Cirurgião Wandeberg Gomes de Albuquerque recebe Titulo de Cidadão Pessoense

por Paulo de Pádua — publicado 26/08/2019 20h40, última modificação 26/08/2019 20h59
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
CMJP homenageia médico que participou da realização do primeiro transplante de fígado no Estado

O médico cirurgião Wandeberg Gomes de Albuquerque, natural da cidade de Campina Grande, recebeu nesta segunda-feira (26) o Título de Cidadão Pessoense durante sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi do vereador Marcus Vinícius (PSDB). O homenageado, que fez parte da equipe que realizou o primeiro transplante de fígado na Paraíba, ocupou vários cargos públicos e privados na saúde da Capital e do Estado, além de prestar outros importantes serviços na área, salvando vidas, ao longo de três décadas.

Prestigiaram a solenidade, além do vereador propositor, os vereadores Luiz Flávio (PSDB) e Helena Holanda (PP), a esposa do homenageado, Karla Fernandes, os filhos do casal, Igor, Ítalo e Yago, bem como noras, netos e amigos do médico. O outro filho de Wandeberg, Yan, não pôde comparecer por estar fazendo residência médica em outro estado. Também estavam presentes o secretário geral do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM), Walter Azevêdo, e o diretor geral do Hospital da Unimed, Norberto de Castro Nogueira.

“É uma honra e um privilégio muito grande, após quarenta e um anos de residência em João Pessoa, onde eu constituí família, ser lembrado pela Câmara de Vereadores durante uma fase importante da minha vida, de plena maturidade pessoal e profissional”, comentou Wandeberg Gomes, que exerceu sua profissão em vários hospitais do Estado, como na Maternidade Santa Isabel e na Unimed.

O homenageado destacou, entre vários trabalhos e ações, sua atuação na equipe médica pioneira, que realizou o primeiro transplante de fígado, no dia 9 de junho de 2004. “Eu já participei em torno de mais de setenta e quatro cirurgias desse porte”, relatou o cirurgião, que também atuou no Hospital Militar de Engenharia, durante a implantação do Hospital de Guarnição da Capital. Ele disse ainda que esse Título é o reconhecimento de um trabalho e, como cidadão pessoense, sua responsabilidade aumenta muito mais.

O autor da propositura, vereador Marcus Vinícius, destacou a dedicação e o amor pelo trabalho com que o médico Wandeberg Albuquerque desempenha suas funções em cargos privados e públicos. Para Marcus, o médico é um exemplo de profissional, pai de família e ser humano “que tem contribuído, efetivamente, para que a medicina salve vidas”. “Ele tem uma história de amor pela medicina, tratando e cuidando das pessoas”, acrescentou.

Já o vereador Luiz Flávio comentou que a Câmara Municipal de João Pessoa, em seu rigor de conceder honrarias a figuras da nossa sociedade, teve uma iniciativa feliz e marcante ao outorgar o Título de Cidadão Pessoense ao médico Wandeberg. “Homenagem muito justa e merecida. Marcus Vinícius acertou em indicar o nome do renomado cirurgião, com atuação valiosíssima nos hospitais públicos e privados do Município”, disse. Luiz Flávio, que também é médico, fez questão de exaltar “que o cirurgião fez parte da brilhante equipe médica que realizou o primeiro transplante de fígado na Paraíba”.