Câmara participa de reunião sobre ações integradas do Carnaval 2017
O secretário de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Janildo Silva, esteve presente na reunião promovida pela Prefeitura da Capital para apresentar as ações da Administração Municipal a fim de garantir a realização do Carnaval 2017. Na ocasião, o gestor da Comunicação Municipal, Josival Pereira, apresentou secretários de pastas essenciais, que expuseram seus planejamentos específicos para o evento. Ainda na reunião, a Gestão Municipal lançou a campanha de mídia do Carnaval 2017.
O Legislativo Pessoense, de maneira inédita, participa do Carnaval 2017 com a cobertura e transmissão do Folia de Rua e do Carnaval Tradição da Capital. Janildo Silva destacou a importância das ações em conjunto para que o evento ocorra sem nenhuma intercorrência. “É interessante a harmonia entre secretarias do Município. A união de esforços para que o evento aconteça com paz e tranquilidade é primordial para o sucesso do evento, e isso pude perceber durante a reunião”, analisou.
Josival Pereira ressaltou que, relativo à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), serão instalados cerca de 300 refletores nos bairros onde sairão blocos e festividades, sendo 30 deles na Avenida Epitácio Pessoa, onde está situada a Via Folia.
Saúde
O secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio destacou que a Rede Municipal de Saúde conta com três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), sendo um deles de pediatria, localizado no bairro do Valentina. Ainda serão disponibilizadas, ao todo, 14 unidades de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um Posto Avançado, localizado no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa.
Ele destacou ainda que Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio Burity, o Trauminha, atende clínica médica, Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm) e todas as fraturas de membros superiores e inferiores, que sejam abaixo do cotovelo e abaixo do joelho. Já o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, atende traumas cima do cotovelo e do joelho, além de qualquer fratura com lesão vascular ou neurológica.
Segurança
O secretário de Segurança Geraldo Amorim afirmou que tem planejamentos específicos para as noites mais movimentadas da Capital. Estão reservadas equipes de 120 Guardas Municipais para três dias do Folia de Rua e de 60 para os três dias do Carnaval Tradição.
De acordo com o secretário, as equipes foram capacitadas para, além de guardar o patrimônio público, instruir os civis quanto, por segurança, à evitar o uso de vasilhames de vidro. Geraldo Amorim destacou ainda que serão utilizadas 10 viaturas e 12 motocicletas da Guarda Municipal, além de uma base móvel com câmeras de monitoramento.
Limpeza Urbana
O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Lucius Fabiani, explicou que, desde o mês de outubro, até depois do período carnavalesco, é normal intensificar os trabalhos de limpeza urbana. Isso se dá devido às férias escolares e ao maior fluxo de pessoas, proporcionado pelo turismo na Capital, mas a superintendência tem ações específicas para o evento carnavalesco.
“Para o Carnaval, vamos mobilizar uma equipe de 300 pessoas nos dias dos blocos Virgens de Tambaú, Muriçocas do Miramar e Cafuçu para minimizar o máximo da festa no dia posterior. Vamos fazer de tudo para estar com a cidade limpa”, destacou Lucius Fabiani. Ele ressaltou ainda o reforço na coleta de resíduos na região da praia.
Mobilidade
O assessor técnico da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Nóbrega, enfatizou a equipe que será disponibilizada para garantir a mobilidade urbana no período carnavalesco. “Serão 120 agentes de trânsito, 32 motocicletas, 8 viaturas e duas equipes de manutenção semafóricas à disposição, além do sistema de câmeras de monitoramento. Vamos reforçar também as linhas de transporte coletivo, inclusive as 11 linhas 'Téteu', de madrugada”, listou.
Cultura
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, ressaltou a importância da Funjope organizar e acolher o folião com responsabilidade nas prévias carnavalescas, no Carnaval Tradição e no Carnaval dentro dos bairros. Ele destacou ainda o crescimento dos blocos dentro dos bairros a cada ano. Segundo o diretor, a Capital já conta com mais de 250 blocos locais.
Outras ações
O secretário de Desenvolvimento Urbano, João Furtado, explicou sobre como será o controle do mercado informal; a secretária da Mulher, Adriana Urquiza, explanou sobre a campanha contra o assédio sexual a ser executada no período carnavalesco; o coordenador do setor de diversidade, Roberto Maia, destacou a importância das denúncias a episódios de homofobia pelo site http://www.jpsemhomofobia.joaopessoa.pb.gov.br/; e o secretário adjunto do Turismo na Capital, Graco Parente, destacou o papel do turismo junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na visita a hotéis e restaurantes para controle sanitário e infectológico.