Câmara recebe instituições que promovem ações para pessoas com deficiência

por Paulo de Pádua — publicado 10/09/2019 18h01, última modificação 10/09/2019 18h01
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
A dança como terapia e superação foi tema da sessão especial proposta pela vereadora Helena Holanda (PP)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) reuniu, nesta terça-feira (10), alunos e professores do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH) e da Associação dos Pais e Amigos Excepcionais (Apae) para discutir sobre a importância da dança na vida das pessoas que convivem com qualquer tipo de deficiência e mobilidade reduzida.

Os debates ocorreram durante sessão especial, proposta pela vereadora Helena Holanda (PP). A ideia principal, segundo ela, foi mostrar que a dança é uma atividade saudável, uma ferramenta de inclusão social, terapêutica e de superação, com enorme alcance social e resultados positivos na vida das pessoas com deficiência.

Além da vereadora, o tema foi exposto também pelas professoras de dança Luciene Marinho, da Escola Municipal Carlos Arnóbio, em Santa Rita; Valmira Alcântara, representante da Secretaria Municipal de Educação da Capital; Luciene Rodrigues, representante da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e presidente da Confederação Brasileira de Dança e esporte em Cadeira de Rodas; Noêmia do Oriente, das Escolas Municipais José Novais, no bairro dos Novais, e Anísio Teixeira, no Explanada; Nydia Holanda, presidenta da CAEHH; bem como pelo vereador Carlão (DC), que secretariou os trabalhos.

Para Helena Holanda, ao realizar essa sessão, a Câmara está, na verdade, dando uma oportunidade a mais para que os alunos e professores dessas instituições possam mostrar suas qualidades no aprendizado e ensino da dança. “Temos a oportunidade de ver nossos colegas desenvolvendo um trabalho digno, com muita seriedade”, afirmou. Na ocasião, ela resgatou um pouco da história da dança e a importância dela como terapia, exercício e desenvolvimento da expressão corporal para as pessoas com deficiência.

A parlamentar ainda falou das atividades oferecidas no Centro Helena Holanda e as técnicas utilizadas para atender o segmento. Na concepção da professora Luciene Marinho, a dança liberta as emoções através das palavras, do movimento e da emoção. “Lembra de momentos bons e serve para superar coisas tristes. É uma terapia”, comentou.

Professores destacam a importância da dança para as pessoas com deficiência

A professora Valmira Alcântara revelou que despertou para o desejo de dançar ainda como aluna do curso de educação física, na universidade. Ele avaliou que a atividade eleva a autoestima das pessoas com deficiência. A professora Luciene Rodrigues contou uma pouco de sua história com a dança e sobre as ações promovidas pela Confederação Brasileira de Dança e Esporte em Cadeira de Rodas.

Bastante emocionada, a professora Noêmia lembrou da época que começou a estudar educação física na universidade e do apoio que recebeu da vereadora helena Holanda, durante a elaboração do seu projeto final de conclusão de curso. “A dança faz parte da minha vida, como lazer e terapia, e ajuda as pessoas com deficiência a viverem melhor, com mais dignidade”, ressaltou. Por sua vez, a presidente CAEHH, Nydia Holanda, também falou das atividades do Centro e fez questão de destacar que a companhia de dança da instituição faz parte de sua vida.

Transformando vidas

De acordo com o vereador Carlão, o CAEHH transforma a vida das pessoas com deficiência e também daqueles que assistem e acompanham o trabalho da entidade. “É um grande orgulho para nós e para o Poder Legislativo Municipal termos uma vereadora da qualidade e capacidade de Helena Holanda, de desenvolver e conduzir uma ação social tão fundamental como essa”, enfatizou. A mãe da parlamentar, Carmoniza Duarte Holanda, ocupou a tribuna para destacar também a atuação do Centro.

Ainda na sessão, o grupo musical “Acredite” e o de dança da Apae se apresentaram para o público presente na Casa.