Câmara homenageia jornalista que realiza trabalho em favor das pessoas com autismo

por Paulo de Pádua — publicado 09/04/2019 21h00, última modificação 04/07/2019 15h44
Shâmara Nímery ministra palestras e cursos para ajudar mães de crianças autistas a lidar com a situação

O vereador Bruno Farias (PPS) homenageou a jornalista e graduanda em psicologia Shâmara Nímery Saad Rached Freire, com o Título de Cidadão Pessoense, pelos relevantes serviços prestados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Capital e no Estado. A sessão solene aconteceu nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e reuniu familiares, amigos e admiradores do trabalho da homenageada, que é natural de Campina Grande.

Aos dois anos de idade, o filho de Shâmara Nímere, Alef Saad, foi diagnosticado com autismo. A partir daí, a jornalista passou a travar uma luta incansável para dar uma melhor qualidade de vida ao menino, buscando tratamento por meio de terapias, medicamentos, consultas com médicos especialistas, entre outros procedimentos. Foi também com muito amor, carinho e dedicação que Shâmara fez com Alef superasse os sintomas do transtorno.

Hoje, com 7 anos de idade, o garoto não apresenta mais nenhum dos sintomas do autismo. É brincalhão, como qualquer outra criança da idade, muito esperto, interage com as pessoas e desenvolve atividades do cotidiano sem nenhuma limitação. Agora, a jornalista transmite as experiências vividas com o filho para outras mães de crianças com TEA, que enfrentam as mesmas dificuldades.

Shâmara é presidente do Grupo Autismo Tratável, através do qual ministra palestras por todas as regiões do país, com o objetivo de que as pessoas se conscientizem sobre o assunto e saibam buscar as melhores alternativas de tratamento. O Grupo também oferece cursos e distribui bolsas de estudos para mães de crianças autistas e profissionais da rede pública. Já foram ministrados cursos em universidades de várias cidades paraibanas, alguns deles realizados em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). “Um trabalho que é referência no País. Temos convite para ministrar cursos em Portugal e Mônaco”, contou a jornalista.

 

A homenageada não escondeu sua emoção e felicidade pelo reconhecimento do Poder Legislativo Municipal ao seu trabalho. Ela agradeceu especialmente ao vereador Bruno Farias, autor da propositura, aos vereadores João Almeida (Solidariedade) e Leo Bezerra (PSB), a Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), e ao secretário de Desenvolvimento Social do Município, Diego Tavares, que prestigiaram a sessão solene.

Em seu discurso, Bruno enalteceu o amor entre Shâmara e seu filho, Alef, que, segundo o parlamentar, é vínculo atemporal e indestrutível. Ele ressaltou que a homenageada não é apenas uma cidadã pessoense, mas uma cidadã do mundo. O parlamentar destacou, entre outras atribuições da jornalista, a dedicação à causa, à dignidade, à cidadania e à proteção dos direitos da pessoa com autismo. João Almeida reforçou a importância do trabalho realizado pela homenageada e ficou emocionado com a desenvoltura de Alef Saad na tribuna da Casa. O garoto aproveitou o momento para também homenagear a mãe, com um discurso cheio de palavras de carinho e orgulho do trabalho de Shâmara. “A Câmara realiza hoje uma homenagem justa e merecida. A cidade de João Pessoa pode se orgulhar da sua mais nova filha”, afirmou João Almeida.

A presidente da APA, Hosana Carneiro, disse que a homenageada tinha um coração enorme. O secretário Diego Tavares, que também tem um filho com TEA, ficou emocionado ao falar da importância do trabalho da jornalista. Ele fez referências às ações da Prefeitura no acolhimento e tratamento das pessoas com autismo.