Cidadania: estudantes da Escola Frei Afonso conhecem e participam de atividades da CMJP
Uma turma de 29 alunos da Escola Municipal Frei Afonso, localizada no Bairro do Róger e famosa por adquirir muitos prêmios em torneios de robótica, visitou a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no início da manhã desta quarta-feira (18). Eles participaram do projeto ‘Escola na Câmara’, que estreita a relação da Casa com crianças e adolescentes, a partir de visitas orientadas e repletas de atividades, nas quais todos podem conhecer os trâmites para a elaboração das leis da Capital, os setores do Legislativo, função e atribuições de um vereador, assistir a uma sessão ordinária e depois refletir sobre tudo o que se aprendeu na Casa Napoleão Laureano.
“Aprendi a diferença entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Eu nem fazia ideia de que a Câmara tinha a importância de decidir tantas coisas que podem ser boas pra cidade em que moro. Também aprendi que devemos acompanhar e fiscalizar as ações dos vereadores, pois são eles que elaboram as leis de João Pessoa. Aproveitei e dei uma sugestão, num questionário que respondi sobre a visita: precisamos de cadeiras novas, pois a minha sala foi a única da escola que não recebeu esse material. Além disso, pedi melhorias para a nossa quadra de esportes”, revelou a estudante Maria Eduarda Santos Souza, do 7º ano.
“Esse momento foi oportuno pra entender a dinâmica da Casa, o papel do vereador e quais os caminhos que os projetos percorrem antes de virarem lei. Vai despertar a consciência cidadã, principalmente num momento político em que o Brasil clama por mais transparência e fim da corrupção. Esses jovens serão células multiplicadoras do que é o Legislativo e do quão importante é o dever do cidadão de participar desta Casa. Vão dividir as informações adquiridas aqui com a família, amigos e outros ciclos de participação”, comentou a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Gondim.
Vereador Eduardo Carneiro (PRTB), à esquerda, acompanhou a visita dos estudantes[/caption]
A vereadora Helena Holanda (PP) conferiu as atividades em plenário antes de iniciar a sessão ordinária, ressaltando que as crianças sairão da atividade mais informadas e conscientes sobre o fazer política. “Crianças e adolescentes são o nosso futuro e acho que a política tem que estar perto do povo, então é maravilhoso esse estreitamento das relações da CMJP com essa faixa etária, através das escolas, pois todos os atos em nossos espaços de atuação são políticos, não vivemos sem ela em nenhuma área de nossa vida”, observou a parlamentar.
Para Patrícia Gondim, todos deveriam compreender que a sociedade se desenvolve bastante a partir da participação coletiva, inclusive na política. “Destes jovens, muitos votarão agora, portanto esta iniciativa da CMJP vai de certa forma amadurecer o olhar de nossas crianças e adolescentes para o papel das pessoas e dos políticos. Para saberem como se relacionar com os vereadores e solucionar problemas na sua rua, bairro, na sua cidade. Eles estarão mais preparados para escolher melhor nossos líderes”, frisou a educadora.