Clínicas e laboratórios deverão emitir laudo evolutivo do paciente em JP

por Haryson Alves — publicado 04/05/2018 21h00, última modificação 03/07/2019 11h12
Proposta de Eduardo Carneiro (PRTB) visa a garantir facilidades no diagnóstico e trato de doenças com a disponibilização de exames realizados anteriormente

O vereador Eduardo Carneiro (PRTB) é autor de um Projeto de Lei (PL) que determina aos laboratórios e clínicas do município a emitirem laudo evolutivo, com informações de exames anteriores, realizados num prazo de até dois anos. A matéria aguarda parecer das comissões permanentes da Casa para poder ser apreciada, em votação, no plenário do Legislativo.

“O laudo evolutivo proporciona uma visão concisa, em ordem cronológica, dos resultados dos exames mais frequentemente utilizados para acompanhamento clínico, em complemento ao laudo tradicional. O objetivo do PL é facilitar o diagnóstico de doenças e sua evolução, diminuindo as hipóteses de necessidade de nova consulta ou de adiamento do reconhecimento da moléstia que acomete os pacientes”, justificou Eduardo Carneiro.

No caso de descumprimento, o estabelecimento poderá ser multado em até R$ 34.160,00 (mil UFIR JP). Tratando-se de reincidência, esse valor pode chegar a R$ 34. 194,16 (1001 UFIR JP) e a cassação do alvará de funcionamento.

Segundo o parlamentar, a análise cumulativa de resultados de exames de análises clínicas facilitam a avaliação da adesão ao tratamento, a progressão da doença e a resposta terapêutica. “A tarefa de ordenação cronológica dos resultados pode consumir um tempo precioso na prática clínica diária, podendo salvar vidas, auxiliar na cura mais rápida de doenças que, com o passar do tempo, podem até tornarem-se incuráveis”, complementou o parlamentar.