o representante da Academia Paraibana de Medicina, Clóvis Beltrão; o desembargador Antônio Elias de Queiroga; o representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Fernando Lianza; e a secretária da Casa Civil do Governador do Estado da Paraíba, Ana Cláudia Nóbrega.

A vereadora destacou que o homenageado é um profissional reconhecido nacional e internacionalmente, mas acima de tudo é um ser humano extraordinário e iluminado. “Chama a atenção o sacerdócio da vida do doutor Antônio Queiroga, um profissional, médico e cientista exemplar ungido por Deus, humilde e de alma boa”, justificou.

Um dos que ocuparam a tribuna durante a solenidade foi o ex-vereador Marco Antônio, irmão do homenageado, que lembrou que chegou a votar na propositura, quando integrava a Casa Napoleão Laureano, falou da emoção provocada pela solenidade: “Falo do coração, não como médico, mas falo do coração como irmão do homenageado”, discursou.

O cardiologista agradeceu a honraria e a presença de todos na solenidade. “Esta honraria é uma forma de homenagear todos os médicos cardiologistas da nossa Paraíba. Obrigado a todos”, discursou.

Na ocasião, foi exibido um vídeo com imagens da trajetória profissional do homenageado. O maestro e preparador vocal do Coral Antônio Leite da CMJP, Paulo Brasil, marcou a solenidade com a execução do Hino Nacional e das canções “Conquistando o Impossível”, de Jamily e “Amigo” de Roberto Carlos.

Para conferir a íntegra da sessão, clique aqui.

O agraciado

O homenageado formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e realizou residência médica no Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo. É ativista do desenvolvimento da Cardiologia Intervencionista do Brasil e do reconhecimento da Cardiologia Intervencionista Pediátrica no país como área de atuação da Cardiologia, e pela validação do Implante por Cateter de Bioprótese Valvar Aórtica (TAVI) como terapia não experimental no Brasil com aval do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira.