Carnavalesco Pindoba recebe homenagem na Câmara da Capital
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (16), uma sessão solene para a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa ao carnavalesco Heraldo Alves Santiago, mais conhecido como Pindoba. A solenidade foi proposta pelo vereador Chico do Sindicato (Avante).
Compuseram a mesa de trabalho o propositor; o homenageado; além do deputado estadual João Gonçalves (PDT); o ex-vereador e radialista Cardivando de Oliveira; o presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Beto Bandeirantes; o presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo 'Bola' Nonato; presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, Edson Pessoa; e o ex-presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa e assessor de vereador Pedro Júnior. Familiares, amigos e colaboradores do homenageado prestigiaram a solenidade.
O vereador Chico do Sindicato fez uma breve explanação da trajetória de vida do homenageado destacando sua relevância para a cultura popular da Capital paraibana. “Não poderia deixar de homenagear um homem tão importante por prestar serviços relevantes a nossa cidade. São 79 anos de serviços prestados à cultura popular que é muito importante para nossa população”, justificou.
João Gonçalves falou da importância do homenageado no desenvolvimento das manifestações da cultura popular da Capital e de toda Paraíba. “Pindoba é um homem trabalhador e honesto, sem nada a desabonar sua trajetória de vida”.
Cardivando de Oliveira falou que o homenageado é um valoroso guerreiro da cultura popular que sabe reconhecer as pessoas na hora necessária, exata e precisa. “Pindoba, para quem não conhece, é uma festa. É o homem carnaval e já foi o homem do forró com sua quadrilha junina 'Sítio do Pica-Pau Amarelo'. Sempre em luta pela 'causa' com afinco e destemor”, discursou.
Pedro Júnior disse que homenagear Pindoba é homenagear a cultura popular de João Pessoa, da Paraíba e do Universo. “As tribos indígenas são organizadas por familiares abnegados, de descendente a descendente. Com muita dificuldade persistem na preservação de uma tradição que já dura há 100 anos. É uma honra você ser homenageado por unanimidade pela CMJP”, comentou.
Todos os amigos e colaboradores, que usaram a tribuna, destacaram a satisfação de trabalhar e conviver com o homenageado.
O carnavalesco Pindoba agradeceu a homenagem ao vereador Chico do Sindicato e a todos os familiares, amigos e colaboradores pela parceria em sua trajetória de vida. “Estou completamente satisfeito com essa homenagem que não esperava jamais”, falou.
O homenageado
Heraldo Alves Santiago, mais conhecido como Pindoba, nasceu no dia 12 de agosto de 1937, em João Pessoa. Viveu a sua infância nos bairros da Torre, Jaguaribe, Cruz das Armas e Varjão e hoje mora no Cristo, É mestre na cultura popular e no carnaval participa de escolas de samba, clubes de frevo e tribos indígenas, expressões culturais do Carnaval da Capital. O mestre Pindoba é um folião que participa do Carnaval há mais de 79 anos. Este ano com a Tribo Indígena Africanos, do Cristo, sagrou-se campeão do Carnaval Tradição de João Pessoa.