CMJP aprova audiência pública para discutir reivindicações de servidores da Saúde do Município
O Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na manhã desta quarta-feira (23), um requerimento de audiência pública para discutir a situação de servidores da Saúde do Município. Segundo o vereador Raoni Mendes (DEM), autor do requerimento, o pedido foi uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Saúde no Estado da Paraíba (Sindsaúde-PB).
Inicialmente, o requerimento pedia a realização da audiência pública na próxima segunda-feira (28). Porém, o vereador Dinho (PMN) argumentou que, nessa data, o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, não poderia estar presente e sugeriu a mudança do debate para a segunda-feira seguinte, dia 4 de abril. A sugestão não foi aceita pelo vereador oposicionista.
“Se marcarmos para o dia 4 de abril, a data já está dentro do período de seis meses antes do período eleitoral, em que não se pode dar aumento, apenas reposição salarial. Isso prejudicaria algumas reivindicações da categoria. Por que temos que ficar à mercê da vontade do secretário de Saúde? Ele pode mandar um representante do Executivo Municipal”, sugeriu Raoni Mendes.
O presidente da CMJP, Durval Ferreira (PP), sugeriu que fosse formada uma comissão com representantes do Sindsaúde-PB e vereadores da Casa para marcar uma reunião com o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), para a próxima semana. Além da reunião, Durval Ferreira sugeriu ainda que a audiência pública fosse realizada no dia 1º de abril. As sugestões foram acatadas por todos os parlamentares.
Reivindicações da categoria
A presidente do Sindsaúde-PB, Wanda Celi Cavalcanti, destacou que as principais reivindicações a serem discutidas e negociadas com o prefeito pessoense e em audiência pública na CMJP são: o pagamento do salário mínimo em vigor no País atualmente; a incorporação de gratificações precárias; o pagamento da Gratificação de Desempenho de Produção (GDP) durante período de férias, licença-gestante e licença-paternidade; e o reajuste do valor dos plantões dos técnicos de Enfermagem para R$ 100,00.